quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

"O ACRE NÃO SERÁ MAIS O MESMO"

Rio Branco será a 1ª capital com cobertura integral de internet grátis no país

Leia mais sobre o programa Floresta Digital no Blog da Amazônia.

23 comentários:

Willyan Sales disse...

Olha só a marca do Programa.Me lembra muito uma outra...

Rosangela Barros disse...

Compreendi o pioneirismo é a Floresta quem vai ser digital... Li tudo e não acredito em nada, muito menos posso aceitar que foram gastos 30 milhões num programa para satisfazer as idiotices desse governador, ainda bem que eu já solicitei uma avaliação da ONU sobre esse governo, no relatório da ONU nós veremos se o que ele diz é verdade. Tudo isso em pleno período eleitoral. Pelo amor de Deus alguém me explique esses absurdos!...

Agora entendo porque meus alunos diziam-me que ouviram falar que foi o governador quem mandou cancelar meu contrato em menos de dois meses lá em Brasiléia, segundo meus alunos: o governador falou que eu iria descobrir que ele é traficante se continuasse trabalhando lá. Estou começando a desconfiar. \o/

Rodrigo disse...

O Binho tá comendo bem!!!!
Tá com a cara bem gordinha!!!

DaviAcre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DaviAcre disse...

Rosângela, não concordo com suas palavras, aliás, é por isso que vejo o porquê da oposição não ter vez aqui no Acre. Reclamam de tudo, ficam torcendo para nada dar certo, não reconhecem os avanços que já foram feitos. Por que você não acredita nesse projeto? Aqui em Rio Branco já está tudo ok com a internet, inclusive estou postando daqui da minha casa, conectado pelo floresta digital. Essa atitude do governo é bem louvável sim e está de parabéns, procure ser uma boa opositora, pare de ficar usando os mesmo argumentos que todos já estamos cansados de ouvir...

Rosangela Barros disse...

Caro Davi!

Eu não sou oposição, não! Acompanhei toda a trajetória política do Governador e já sei quais são os interesses dele!...

Apenas não acredito que um programa desse porte irá mudar a situação sócio-econômica dos acrianos, vejo mais como um privilégio para uma minoria que satisfaz ao poder governamental... E não é apenas a inclusão digital na floresta que irá garantir a viabilidade de uma vida digna às pessoas que estão necessitando de saúde, trabalho, educação e etc...

Parabéns pela navegação e saiba fazer bom uso... viage e viage pelo mundo a fora para conhecer outras realidades... E se sensibilize com àqueles que não irá ter o mesmo privilégio que você, não veja o Mundo a parti só do que você tem... Vamos continuar a lutar para o Acre não ser o mesmo em outras necessitades mais construtivas também...

Thiago disse...

Rosangela, com todo respeito, mas lendo comentários seus já ficou claro que você tem algo pessoal contra o governador. Deveria tentar enxergar as coisas sem este ódio, pra ter uma visão mais justa do que está sendo feito de correto e de errado neste governo e comentar usando argumentos plausíveis. Em todo o país existem projetos parecidos e cedo ou tarde todas as capitais terão internet grátis para a população, parabéns ao governo pelo pioneirismo da iniciativa, que ainda precisa de ajustes e melhorias, mas já é um primeiro passo.

DaviAcre disse...

Rosângela, sei que temos nossos problemas, mas também não sou desses que só sabem ver defeito em tudo. Aliás, mesmo você não sendo opositora como declarou isso vale para você também. O maior erro de quem faz oposição ao governo no Acre costuma ser esse, ao invés de reconhecer o que de bom tem sido feito e apontar o que está errado e o que deve melhorar, preferem criticar tudo. Aliás, de uma parte da oposição, porque até os opositores mais ferozes estão começando a mudar o discurso e parando de agir desta maneira. Se estivesse tudo ruim, não veríamos a Frente Popular ganhando eleição atrás de eleição. No momento em que esse trabalho se enfraquecer ou a oposição apresentar um projeto melhor, talvez possamos ver outra administração estadual no poder - e se isso acontecer, eu não terei problema algum em votar ou apoiar este outro grupo político.

Subestimar essas obras todas argumentando que não vai dar certo, que não vai melhorar certos aspectos só pode ser fruto de uma miopia intencional.

A educação pode não ser das melhores - este é um problema nacional - , mas diversos índices mostram que vem melhorando e os investimentos em educação são alguns dos que mais tenho visto nesses últimos anos. Temos algumas escolas públicas melhores e mais bem equipadas que escolas particulares. Na saúde também tenho visto projetos de grandes hospitais e centros de atendimento, e a tendência é que, uma vez concluídos, venham a melhorar esta área. A segurança tem sido um aspecto criticável, mas também não percebo ausência de esforço do governo pra tentar melhorá-la.

A questão é que sempre tivemos problemas com educação, saúde e segurança (entre vários outros). Mas isso não se muda de um dia pro outro, não há governo capaz de fazer isso. Sempre teremos o que criticar, seja quem estiver no poder, pode ter certeza disso. Mas não é como você pinta. Não conheço ninguém que ande de carro blindado ou com segurança particular, e olha que conheço políticos e filhos de políticos de alto-escalão e gente muito rica que em grandes cidades talvez precisasse deste aparato. Sobre a saúde, muitos alegam que o principal exemplo que ela não vai bem é que tem gente que vai pra outro estado cuidar da saúde, é certo que isso ocorre, e ocorre em quase toda cidade do país, as pessoas sempre vão buscar o melhor tratamento que puderem ter, esteja ele onde estiver, e no Brasil está no centro-oeste/sudeste.

Em suma, eu sei reconhecer o que está errado, mas sei também reconhecer o esforço que é feito pra melhorar. Se você acha que o governo daqui é realmente ruim,cogitando até a possibilidade de o governador ser um traficante, se você acha que está tudo péssimo e não vislumbra melhorias futuras - e não pretende tentar contribuir pra que elas ocorram -, então o melhor que você faz é ir morar em outro estado. E olha que vai ser difícil encontrar um lugar no Brasil tão perfeito quanto o que você supõe que deveria ser o Acre, sem problemas com saúde, segurança, educação.. Mas certamente você vai achar lugares sem internet pública a todos e com um urbanismo pior e pelo menos a beleza das obras públicas e a inclusão digital você não precisará criticar.

Rosangela Barros disse...

Caro Thiago!

É o contrário, o problema é político e ideológico!

Parem com esse mesmo argumento da questão pessoal, eu não penso só em mim, sou uma mãe social e sempre lutei em prol dos acrianos longe de partido político, a minha política é apenas social e não partidária, essa é a grande diferença entre mim e os políticos governamentais...

Agora lutem para que todos os parentes e amigos de vocês tenham acesso à internet também, façam bom uso desse poder que vocês têm nas mãos e boa viagem...

Rosangela Barros disse...

Davi, agora será pessoal!... Meu irmão, eu tento e tentei muito ser a melhor possível em termos de trabalho e sempre trabalhei pelo Acre, mas não satisfaço o poder governamental que é bem diferente da necessidade social, perceba a diferença entre o Estado e a sociedade, e diga-me qual é o mal de se desejar apenas satisfazer a sociedade? Eis o meu problema de ninguém reconhecer-me enquanto uma acriana que ama a Terra em que nasceu, por isso ainda não está noutro estado, propostas de trabalho tive muitas, mas não conseguir ficar um semestre em São Paulo para concluir um mestrado que me dava garantia de trabalho em qualquer lugar que eu fosse, mas minha paixão é o Acre e por ele adquiri um câncer.

Quando me refiro ao governador de forma desrespeitosa, são conseqüência da forma desrespeitosa que ele sempre me tratou, aí é pessoal: o acompanhei em campanha, quer saber o que ele me fez? Só posso te contar pessoalmente!... Profissionalmente falando, no governo dele nem um contrato para professora eu consegui, isso é pessoal? Não tenho, marido, nem pai e nem mãe para me ajudarem, quer saber como eu sobrevivo? Com minhas próprias mãos, suando, trabalhando pesado e acreditando nas minhas convicções...

O Governador Arnóbio Marques não tem o meu respeito pelas próprias barbaridades que ele profere e isso não é qualquer jovem que compreenderá, eu tenho provas e testemunhas... se eu quisesse prejudicá-lo, no entanto não faço isso, porque meu problema não é apenas pessoal, olho primeiro para pessoas como você que necessita dele, mas eu agradeço as suas palavras, é assim que eu vou crescendo mais! E percebendo se vale a pena partilhar meus anseios com a gente de minha Terra.

Se tu quiseres eu conto tudo o que tenho passado proficionalmente, daí dirás se é pessoal ou ideológico...

Andarilho disse...

É muita propaganda para pouco produto.
'ACRE, PRIMEIRO ESTADO COM INTERNET PARA TODOS'
Caros amigos, se tem uma coisa que conheço de internet é saber, que pela história de criação da www e sua implantação no Brasil, comparando com outros Estados, estamos atrasados anos em conexão livre. Pois,já temos internet livre em várias cidades do Brasil. Se você fizer uma pesquisa básica no 'Dr. Google', conhecerá todas elas. Não vejo pioneirismo nisso.
Se é gratuito, pq comprar equipamento acima de 150,00?
Uma conexão de 1Mb para dados e navegação, se fosse cobrada 120,00 na iniciativa privada, com certeza estaria no PROCON reclamando o roubo.
Quem sairá ganhando são as lojas que vendia esse tipo de equipamento, tendo suas vendas estagnado, poderá sonhar com novas vendas para o mercado. Isso se o povo tiver dinheiro para pagar.
ai,ai,ai,
Altino, quando iremos parar com a política de 'coitadinhos da amazonia', como se estivessemos descobrindo o mundo e, achando que somos a 'suíça amazonica', vender a imagem que somos os primeiros em tudo, no quesito desenvolvimento?
Temos terras e não produzimos se quer para abastecer o mercado local. Não produzimos, a questão é essa. O governo é o maior empregado do Estado. E isso é ruim.
Não é atoa que vemos tantos cairem na marginalidade.
Se é para ser pioneiro, que sejamos pelo menos produtores de intelecto. Seja, no esporte, nas artes, na produção.
As crianças acordam tem uma escola para irem, bem ou mal, mas tem. Muitas estão em sala com fome, sono, com roupas e sapatos rasgados. Se tem merenda na escola, em algumas dar vergonha sentir o cheiro, mas não temos a continuação da educação no restante do dia.
Queria ver isso em todas as escolas, todas! E não fazer um 'castelinho de areia' aqui, e gritar pelo quatros canto do mundo que criou a roda.
Votamos nessa 'frente popular', que de popular não só tem o nome, pq nunca vi um governo bater tanto nos funcionários, no quesito pagar salários e seus direitos.
Popular seria se não escutassemos nos jornais que obra tal estar super faturada ou fulano não recebe os deputados, ou não cumpriram o que prometeram aos agentes de endemias, e por aí vai.
Eu voltei na esperança que isso diminuisse, mas vemos que parmaneceu os mesmos atos, só mudou os peões no tabuleiro e o valor pago ou gasto. Emprestimos e mais emprestimos que nunca se viu no Estado e não conseguimos se quer asfaltar uma BR, devido ao santo secular.
Bom dia a todos!

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caro Altino,

Não discuto se é bom ou não a "floresta digital". O que realmente preocupa neste projeto são as acusações internacionais contra a USTDA, instituição que, me parece, está financiando este projeto. Um projeto dessa magnitude nas mãos, ou pelo menos enquanto acesso, de uma instituição contra a qual pesam graves denúncias, deve ser melhor analisado.

Bom trabalho

Lindomar Padilha

Anônimo disse...

A Rapariga má lê má pariu e a criança já esta com “Mal de Simioto”

Santo Dumont quando inventou o Avião, custosamente carregava o criador. Agora o que é uma Aeronave?

O Estado do Acre, Rio Branco tem Banner para mostrar, às vezes acho que políticos do atraso são munição para quem quer viver do contra. Não querem ver modernidade, vida digna a este povo que tanto ralou nas mãos dos que hoje fomenta a crítica. Óbvio que todos têm o direito de exercer o poder administrativo, mas para isso conseguir a oposição deve mostrar melhor alternativa - coisa que acho difícil – e não subjugar, antecipar as falhas ou torcer que não dê certo.

Se lá, acho que o melhor discurso é aquele que se passa o dia apontando ou antecipando erros. Pelos menos criticar é bem mais confortável que tentar executar!

Gabi Ramos disse...

A FPA só ganha a eleição por vários anos, devido a compra de votos. Todos sabem disso, como por exemplo: Doações de gasolina etc tal na época de campanha. Ou vocês não lembram nas últimas eleições que o PT ficava dando vales e mais vales de combustiveís para uma grande maioria, e essa denúncia foi parar no MPE, porém de la não saiu, ficou enterrada nas gavetas de alguns promotores corruptos e aliados ao Governo do Acre.
Então não adianta certos comentaristas dizer que o PT ganha várias eleiçõs por ser bom no que faz. Acreditar nisso seria um absurdo. Digo e sei o que estou dizendo. Eu mesma trabalhei nesse partido sem escrupulos, sendo iguais aos da oposição. Digo também que o Governo do PT do Acre é tão corrupta quanto os outros governos da oposição, se duvidar pior que o do Orleir. Faz- se idéia do que eles escondem por trás das cortinas. Só que eles tem um diferencial: Rio Branco de 10 anos pra cá realmente ficou mais bonitinha. Exístem praças mais bonitas, uma biblioteca mais descente, um café do teatro mais ou menos para quando sairmos dos nossos trabalhos e passarmos por lá para tomarmos aquele capuccino gelado, porque até então quente seria impossível. E não devemos negar, que triplicou a quantidade de cargos comissionados. E quase nada de concursos. Então, mais como "nem só de pão vive o homem, o Governo tem que passar a dar atenção de fato no que interessa para a população pobre, é pra ela que ele tem que trabalhar muito mais, e não para uma classe de pessoas privilegiadas. Porém sou a favor da "Floresta" Digital, des de que, o Governo também invista 30 milhões em outros programas que beneficie o povo menos privilegiado, que não tem se quer condições de comprar água para tomar, imagina comprar um computador de mão.
Mas não deixo de reconhecer quando o Governo acerta, mas 30 milhões é muita grana para um programa so funcionar pela metade. Torço que melhore cada vez mais, assim quando eu for passar férias agora em Março no meu tão querido Estado irei aproveitar as tardes livres no mercado velho para ficar conectada. E só pra não perder o costume de criticar mais um pouco gostaria que o Governo investisse 30 milhões também na saúde pública, pois Tião Viana prometeu quando candidato que, o Acre teria uma saúde número 1 do país.
Gabi Ramos
Administradora de Empresas, formada também na área de segurança no Trabalho. Funcionária de uma empresa privada, feliz da vida por não mais fazer parte desse mundo do PT podre.

Anônimo disse...

Gabi Ramos,

Tai ó, gostei de sua atitude em apontar irregularidade na compra de votos pelo PT e FPA. Vá, denuncie, você é prova cabal.

Ainda a tempo de moralizar tudo isso, achei bonito seu gesto. Porém, sustente tudo que disse, eu ficarei muito grato se todos que você acusa irem para a cadeia.

Aponte todos os promotores que você diz serem corruptos, você fará um bem enorme ao nosso estado. Como você que disse que fazia parte do PT, ninguém melhor que você para promover a denúncia.

DaviAcre disse...

Gabi Ramos, você acha que a eleição do Jorge Viana, para o segundo mandato 80% da população do estado foi comprada? Puxa, de onde saiu tanta grana? Afinal, como você prega, dá a entender que 100% do Acre está insatisfeito com o PT, mas só votam nele porque são comprados. E como o Simei disse, vá em frente, cumpra seu papel de cidadã, denuncie, não tenha medo, solicite aparato do ministério público para impedir que você seja vítima de perseguições.

ac.brasil disse...

bem, nem sou petista nem oposição mas não acredito que isso funcionará realmente. digo, com velocidade boa e estabilidade.
pergunto a todos! alguém ja navegou com o acesso que é disponibilizado na biblioteca pública?! horrível, mais lento que um caramujo. a não ser que quem administra a rede use toda a banda para si...para efetuar donwloads e tal. esperar pra ver.

Altemar disse...

Eita!

Gabi Ramos disse...

Oi Davi, tudo bem?
Olha só, nunca fui vitima de perseguição pelo PT, porque até então não dei chances para isso acontecer. Quando percebi que o PT era corrupto quanto os outros partidos pulei fora. Procurei outros horizontes e outros caminhos. Estudei muito, me preparei, fiz novos cursos e me profissionalizei para não ficar nessa de cargos comissionados e correndo atrás de padrinhos para conseguir um em alguma secretaria. Apesar de não ter nada contra as pessoas que correm atrás e puxam o saco para tal, mas eu não o faço. Eu simplesmente quis outras coisas pra minha vida. Isso era pouco pra mim certo? Quanto ao Jorge obter 80% de intenções dos votos também não me encomoda nem um pouco isso, porque até então o povo, que somos nós é claro, temos o político que merecemos não é mesmo? Mas por favor, não seja tão defensivo assim, você deve ser um cara inteliente, e sabe que não se faz politica sem caixa dois. Não esqueça dos mensalões do PT da vida meu caro. Sei que gosta dos Vianas, nada contra, porque democracia é isso aí, mas procure não ficar defendendo o que não é possível de fazer.
Quanto a pergunta: de onde saiu tanta grana para comprar votos? Saiu das licitações fraudulentas, dos caixas dois da vida, dos superfaturamentos de obras etc e tal. Quer mais, ou basta?
Respeito sua opinião, por favor vamos manter sempre esse nível ok? Porque eles não estão nem aí para o que pensamos ou achamos certo?
Um abraço cordial pra você e meu respeito.
Gabi
Cvl - Pr

Francisco Cândido Dias disse...

Não vou entrar no mérito politico porque não conheço a politica Acriana com meus próprios olhos, vou apenas enumerar alguns tópicos sobre a internet sem fio, que pra mim é uma faca de dois gumes, internet boa é a cabeada;

A falta de segurança

As ondas radioeléctricas têm intrinsecamente uma grande capacidade de se propagar em todas as direcções, com um alcance relativamente grande. É assim muito difícil confinar as emissões de ondas rádios num perímetro restrito. A propagação das ondas rádios deve igualmente ser pensada em três dimensões. Assim, as ondas propagam-se igualmente de um andar para outro (com riscos de enfraquecimento.

A principal consequência desta “propagação selvagem” das ondas rádios é a facilidade com que uma pessoa não - autorizada pode ouvir a rede, eventualmente fora do recinto da construção onde a rede sem fios está instalada.

O problema é que é possível instalar uma rede sem fios sem que o serviço informático saiba! Basta, com efeito, que um empregado ligue um ponto de acesso a uma tomada rede de modo a que todas as comunicações da rede sejam tornadas “públicas” no raio de cobertura do ponto de acesso!
O War-driving

Já que é muito fácil “ouvir” redes sem fios, há pessoas circulam na cidade com um computador portátil (ou mesmo um assistente pessoal) equipado de uma placa de rede sem fios à procura de redes wifi. É o war driving (às vezes notado war-Xing para “war crossing”). Softwares especializados neste tipo de actividade permitem mesmo estabelecer uma cartografia muito precisa, explorando um material de geolocalização (GPS, Global Positionning System).



Os riscos em matéria de segurança

Os riscos ligados à má protecção de uma rede sem fios são múltiplos :

* A intercepção de dados que consiste em ouvir as transmissões dos diferentes utilizadores da rede sem fios
* O desvio de conexão, cujo objectivo é obter o acesso a uma rede local à ou Internet
* Interferências das transmissões que consiste em emitir sinais rádios de maneira a produzir interferências
* As recusas de serviço que tornam a rede inutilizável enviando falsos comandos

Francisco Cândido Dias disse...

A intercepção de dados

Por defeito, uma rede sem fios não está protegida, ou seja, está aberta a toda e qualquer pessoa que se encontre no raio de alcance de um ponto de acesso, que pode potencialmente ouvir todas as comunicações que circulam na rede. Para um particular, a ameaça é fraca porque os dados são raramente confidenciais, se não forem dados de carácter pessoal. Para uma empresa, em contrapartida, o desafio estratégico pode ser muito importante.
A intrusão na rede

Quando um ponto de acesso é instalado na rede local, permite às estações aceder à rede telegráfica e eventualmente à Internet se a rede local aí estiver ligada. Uma rede sem fios não protegida representa desta maneira um ponto de entrada real para o pirata na rede interna de uma empresa ou de uma organização.

Para além do roubo ou da destruição de informações presentes na rede e o acesso à Internet gratuito para o pirata, a rede sem fios pode igualmente representar para este último a possibilidade de efectuar ataques na Internet. Com efeito, já que não há um nenhum meio para identificar o pirata na rede, a empresa que instalou a rede sem fios corre o risco de ser tomada como responsável do ataque.


interferências rádio

As ondas rádios são muito sensíveis às interferências, é a razão pela qual um sinal pode facilmente ser perturbado por uma emissão rádio que tem uma frequência próxima da utilizada na rede sem fios. Um simples forno micro-ondas pode assim tornar totalmente inoperável uma rede sem fios, quando funciona no raio de acção de um ponto de acesso.
As recusas de serviço


O método de acesso à rede da norma 802.11 baseia-se no protocolo CSMA/CA, consistindo em esperar que a rede esteja livre antes de emitir. Uma vez a conexão estabelecida, uma estação deve associar-se a um ponto de acesso para poder enviar-lhe pacotes. Assim, conhecidos os métodos de acesso à rede e de associação, é simples para um pirata enviar pacotes que pedem a desassociação da estação. Trata-se de uma recusa de serviço, ou seja, enviar informações de maneira a perturbar voluntariamente o funcionamento da rede sem fios.

Por outro lado, a conexão à redes sem fios é consumidora de energia. Ainda que os periféricos sem fios sejam dotados de funcionalidades que lhes permitem economizar o máximo de energia, um pirata pode eventualmente enviar um grande número de dados (codificados) a uma máquina de maneira a sobrecarregá-la. Com efeito, um grande número de periféricos portáteis (assistente digital pessoal, computador portátil,…) possuem uma autonomia limitada, é por isso que um pirata pode querer provocar um consumo excessivo de energia de maneira a tornar o aparelho temporariamente inutilizável, é o que se chama uma "recusa de serviço sobre bateria".
Portanto meus amigos cuidado com o que escrevem na rádio cipoal, pois pode ter uma onça à sua espera, é como a eleição no tempo do Saddam Husseim, as cédulas eram nominais, vc teria coragem de votar contra?lol,lol.

Rosangela Barros disse...

Oi Gabi, muita obrigada por sua calorosa contribuição!...

Eu só não consigo ainda relacionar os problemas da sociedade apenas na política partidária, pois não vejo nenhum partido político no Brasil que seja modelo de governabilidade, muito menos aqui no Acre onde a representação governamental é composta pela Frente Popular acreana, daí fica complicado atribuirmos todas as inconseqüências dum governo na política partidária, tu não achas?...

Agora que o Governador Arnóbio Marques extrapolou todos os limites toleráveis com sua incompetência governamental, isso é muito visível e notório em qualquer região do Brasil, a última prova que ele nos deu foi esta aí da Inclusão Digital, que poderia ser um programa importante... desde que ele fizesse uma propaganda justa e coerente, como também poderia ser explicado o porquê desse Programa não estar beneficiando as escolas e aprimorando a formação básica dos alunos na informática, por exemplo!...

Todas essas mentiras que ele diz e o Brasil a fora ouve, envergonha os acrianos de compromisso, vê se isso tem cabimento: o Acre é pioneiro na Inclusão Digital com a internet grátis e por isso não vai ser mais o mesmo, dá licença, só defende quem depende muito dele...

Abaixo a política da demagogia!

E viva a democracia!...

Francisco Cândido Dias disse...

Esse modelo de internet é a mesma coisa que vc dá 100 mil Reais num fusca.