sexta-feira, 30 de março de 2012

A VIDA NÃO É UM JOGO

POR PERPÉTUA ALMEIDA


Faço questão de não misturar o jogo da política com a solidariedade. Para mim está muito claro que o esforço dos meninos (nem tão meninos assim) - os deputados que vieram participar do Jogo da Solidariedade, se deu por uma causa nobre. É assim que eles fazem sempre nos lugares onde acontecem tragédias.

O time do Congresso, que já realizou partidas em Santa Catarina, Pernambuco, Amapá, Bahia e Rio Grande do Sul, utiliza o apelo de nomes de artistas, jogadores de futebol e lutadores para atrair público e em seguida doar a renda para os necessitados. No caso do Acre, para os atingidos pela a alagação e para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado.

Leia mais:



Cada um faz o que pode. Toda ajuda é válida, mesmo porque o estômago vazio não quer saber se o pão vem da esquerda, da direita ou se veio de cima do muro. Quem tem fome quer o pão.

Quem passa por necessidades quer saber se o socorro vai chegar até ele. Não foi esse o principal argumento do nosso Lula quando criou o Bolsa Família?

Então, vamos aos fatos: todos sabem que participei ativamente do socorro aos alagados. E acho que cada um fez a sua parte, da forma que pôde.

E foi naquele momento difícil, quando a cheia do Rio Acre chegava ao telhado das casas, que o coordenador técnico do time do Congresso me ligou dizendo ter sido procurado pelo senador Sérgio Petecão, que queria organizar o Jogo da Solidariedade no Acre, para auxiliar no socorro às famílias que estavam sofrendo.

Eu vibrei na hora imaginando a possibilidade de ter aqui o Romário, Popó, Deley, Danrlei (todos jogadores profissionais, hoje no Congresso) e tantos outros, trazendo o abraço solidário aos nossos acreanos.

Aplaudi a ideia. Disse isso pessoalmente ao Senador -procurando naquele momento passar por cima das nossas desavenças da última campanha eleitoral, afinal, a campanha já passou, mas os problemas permanecem e tanto ele como eu fomos eleitos para lutar pelos acreanos.

São oportunidades que, imagino, a vida põe em nossa frente para exercermos a unidade em torno de um objetivo maior, deixando de lado nossas disputas menores.

E foi com esse espírito que fiz questão de acompanhar meus colegas parlamentares representantes de 17 estados da federação. Uma maneira de prestigiar, reconhecer e agradecer o esforço de virem ajudar.

Durante a partida, casa cheia, me empolguei e até virei ajudante do técnico do time do Acre, entre eles Ronald Polanco, Aden Araújo, Eli, ex-Rio Branco, deputados estaduais, vereadores etc.

Me diverti durante a partida quando vi a torcida se levantar, aplaudir e até bolar de rir com a entrada em campo do an˜ão Montana Jack e do vereador Cabide.

Uma coisa é certa: não sei jogar nada. A única vez que participei de uma pelada de mulheres (na época era presidente do Sindicato dos Bancários), com menos de dez minutos de jogo quebrei o braço. Mas a lição ficou: para o bem da população vale a unidade pra entrar em campo.


Perpétua Almeida (PCdoB-AC) é deputada federal 

No Facebook, o senador Sérgio Petecão fez o comentário a seguir:

"Valeu TIA PETA, sua Presença no jogo da SOLIDARIEDADE , foi muito importante , mostrou sua grandeza e o carinho pelo seus amigos deputados e pelo povo ACREANO. Nossas divergencias sempre vão existir e BOM que exista, pois não sou o dono da verdade. Criticar ,discordar, gritar , questionar , esperniar e outros . são ingredientes fundamentais, numa palavra que nos move que é a DEMOCRACIA. O MAR só é grande porque recebe todos os RIOS . Precisamos receber bem a todos e saber conviver com as divergências. Valeu camarada!!!!!!!! O meu respeito continua."

8 comentários:

Janu Schwab disse...

Perpétua, um abraço apertado pelo sincerismo e civilidade.

Itamar Crisóstomo Rôla disse...

Parabéns deputada Perpétua Almeida, vc foi eleita deputada federal do povo Acreano, como poderia ter sido prefeita dos Rio branqueses, caso ñ fosse boicotada por seus "companheiros" + uma vez parabéns de verdade pela forma q a Srª esta fazendo politica.

Wesley Jucá disse...

Parabéns a deputada Perpétua Almeida!!

Enzo Mercurio disse...

Pelo jeito o Petecão esta em forma , correndo bem .Um verdadeiro "Boleiro" dos bons.

Victinho disse...

Que festa bonita, Altino.

Parabéns valioso Romário, Popó e todos, todos, todos que participaram dessa linda festa de amor, fé e solidariedade.

Nada contra a política, mas na festa ela ficou de escanteio apesar do olhar estrábico de alguns egoístas e arrogantes.

Valeu Deputada Federal Perpétua Almeida! Parabéns! Que bom que você acordou pra uma verdade: está ao lado do povo é mil vezes mais divino à ficar fazendo beicinho e firula para o pobre poder. Quando tiver que aplaudir, aplaudirei, quando tiver que criticar também farei... Palmas para sua atitude deputada.

Os que sentem fome, alagados ou não, em nosso estado e que se beneficiarão com os alimentos doados, agradecem o gesto de carinho, amor e solidariedade. Valeu Petecão! Valeu Altino!

sergio souto disse...

Parabens deputada Perpétua!
Um abraço querida!

sergio souto disse...

Gosto do jeito "desburocratizado" do senador e xará Sergio Petecão. Faz muito bem uma politica suave e com levesa, transparência.
Me agrada o jeito Acreanão de ser!
Vai decolar breve, aguardem!
É o Acre mostrando sua verdadeira cara!!
Estou ligado "on"
Abração

Altemar disse...

Como e que nao vota numa mulher dessa.
O Petecao pegou foi um boi por ter sido o Edivaldo e nao ela o candidato ao senado. Alguem duvida?