quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O MAIS PROFISSIONAL


Parece que foi ontem. Quando o dublê de empresário Zamir Teixeira aportou por aqui, em meados dos 1980, causou perplexidade ao afirmar que a política no Acre não era mais para amadores.

Em conversa com o diretor Ely Assem, do diário A Tribuna, o ex-deputado Hildebrando Pascoal sintetizou o mito de um ciclo que se estabeleceu após o vaticínio do "senador suplente" Zamir Teixeira.

- Jorge Viana é o político mais profissional que o Acre tem hoje - disse Pascoal.

No início da carreira, qualquer petista criticava e abominava o título de "político profissional". Mas é necessário admitir: no presídio, o ex-deputado tem tido tempo para estudar e refletir sobre muita coisa no Estado.

Em tempo: Zamir Teixeira nasceu em Campo Mourão (PR), assim como o senador Aníbal Diniz (PT-AC). Ambos se tornaram "senador suplente" no Acre.

3 comentários:

Tony Santos disse...

Bem a historia de Zamir e Anibal é parecida mas eu espero que o Anibal num me venha construir Cristo Redentor né?

Fátima Almeida disse...

Ambos vieram do Paraná mas não representam nenhuma força política. Mas, seria interessante, sim, se os paranaenses que migraram nos anos oitenta para esta região, aliados com demais sulistas, tomassem o poder no Acre, na condição ou qualidade de força expressiva do novo modelo de economia e/ou negócios. Como eles recolhem impostos pode ser que chegue o dia em que dêem um basta a isso de manter todas essas pessoas que detêm cargos comissionados, nos diversos escalões, nem sempre necessários e nem sempre competentes ou aptos, que ali estão por causa de acordos, alianças, puxasaquismos, ganhando gordos salários afora benesses e privilégios. Quando e se isso vier a acontecer será uma revolução na política acreana, quando as velhas elites e seus agregados, gerados pela economia do extrativismo de borracha irão para o espaço. Pelo menos algumas revoluções aconteceram por causa disso, uma classe produtora e ativa a recolher impostos para manter uma outra, "tradicional", parasita, governando em interesse próprio.

Altemar disse...

Tem mais Zamir na área. Hora de de ligar rapeize!