quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

"DENÚNCIA INSENSATA E MENTIROSA"

Do jornalista Romerito Aquino, da assessoria de imprensa do senador Tião Viana (PT-AC):



"Altino Machado,


a ética do bom jornalismo, mesmo o de blog, pressupõe necessariamente ouvir o outro lado em qualquer tipo de notícia, seja ela de caráter de denúncia ou não.

Você me ligou apenas no dia seguinte (quarta-feira, 11/02) se oferecendo para publicar a versão do senador Tião Viana no caso do veículo doado pela Polícia Federal para o Jordão, contendo o nome dele pintado na lataria do mesmo.

É claro que um senador e político da magnitude ética de Tião Viana, que em todas as suas ações preza pela transparência, legalidade e responsabilidade com o uso dos bens e recursos públicos, jamais iria cometer tal gesto de insensatez e irresponsabilidade.

Quanto à acusação que lhe imputaram, só mesmo vindo da cabeça de políticos que se preocupam com futricas e fofocas, em vez de trabalharem de forma séria em favor da população que os elegeram".

Meu comentário: Romerito Aquino menciona um pressuposto que ele mesmo não adota quando, disfarçado de repórter, assina reportagens e notas políticas nos jornais de Rio Branco, além do conteúdo de sua empresa Kaxiana, sem mencionar ao leitorado a condição de assessor do senador. Digamos que é o outro lado que a gente não vê.

Tréplica para Romerito Aquino: "Altino Machado, ou você é ingênuo, mal informado ou é um teimoso em continuar distorcendo os fatos para firmar a “tua” verdade e afrontar a inteligência dos teus próprios leitores. (Ou as três coisas ao mesmo tempo!). Vai lá no ABC da profissão de jornalista e aprende que o jornalista não deixa nunca de ser jornalista pelo fato dele prestar ou estar prestando assessoria de imprensa. Ou, para você, é necessário vincular um profissional a uma função para considerá-lo como tal? Aprenda, em definitivo, que jornalista é jornalista estando em assessoria de imprensa, em jornal, em rádio ou em televisão. E, em lugar nenhum do mundo, não é necessário o jornalista se rotular em títulos ou funções para legitimar as suas opiniões e as suas convicções sobre os assuntos sobre os quais ele escreve. Ou você acha que o médico vai deixar de ser médico dependendo dele estar trabalhando num hospital, num centro de saúde ou num posto de saúde (públicos e/ou privados) ou nos três locais ao mesmo tempo? Então, desce da tua excentricidade inútil e pára de afirmar bobagens dizendo que, como assessor de imprensa, me disfarço de repórter, de articulista ou outra função da profissão. Vais me ver escrevendo e assinando matérias, artigos e análises, no Acre ou em qualquer outro lugar do planeta, durante toda a vida de meu Deus, estando ou não em assessoria de imprensa. Por último, aprende, de uma vez por todas, que não existe o “outro lado” para as pessoas verem quando não há manipulação da verdade dos fatos e se age com base na ética, na transparência e na decência. E obrigado pelo comercial da Kaxiana, só faltou o endereço (www.kaxiana.com.br). No mais, seria bom você ir a um dos congressos nacionais de jornalistas para conheceres melhor a profissão e parar de discriminar o jornalista que trabalha em assessoria de imprensa".

Meu aviso: vou trabalhar e a rinha fica fechada para balanço.

21 comentários:

Anônimo disse...

"É claro que um senador e político da magnitude ética de Tião Viana, que em todas as suas ações preza pela transparência, legalidade e responsabilidade com o uso dos bens e recursos públicos, jamais iria cometer tal gesto de insensatez e irresponsabilidade.

Quem então fez esta perversidade de pintar o nome do senador no carro?

a) Um inimigo político dele infiltrado na PF
b) Um puxa-saco exagerado
c) Um ET
d) Altino Machado
e) Eu

walmir.AC.lopes disse...

f)N.R.A.

Anônimo disse...

Nossa, impressionante como esses assessores do Tião são tão raivosos, não? Acho q é a terceira ou quarta vez que vejo um deles perdendo a linha desse jeito. Devem ganhar muitíssimo bem, só pode. Interessante tbm que quanto mais fala, mais se compromete. Vai ficando claro a arrogância, a pretensão, a falta de ética com os leitores, o desrespeito com a história da imprensa. Só não me incomoda mais pq não perco o meu tempo lendo os textos deles. Qualquer criança percebe que é pura propaganda. E mais ridículo é querer negar isso num ambiente como este. Que faça isso nos gabinetes da vida, partidos, jornalecos etc, mas não aqui! Achei uma afronta à inteligência de nós leitores. Aff...

Anônimo disse...

Romérito é, sempre foi, um capacho dos governos, seja ele da direita ou da direita. E ainda fala em ética. A ÉTICA DELE SEMPRE FOI DAR REDAÇÃO À MENTIRA DOS POLÍTICOS. Pensa que a gente é besta.

Anônimo disse...

O pior de tudo isso é que o "bendito" carro fica desfilando pelas ruas de Tarauacá ao invés de estar servindo a população de Jordão. Contam que um funcionário da saúde do Jordão foi transportar um doente na motoambulância e, quando este chegou ao hospital procurou o doente este tinha caído no caminho e o motorista não percebeu.

ALTINO MACHADO disse...

De um colega que mora no Ceará: "a motoambulância é a maneira mais burra de eliminar as doenças: ela mata os doentes".

Anônimo disse...

Noooossa gente!!!!
Que sacanagem!! Pintaram o nome do Tião Viana numa ambulância!!! Não acredito nisso!! Realmente, algum inimigo infiltrado na PF deve ter pintado...
Chamem a polícia.... investiguem!!! Com certeza isso não é obra do Senador.... afinal... ele é tãããããão ético....
Se precisar eu ajudo a achar esse bandido hein... (cada coisa)
Eu concordo que o assessor na posição que ocupa tem que defender o pãozinho com unhas e dentes, mas venhamos e convenhamos, não queira nos chamar de burros ou estúpidos, seu fracassado!

Anônimo disse...

Esse Romerito só pode ser "arrogante" e "despreparado" para o cargo. Quer dizer que ninguém deve denunciar o seu patrão? Ele é político para quê então? Aparecer de bom moço na mídia o Tião quer, mas críticas não, e ainda no final acaba perdendo a eleição para a presidência do Senado, conta outra meu! Observem que não é a primeira vez que o cidadão ai, digo o Senador aparece com estrepolias, no ano passado o mesmo parlamentar distribuiu cadeiras de rodas em plena campanha eleitoral, e o que o TRE fez?? Nada. Se a Polícia Federal esta fazendo o seu papel que é de investigar deixa a instituição em paz, e manda o processo para a Justiça. Chegando lá engavetarem, não é problema mais da polícia. Agora que esta vísivel o nome do Tião na lataria do carro isto tá e merece não uma nota de assessor revoltado e sim do próprio punho do Senador vir à público para dizer que história é essa??

Estamos aguardando.

Anônimo disse...

O senador tem que pintar a balsa hospital lá de Marechal Thaumaturgo e botar para funcionar. Está lá abandonada.

Anônimo disse...

Ser jornalista é ser puxa saco do Tião? Então prefiro ser leitor do Altino.

Fátima Almeida disse...

Nos anos noventa, funcionária concursada da Delegacia do MEC, extinta por FHC, técnica responsável pela área de educação ambiental, fiz uma curta matéria sobre a escola de e.A.que existia no Horto e enviei para um jornal do MEC. Meses depois vi minha matéria publicada numa tal Fôlha Verde de BSB assinada por Romerito Aquino. Desde então tenho uma certa desconfiança com Brasília, acho que existe uma máfiazinha de imprensa por lá.Fátima Almeida

Diadora Annos Xhamá disse...

Sempre admirei o senador Tião Viana e continuo o admirando,não por ser um exemplo de ética ,(isto não passa de um mito no meio politico desse nosso país corrupto),mas por sua inteligência politica,leia-se saber jogar o jogo dos interesses,disfarçado no eufemismo "a arte de se fazer política".Este é um ponto.
Outro ponto é querer brigar contra os fatos.A foto é real,o veículo existe ? Então o Sr.Romerito Aquino quer o quê ? que ninguém critique ? só pode ser uma patusca !!!
Parabenizo o autor do blog,não só pela divulgação do fato,mas principalmente pela publicação da réplica e da tréplica do assesssor do senador.Isto sim é jornalismo ! cabe agora a nós os leitores a fazer juízo diante dos fatos.Como acadêmico de jornalismo esta foi a melhor aula que tive até o momento.Como disse, o Tião Viana tem uma ótima inteligência política.Falta porém inteligência emocional aos seus assessores.Talvez seja por isso que pérolas politicas como essa,se torne realidade :pintaram o carro com nome do Tião bem grande e não queriam que desse na vista.Quaquaquaquaquaquá....Definitivamente o Tião Viana não precisa disto.

Anônimo disse...

Aproveita Romerito, essa boquinha acaba viu ??

Anônimo disse...

Acho que todos deveriam ter paciência e dar um voto de oportunidade ao Senador Tião Viana, afinal de contas ele à poucos dias vem de uma triste derrota no Senado Federal, deixando de ocupar aquela cadeira confortável e de gozar do direito de levar na bagagem uma seleção de desocupados para usufruir da bela Brasília.

Anônimo disse...

A ética petista é assim, pra eles tudo é permitido. Mais no fundo a grande diferença entre o Tiao e o Sarney é a idade. Já o Romerito, ele é pago prá isso, explicar o que nao tem explicaçao. Ele vendeu a sua vergonha e ética faz tempo, antes dos petistas chegarem ao poder.

Anônimo disse...

Rapaz, eu não ia comentar nada, mas resolvi fazê-lo pelo bem da minha consciência. Esse rapaz, o tal Aquino, é conhecido da terra, nada do que ele diga traz credibilidade pois escreve a mando e não é dono de suas palavras. Mais uma prova da total falta de personalidade desse cidadão é essa "tréplica", sujeitinho tosco e pedante. Quanto isso tudo passar torça para não voltar á m....

zeca disse...

"Jornalista" Aquino, olha a concordância...
"No mais, seria bom você ir...para conheceres melhor..."
Isso é uma vergonha!!!
Zeca Teixeira

Acreucho disse...

Não consegui ficar quieto vendo a polêmica levantada no Blog do Altino, sobre o negócio da ambulância da cidade de Jordão.
Calixto denunciou, Altino comentou, deu sua opinião e foi criticado por um dos “de plantão” que trabalham para o Senador Tião Viana, que deve ser cego, que me perdoem os deficientes visuais.
O “jornalista” Romerito Aquino, tenta nos fazer “não acreditar” no que nossos olhos estão vendo, que é o nome do Senador Tião Viana, estampado na lateral do veículo em questão.
Não vou entrar em contendas, pois, estando fora da net há muito tempo, posso cometer uma gafe, mas, não posso deixar de corrigir o nobre jornalista Aquino (Romerito):
“É claro que um senador e político da magnitude ética de Tião Viana, que em todas as suas ações preza pela transparência, legalidade e responsabilidade com o uso dos bens e recursos públicos, jamais iria cometer tal gesto de insensatez e irresponsabilidade.”
Romerito, essa declaração que você fez não existe! Magnífico apenas Deus. Não há ética na política, a transparência é apenas retórica. “Magnitude Érica”! Nos poupe!
Caros colegas leitores me desculpem se ainda estou escrevendo à moda antiga, ainda não tive tempo de me adequar as novas regras ortográficas, mas, prometo fazê-lo assim que possível.

Anônimo disse...

Romerito, jornalista que é jornalista sabe ler. O Altino não esculhamba com os assessores de imprensa. Ele detona os assessores de jornada dupla. Entendeu ou precisa desenhar?

Anônimo disse...

Nossa, Tião Viana ta em polemica novamente? Só pode ser carma mesmo. Deixem o cara ser feliz e ficar tranquilo. Afinal ele foi derrotado no Senado. Só ele mesmo pra acreditar que iria ser eleito o Presidente da mesa direora. E depois não me digam que a família viana não gosta do poder.... Mas deixem o cara gente. Ele é "ético e muito transparente", só tem que tomar cuidado com esse tipo de coisa, como deixar o seu nome na boca do povo, ou na porta de carros públicos. Nossa, essa foi demais, tenho até pena do coitado que fez isso, no minino a família viana vai acabar com a raça desse coitado, risos.
Gabi Ramos
Cascavel - Pr.

Anhy disse...

Romerito, aproveita a polêmica para matar a saudade de JORDÃO, com os indígenas, fumar aquele baseado da maconha plantada com aquelas sementes lá deixadas nos anos 70-80, lembra? velhos tempos de miserê, hem? nada como evoluir e ser assessor (bonito, não?) mesmo sendo pau mandado, aliás, como sempre, porém, agora regiamente pago, hi hi hi...