segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

DE VOLTA PRA FOLIA ACREANA

Após 12 dias de aventura em dois rios majestosos da Amazônia, retornei hoje para Rio Branco e me dou conta que Carnaval é algo muito importante para o governo e o povo do Acre. Haverá uma solenidade durante a qual o governador Binho Marques apresentará, amanhã, às 11 horas, no auditório da Secretaria de Educação, a programação da "Folia na Arena - Carnaval como Antigamente".

O carnaval de Rio Branco neste ano será realizado no estacionamento do estádio Arena da Floresta. Começa no dia 1º de fevereiro com a escolha do Rei Momo, Rainha e Rainha Gay do Carnaval. Será encerrada todos os dias à meia-noite para não interferir no horário de funcionamento do carnaval dos clubes. A Folia na Arena terá dois horários, sendo o primeiro das 17 horas às 20h30, animado por marchinhas e músicas tradicionais. O segundo horário, das 21 horas à meia-noite, com os sucessos mais agitados do carnaval.

Difícil mesmo é a gente engolir a alegação do governo estadual de que a festa será transferida do Calçadão da Gameleira para o estacionamento do estádio por falta de espaço e por razões de segurança. O governo demorou quase cinco anos para fazer a descoberta, não? Está muito mal explicada essa versão, sobretudo se se confirmar que existe empresário com a expectativa de faturar alto com a venda de camarotes.

Bem carnavalesca é a decisão de reproduzir a fachada de casas antigas do centro histórico de Rio Branco, lá no estacionamento do estádio. Se já existe a rua verdadeira e as casas, por que reproduzir tudo em outro lugar? É desperdício de verba pública em benefício de quem vai faturar com o comércio, como a venda de camarotes, por exemplo.

Esse negócio dos camarotes é uma mina. Em Salvador, as coisas começaram assim. Hoje, pode custar quase R$ 10 mil passar o carnaval nas ruas de lá. Na Gameleira, era tudo bem mais democrático. Agora haverá uma nítida segmentação social: os ricos no camarote pra não se misturarem com o povão.

De antigamente, nem a falta de esperteza.

Nenhum comentário: