terça-feira, 24 de agosto de 2010

RECADOS AOS AMIGOS DO PT

Antonio Alves

O Correio Braziliense publicou mais uma daquelas matérias safadinhas, tão freqüentes em campanhas eleitorais, atribuindo intenções, especulando, tirando conclusões apressadas... essas coisas que não se deve ensinar aos jovens jornalistas. A brincadeira de mau gosto, no caso, é contra a candidatura de Marina Silva. A reportagem descobre uma suposta estratégia dela de se aproximar do PT, de atacar o Serra, de apoiar Dilma num remotamente possível segundo turno e outras especulações. Tudo besteira.


Marina não está fazendo nenhum joguinho. Ela tem uma mensagem e quer alcançar o maior número de pessoas, o que significa ter o maior número possível de votos e ser uma alternativa real de governo para o Brasil. Ela jamais esvaziaria sua mensagem. Aliás, ninguém seria burro de fazer isso faltando ainda 40 dias para as eleições.

Mas o que me arrepiou, na matéria, foi a participação dos companheiros apelidados de “acrianos”. Vou transcrever os dois parágrafos em que isso ocorre.

"Se a disputa seguir para o segundo turno e, confirmado o favoritismo de Dilma e Serra, o PT já tem escalados companheiros históricos de Marina para fazer a ponte dela com a candidata petista. Os responsáveis são os irmãos acrianos Tião Viana e Jorge Viana, candidatos pelo PT ao governo e ao Senado, respectivamente. “Os embaixadores do PT no Acre estariam imbuídos nessa missão”, afirma o suplente de Marina no Senado e candidato a deputado federal e ex-senador Sibá Machado (PT-AC)."

"No estado, em eventos políticos do PT, não raro os banners de Marina convivem com as faixas de Dilma dispostas no mesmo salão, conta Sibá. Segundo o ele, apesar de Marina se recusar a antecipar cenários de segundo turno nos discursos públicos, em conversas internas a ex-ministra do Meio Ambiente teria mostrado que superou as rusgas com Dilma e acenou pelo apoio ao PT em um possível segundo turno. Jorge Viana desconversa sobre possível assédio do PT ao PV de olho no segundo turno. “Qualquer tentativa de alguém do PT falar com Marina seria um desrespeito com a candidatura dela”, diz."

Jorge Viana é inteligente e diz uma verdade: falar disso com a Marina seria um desrespeito. Mas o Sibá se coloca numa posição de menino de recados, merecendo, por isso, levar um cascudo. Que “conversas internas” são essas, em que galáxia ele viu Marina “acenando”? E se existem banners da Marina perto das faixas da Dilma é apenas porque, no Acre, PT e PV estão na mesma coligação. Marina apóia Tião Viana para governador, Jorge e Edvaldo para o Senado (Julinho, do PV, é o primeiro suplente de Edvaldo).

Mas, ao invés de cascudo no Sibá, vou mandar por ele um recado aos amigos do PT. Querem ter a chance de ganhar os votos dos acreanos para Dilma num eventual segundo turno em que Marina não esteja? Então deixem de ser “acrianos”, encham-se de legítimo orgulho acreano e trabalhem para que Marina seja amplamente vitoriosa no nosso Estado, o Estado dela. Digam ao Lula: presidente, dá licença, nós somos acreanos e votamos na Marina. Se vocês tiverem a coragem de reconhecer que Marina representa o Acre e o sonho do desenvolvimento sustentável, ganharão o voto de muitos acreanos.

Quanto ao voto da Marina em alguma eleição onde ela não seja candidata, isso é com ela. Do meu voto saberei, quando e se isso acontecer. E não sei se direi a vocês.

Antonio Alves é assessor especial do governador Binho Marques (PT), poeta, cronista e desenvolveu o conceito de florestania; sem partido atualmente, se desfiliou do PT junto com Marina Silva.

11 comentários:

Unknown disse...

Suposição!?
E se os apoiadores da Marina que não gostam da Dilma (PT -> PV) votassem em Serra, 10% para este ou seriam nulos e/ou brancos?

Marina Maia disse...

Não sou petista mas desde Jorge Viana que venho votando no PT.
Esse pleito... creio que não... Trabalho na Educação e essa Secretaria foi deixada a mercê dos "chefes".
A Educação no Acre melhorou? Sim, quando o Binho era Secretário. Depois que o Binho saiu passamos a viver momentos de tortura e maus tratos. Trabalhamos sob ameaças... Trabalhadores em Educação são tratados com desrespeito, são tratados como cachorros de rua. Ninguém se atreve a reclamar pois sabe que a represália vem a galope. Os funcionários que caem nas graças dos "chefes" são os iluminados e conseguem tudo o que querem e funcionários que não são amigos... nem inimigos... Apenas buscam trabalhar de forma correta e coerente são anticristo, antiPT, antipáticos e inimigos.
A ética profissional não existe, a imparcialidade...? Palavra desconhecida pela chefia da floresta... Enfim... Já não suportamos mais tanta maquiagem (de família feliz) e tanta pressão...

Acreucho disse...

"Marina não está fazendo nenhum joguinho. Ela tem uma mensagem e quer alcançar o maior número de pessoas, o que significa ter o maior número possível de votos e ser uma alternativa real de governo para o Brasil. Ela jamais esvaziaria sua mensagem". Toinho, voce foi a única pessoa até agora, desde que Marina se candidatou à presidência que "deu uma explicação para a candidatura dela". Até agora era inexplicável essa candidatura. Agora dá pra entender o motivo pelo qual Marina expõe seu nome assim, não espera ganhar a eleição, quer apenas passar uma mensagem "ao mundo".

Unknown disse...

O Mundo precisa do Brasil de Marina

Marina é candidata para fazer do Brasil o grande mensageiro do desenvolvimento sustentável, claro que como presidente da Rapública.
Os companheiros do PT deveriam pegar mais leve com Marina durante suas propagandas eleitorais, não ficar por exemplo, de chacota com seu índice de aprovação nas pesquisas,como foi feito pelo apresentador, André Kamai.
Sim, Toinho os acreanos devem se orgulhar da nossa candidata à presidência da República.
Um abraço.

Fátima Almeida disse...

os acreanos vão votar na Marina porque ela é acreana e não porque entendem a mensagem dela. Não sabem nada sobre quem é quem. Fábio, marido de Marina está sempre acompanhado pelos cumpanheiros do alto escalão,.Dr. Julinho, leia-se PV, funda casa da Marina em Xapuri, a mulher dele é Secretaria de Segurança do atual governo e ele aparece sorrindo ao lado de Edvaldo Magalhães nas colunas sociais..o PV local é apenas um penduricalho do PT..Aliás, o PT do Acre mais parece uma baiana cheia de penduricalhos e balangandans..o que é que a baiana tem? Tem torço de seda tem/tem brincos de ouro tem/corrente de ouro tem/pano-da-costa tem/sandália enfeitada tem/tem graça como ninguem/como ela requebra bem/ quando voce se requebrar caia por cima, caia por cima de mim...

xapuriense disse...

Pego carona no comentário da competente Fatima Almeida para destacar que a população da cidade de Xapuri deveria se unir (capital social) e exigir pagamento de royalties todas as vezes que utilizarem o nome de cidade.

Visitem Xapuri, antes que acabe.

Carlos

Unknown disse...

O que é isso Siba, não estou te entendendo, você ao invés de esta fazendo sua campanha e expor suas propostas e integridade ética, esta é fazendo comentários sem ética e desqualificada a respeito de Marina que tanto nos orgulha pela forma que defende não só o Acre mas a sustentabilidade do planeta, ou seja, a causa da marina é a causa de todos nos!
Eu a conheço muito bem e até fora dos bastidores, Marina jamais iria fazer discurso mole, jamais iria se vender ao PT, em troca de que? De lá ela já veio e deixando para traz um ministério, já parou para pensar o que é um ministério? Deixou para traz um enorme favoritismo de ganhar o senado novamente. A Marina é diferente de muitos que querem o poder a qualquer custo, ela faz política voltada para a humanidade e não como forma de ter méritos próprios, a trajetória de Marina é marcada por ética e muita reputação, quem não tem o que falar dela contenta se com fofocas.
Quanto a Siba torço para que tudo isso seja um grande equivoco e que ele jamais esteja fazendo esses comentários por ai, porque isso vai é desconstruir e sufocar sua boa causa e bandeira de luta da produção familiar.

lingualingua.blogspot.com disse...

Antônio Alves, Marina Silva tece algumas críticas ao PT nacional, mas, quando se trata do Acre, ela se cala ou é indiferente. Oposição nacional, mas situação regional.

Anônimo disse...

O pessoal da Frente Popular tem mesmo é que buscar formas de justificar alguma ligação com a Marina Silva, porque é a única que ainda se lembra do Acre.
No programa eleitoral da Dilma, ela está em um canto do Brasil (Rio Grande do Sul) e o Lula no outro canto (Rondônia). Parece que esqueceram que o Acre existe, porque o "outro canto", fica aqui, e não em Rondônia.
E o pessoal da Frente Popular ainda quer dizer que terão o apoio da Marina!
Na verdade, o PT do Acre vendeu sua alma a Dilma e agora, fica com esta lenga-lenga mentirosa!

Unknown disse...

Uma verdade seja dita:

De qual eleição é esse tão "polêmico" segundo turno?

até por que está evidente que a candidata Dilma vencerá a no primeiro turno.

daí cada um fica no canto.

Unknown disse...

Uma observação nesses fatos:

De qual eleição, está se falando em segundo turno?

por que a de 2010, está caminhando para a vitória da candidata Dilma, no primeiro turno.

no final, fica cada um no seu lugar, sem aquele incomodo apoio de segundo turno.