sábado, 13 de outubro de 2012

TREPADEIRA


Há dois ou três anos, a mãe do fotógrafo Diego Gurgel me deu a muda dessa planta, segundo ela, de origem oriental. Além de flores amarelas, produz sementes em tom salmão, que se dispersam como asa de borboleta ou hélice de helicóptero. É uma trepadeira. Alguém sabe o nome dela?

2 comentários:

ricoperdiz disse...

Prezado Altino,

Olhando a foto, posso afirmar que esse cipó é da família do jagube, isto é, uma Malpighiaceae. Todas as plantas dessa família (as mais conhecidas são a acerola, murici e marmelo) possuem uma forma floral bem similar, em comparação rude, parece uma pessoa, com duas pétalas representando as pernas, outras duas os braços e a pétala modificada (geralmente com coloração ligeiramente diferente) representa a cabeça. Repare também nos frutos, chamam-se sâmaras, são frutos alados. Isso acontece sempre noa cipós dessa família. Fotos mais detalhadas dos frutos, flores e ramos poderão auxiliar na identificação da espécie.
Abraços cordiais,

Ricardo de Oliveira Perdiz

ricoperdiz disse...

Prezado Altino,

Caso você tenha desejo de aprender mais sobre Malpighiaceae, visite este site, http://herbarium.lsa.umich.edu/malpigh/index.html.
É voltado mais para os taxonomistas como eu. Porém você tem acesso a um glossário que poderá tirar muitas duvidas suas quanto aos termos técnicos.

Abraços cordiais,

Ricardo Perdiz