sábado, 3 de abril de 2010

IGREJA E PEDOFILIA

POR MOISÉS DINIZ

A minha adolescência e parte da minha juventude, eu passei dentro de uma congregação religiosa. Os dias mais substantivos da minha vida. E o que tem a ver a minha adolescência religiosa com “as boas intenções de que o inferno está cheio”?

Apesar de abraçar uma fé, uma visão de mundo que não se testa, imaterial, intangível, pós-morte e espiritual, os nossos dias eram integrais, fecundos e ocupados por muita leitura e suor nas hortas e nas quadras de futebol.

Isso significa dizer que, enquanto a gente buscava ver a face secreta de Deus, na sua infinita espiritualidade, nós tínhamos que enfrentar problemas humanos, concretos e cotidianos.

Os pequeninos e terríveis piuns nas hortas, o sol escaldante, o frio nos banhos das 5 horas da madrugada e ainda enfrentávamos uma sexualidade reprimida em pleno vigor juvenil.

Ainda lembro que, uma vez por semana, substituíamos o leite por chá de capim santo (Cymbopogon citratus) no jantar, com pão, farofa de ovos e verdura colhida de nossa própria horta.

Nossos superiores diziam que era um ato de desprendimento material, vinculado ao nosso futuro voto de pobreza que, junto com a castidade e a obediência, nos tornavam verdadeiros discípulos de Jesus.

Mas tarde, meio como desencanto, descobri que aquele chá servia para refluir nossos instintos sexuais, com as suas propriedades febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, antidepressivas, diuréticas e expectorantes. Um excelente chá para acalmar o fogo da juventude.

Leia no Blog da Amazônia a íntegra do artigo em que Moisés Diniz afirma que a punição a padres pedófilos não pode servir de álibi para atacar a Igreja.

9 comentários:

Mirla Regina disse...

Na verdade, se vc olhar um galho de joio, pode afirmar, na mesma hora, que se trata verdadeiramente de um ramo de trigo.

E... pasme, eles crescem JUNTOS.
Só se descobre quem é quem quando estão maduros.

Aqui entre os evangélicos, ocorre o mesmo: pelas faltas de alguns, TODOS acabamos por vezes sem conta mal-vistos.

O mesmo ocorre na política, e nas
relações sociais. Até entre os discípulos de Cristo isso aconteceu.

Eu dou graças a Deus por que só Ele conhece a miséria da alma humana, e usa de infinita paciência e misericórdia conosco.

Mas mesmo assim, Ele disse que vem cortar o joio e lançar no fogo eterno. Venha logo Jesus!
Mirla

Unknown disse...

Olá Altino, é muito interessante o artigo do camarada Moisés, pessoa na qual tenho maior respeito... mas quero trazer em questão a situação dos Apurinã de Boca do Acre, povo que históricamente contribuiu com a organização do movimento indigena da Amazonia Ocidental (Acre e sul do Amazonas), porém hoje estão isolados com uma luta justa, mas sem apoio daqueles "companheiros históricos", pois o governo do Amazonas está tentando de todas as formas asfaltar os 90 km sem a realização do EIA-RIMA, onde a BR "corta" duas terras indígenas... seria interessante que as entidades de apoio se pronunciasse sobre esta situação, pois os Apurinã mesmo com razão estão sendo cruscificado, espero que a ressurreição venha com o domingo de Páscoa, que a paz esteja com aquele que acreditam na justiça

Joana D'Arc disse...

Altino, Voçê Tem Faro Jornalístico de 'Vanguarda' e, Particularmente, Gosto dos Posicionamentos Moisés Diniz Sobre os Temas, Estudei Com Moisés, Edvaldo e Perpétua Almeida Nessa Época Lá em Cruzeiro do Sul! Tudo O Que Foi Dito, Há Muito Mais
e, ONTEM UM PADRE ME QUESTIONAVA JUSTAMENTE SOBRE ESSE 'ASSUNTO DE A IGREJA VIR PAGANDO MILIONÁRIAS INDENIZAÇÕES NA IRLANDA, ESTADOS UNIDOS E EM OUTROS PAÍSES... ELE NÃO COMPREENDIA...', Dentre Outras Respostas Que EU LHE DEI, INFORMEI QUE CADA PAÍS TEM SUAS PRÓPRIAS LEIS, PORÉM,' A IGREJA SILENCIOU E FOI OMISSA EM RELAÇÃO ÀS VÍTIMAS ' e, Desta Forma Passou a FAZER PARTE DA AÇÃO...Dentre Outras... É COMO TODOS ESTÃO OPINANDO, É UM ATO FALHO HUMANO... Não é a IGREJA QUEM TEM QUE SER PENALIZADA, SEJA CRISTÂ, EVANGÉLICA, ORTODOXA,E T C é UMA VERDADE INCOVENIENTE !!!
SUCESSO SEMPRE NAS POLÊMICAS ABORDAGENS DIVULGADAS E ENCARADAS DE FRENTE SEM TABUS, Grande Abraço,
JOANA D'ARC

Jalul disse...

MEU BOM MOISÉS,

FIZ UMA JURA DE NÃO MAIS COMENTAR QUALQUER TEXTO SEU. VOU QUEBRAR A JURA E ACABAR COM O TOQUE ROMÂNTICO QUE BASEIA SEU BELÍSSIMO TEXTO. TANTO QUANTO EU E O TOINHO ALVES, NA QUESTÃO DA MUDANÇA DE FUSO HORÁRIO, NESTA, E NOUTRAS, VOCÊ ESTÁ UM DOCE DE FRAMBOESA. COMO COMUNISTA VOCÊ DARIA UM BOM FRADE!

VAMOS PENSAR NA COISA DIREITINHO.~

BRINCADEITAS À PARTE, TAMBÉM CONCORDO QUE A APOSTÓLICA ROMANA, MORMENTE A SEGUIDORA DA TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO, NÃO MERECE ESCÁRNIO.ESTA É A IGREJA QUE PENSA, QUE LUTA PELOS FRACOS E OPRIMIDOS. A IGREJA DE LEONARDO BOFF, DE MOACIR GRECHI E A DE DOM HELDER CÂMARA NÃO É A MESMA DO PASTOR ALEMÃO. E NÃO FORAM ESTES DOIS E OUTROS TANTOS SACERDOTES QUE ALTERARAM A IGREJA DE PEDRO. ELES SÃO A IGREJA DE PEDRO. A VERDADEIRA.ILEGÍTIMA É A IGREJA HOJE DEPREDADA.
INDIGNA É A IGREJA DE APLICAÇÕES FRAUDULENTAS, DE SUSPEITAS MORTES, DE PORÕES MAIS PROFUNDOS QUE OS DAS DITADURAS. ENTRE UMA ORGANIZAÇÃO COMO A IGREJA QUE NÃO A DE PEDRO E A AL-QAEDA, NÃO VEJO DIFERENÇAS. AMBAS SÃO MORTÍFERAS E JOGAM COM VIDAS HUMANAS, SEJAM VELHOS, ADULTOS, ADOLESCENTES OU CRIANÇAS. FAZEM DESCANSAR SOB SUA GUARDA, CONFORTAVELMENTE, ASSASSINOS E CRIMINOSOS QUE JAMAIS SERÃO ALCANÇADOS PELA CEGA JUSTIÇA DOS HOMENS.

MEU BOM MOISÉS, QUEM LHE PROVA QUE INFERNO EXISTE? QUEM LHE AFIRMA QUE ESTES ANIMAIS QUEIMARÃO NO FOGO DO SATANÁS VERMELHO E PRETO?

VAMOS FALAR SÉRIO! CHÁ DE CAPIM CIDREIRA ABAFA INSTINTOS BESTIAIS E DESUMANOS?

A JUSTIÇA DOS HOMENS É EFICAZ NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS HUMANOS E, PELO QUE SEI, PADRE É HOMEM, CIDADÃO, QUE DEFECA, SUA, TEM PRAZERES COM COMIDA, BEBIDA, PRINCIPALMENTE ESTA. NENHUM PADRE, PASTOR, OU COISA QUE O VALHA DEVE TER PRIVILÉGIOS.

SE A IGREJA, QUE NÃO A DE PEDRO, É VÍTIMA DE CHACOTAS, NÃO FUI EU QUEM ATIROU A PRIMEIRA PEDRA. NÃO FUI EU, NEM O MEU BOM AMIGO QUE ALTEROU SUA BASE. A IGREJA DE PEDRO É FORTE. NÃO HÁ FESTA À FANTASIA DOS CARDEAIS E NEM ENCÍCLICAS FAJUTAS. PREDOMINA A SERIEDADE, OS BONS PRINCÍPIOS E O AMOR AO PRÓXIMO TÃO BEM PREGADOS POR JESUS.

CAPIM SANTO, ME POUPE!
JUSTIÇA É BEM MELHOR. PRISÃO FAZ BEM.

QUE MORRAM E APODREÇAM NA CADEIA OS PADRES E TODOS OS PEDÓFILOS DE PLANTÃO. ASSIM SERÁ MELHOR PARA A IGREJA DE PEDRO E PARA A IMAGEM DE JESUS QUE, NUM GESTO DE BELEZA RARA, FALOU: DEIXAI VIR A MIM AS CRIANCINHAS. DELAS É O REINO.

ACHO QUE DISSE QUASE O MESMO QUE VOCÊ DISSE. SEM O ROMANTISMO DO CAPIM LIMÃO, CLARO!

MOISÉS DINIZ disse...

Caríssima Leila,

Você está brincando com o meu capim santo, meu chá de cidreira!

Você não vai acreditar, mas esse chá é um santo remédio.

Quanto aos pedófilos, só cadeia pra dar jeito neles. O inferno é o segundo castigo, aquele que atinge a alma.

Ou você vai me dizer que também não acredita na existência da alma?

No mais, teu comentário está um primor.

Abraços,

Moisés Diniz

Antonio Alves disse...

Apesar de citado, não quero entrar em polêmicas. Concordo com a cadeia. Discordo do capim-santo que, a meu ver, não é broxante coisa nenhuma.

@MarcelFla disse...

Deputado Moisés Diniz como sempre nos agraciando com sua visão e seus textos belissimos (como disse acima minha querida Leila Jalul).

Nada a acrescentar, somente dar os parabéns ao deputado.

Unknown disse...

Capim santo uma punheta

vilmar boufleuer disse...

a igreja é apenas mais umas destas instituições que "engamelam" o povo, esta ainda com um fascista no comando...

"Só o conhecimento liberta!" José Martí