sábado, 7 de março de 2009

NOTÍCIA BOA


"Caro Altino,

Nestes tempos de notícias ruins sobre nosso Acre –a miséria associada a um custo de vida estratosférico, no município de Jordão, mostrada no último Fantástico; nosso quarto lugar no ranking nacional da dengue, segundo o Minisério da Saúde; nosso prefeito de Rodrigues Alves aumentando seu próprio salário em 200%; nossa violência do dia a dia, dentre outras– nada como o reconhecimento de algo bom e excepcional que nós brasileiros e, em especial, nós amazônidas , temos: a dignidade.

A dignidade das pessoas foi o que mais marcou o fotógrafo francês Florent Demarchez em seu mês pelo Brasil, disse o fotógrafo, notem, an abertura da exposição Novo Mundo, em Londres, na casa noturna Favela Chic.

- Outra coisa que me impressionou durante essa viagem foram as contradições. Por exemplo, um seringueiro que dá grande valor à floresta e à sua proteção, mas ao mesmo tempo sonha que seus filhos consigam ir fazer a vida na cidade - disse Demarchez.

A exposição mostra o trabalho de Demarchez em viagem ao Brasil, acompanhando os fundadores da marca francesa (veja), que produz seus tênis utilizando matéria-prima brasileira obtida de forma sustentável e respeitando os direitos de trabalhadores como seringueiros e plantadores de algodão. Cada par de tênis da marca, utiliza 200 gramas de borracha natural produzida no Acre, notadamente na Reserva Chico Mendes.

Florent Demarchez ganhou o ano passado o Jury Prize of the International Environment Picture Festival em Paris e ficou conhecido, sobretudo, por seu trabalho abordando o desenvolvimento sustentável.

Claro que não é necessário alguém lá do exterior reconhecer que temos dignidade, mas de vez em quando, faz bem para nosso ego.

Confira algumas fotos da exposição que pode ser vista na íntegra clicando aqui. Após a abertura da página, utilize a opção Archives__Novo Mundo.

É um programa melhor que ver corpos esfaqueados em nossas páginas policiais. Bom fim de semana.

Heleno Araújo"

2 comentários:

Anônimo disse...

Altino encontrei em um site: (acho que o reporter global queria dizer algo ao citar chuchu.. veja o último parágrafo do que pesquisei).

CHUCHU

Além dos frutos, os pés de chuchu também possuem ramos muitos longos e abundantes que podem ser usados como forragem ou para artesanato.







Cozido e temperado em forma de salada, refogado ou como ingrediente para tortas e bolinhos, o chuchu é sempre bem-vindo à mesa do brasileiro.



Além de ser apreciado por seu ótimo paladar, o chuchu é muito indicado nas dietas que exigem baixas calorias, pois seu valor energético não é muito alto. Em contrapartida, oferece boas quantidades de vitaminas e sais minerais. É um alimento especialmente recomendado para quem sofre de pressão alta.



O cultivo de chuchu não exige quase nada. Na verdade, em qualquer quintal pode se plantar chuchu, com bons resultados, e ainda ter um bom caramanchão para sombra.

Índia disse...

Fato é que a mídia gorda adora sensacionalismo, preferem mostrar o que de pior, não que devam se omitir, mas deveriam buscar mostrar tantas coisas boas que muitos lugares têm. Verdade é que tragédia sempre dá mais audiência.