terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Servidora pública do Acre é diagnosticada com zika em laboratório particular

Governador Tião Viana e os secretários Armando Melo (Saúde) e Andrea Zílio (Comunicação)

Com sintomas de febre, manchas, coceiras e dores no corpo, uma servidora pública do Acre foi diagnostica no domingo (31) com infecção causada pelo vírus zika, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunyaa. O exame foi realizado no laboratório da Unimed, em Rio Branco.

- Ela está em repouso e passa bem. Antes dela, outras pessoas da família chegaram a apresentar, no início de novembro, os mesmos sintomas, mas antes não havia esse tipo de exame na rede pública e nem com cobertura de nosso plano de saúde - contou o irmão da servidora.

Consultado, o secretário Estadual de Saúde Armando Melo disse que não reconhece os exames realizados em laboratórios particulares.

- Nós reconhecemos os exames realizados pelo laboratório do Instituto Evandro Chagas, que é referência para a saúde pública. Embora o diagnóstico tenha sido feito em laboratório particular, temos que tomar algumas medidas preventivas contra a doença na casa da servidora. Até agora, no Acre, temos apenas casos suspeitos de zika e chikungunya - disse o secretário.

O governador Tião Viana decretou (leia) na manhã desta terça-feira (2) situação de emergência no Acre em decorrência da presença do zika vírus e chikungunya no país. O anúncio foi feito após reunião do governador com o secretário de Saúde do Estado. O decreto vale por 180 dias.

Em tempo: com a devida permissão, repassei ao secretário o telefone do irmão da suposta vítima do mosquito para que dialoguem e providências sejam tomadas.

Atualização às 15h

O secretário Secretaria de Estado de Saúde Melo descartou registro de caso de zika no Acre envolvendo uma servidora pública em Rio Branco. O caso foi relatado ao blog por um funcionário do Tribunal Eleitoral do Acre (TRE-AC), irmão da paciente, que não forneceu o número do telefone da irmã, mas se dispôs a repetir o relato ao secretário.

- Conversei com o servidor do TRE, que nos forneceu o número do fone da paciente, irmã dele. Telefonamos para ela e fomos informados que fez apenas exame clínico, na Unimed, e que sequer foi coletado material para exame laboratorial. Mesmo assim nós vamos tomar as providências necessárias contra a possibilidade de presença do Aedes aegypti onde ela mora - afirmou o secretário Armando Melo.

Confrontado pela reportagem, o servidor da Seção de Partidos Políticos do TRE-AC, alegou que havia recebido mensagem da irmã, quando a mesma estava sendo atendida.

- Ela mandou mensagem dizendo, no domingo, que o caso estava confirmado como zika. Realmente, depois que o secretário telefonou, foi que minha irmã esclareceu que fez exame clínico e não laboratorial - acrescentou.

Como o servidor do TRE não quis fornecer o telefone da paciente, a reportagem, com a permissão dele, repassou o número de seu telefone de trabalho ao secretário, que se dispôs a apurar o relato.

O governador Tião Viana decretou na manhã desta terça-feira (2) situação de emergência estadual por causa da presença de zika vírus e chikungunya no país.

Nenhum comentário: