sábado, 2 de fevereiro de 2013

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO IAPEN

"Em alusão ao episódio (leia) ocorrido na tarde da última sexta-feira, 1, a direção do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) esclarece:

O fato teve início durante a manifestação dos encarcerados na Unidade de Recolhimento Provisório, em Rio Branco, por volta das 17 horas.

Acionados para se dirigir até  a área, dois agentes penitenciários foram ao local equipados com armas não letais.

Um desses agentes disparou tiros contra os presos naquela unidade, atingindo, infelizmente, nove deles.

A direção da unidade tomou as medidas necessárias, enviando os detentos atingidos ao Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), para atendimento médico. Em seguida, para o Instituto Médico-Legal, onde foram submetidos a exame de corpo de delito.

Os nove reeducandos tiveram hematomas. Após os exames, foram encaminhados à delegacia de polícia, na Regional do Tucumã, para o registro do devido boletim de ocorrência.

O agente acusado de haver efetuado os disparos foi imediatamente afastado do serviço, até que o caso seja apurado. Processo administrativo disciplinar já foi instaurado nesse sentido.

Por fim, a direção do Iapen repudia e lamenta o ocorrido, reforçando que não pactua com quaisquer atos de violência contra os reeducandos.

Dirceu Augusto Silva
Diretor-presidente do Iapen
"

Nenhum comentário: