domingo, 6 de maio de 2007

VERDADES E MENTIRAS



O pessoal que faz a defesa da exploração de petróleo no Acre está beirando o ridículo. O jornal A Tribuna publica hoje a inacreditável reportagem sobre o "roubo" que os peruanos podem vir a fazer do petróleo acreano. Falam até numa fictícia "sonda horizontal" peruana para captura de petróleo e gás acreanos. Patético. O jornal chega a afirmar absurdamente que não se sabe de nenhum desastre com a exploração de petróleo na floresta peruana.

Peço aos leitores para que cliquem aqui ou na seta acima e assistam ao vídeo de uma reportagem muito boa, de abril deste ano, produzida por telejornal de Lima. Trata do sexto derrame de gás no gasoduto do Camisea, do que dizem os índios machiguenga que vivem ao lado do gasoduto e do cinismo do gerente do consórcio de empresas que gerencia o duto. Noutro vídeo (veja), o governo do Equador expõe os danos ambientais causados à floresta amazônica pela exploração de petróleo.

Também vale a pena a leitura do "Diálogo ou inverdades?", artigo de autoria do antropólogo Mauro Almeida, publicado na coluna Papo de Índio, do jornal Página 20. É a resposta às acusações que o antropólogo sofreu da assessoria do senador Tião Viana durante a semana por ter se manifestado contra a exploração de petróleo no Acre. Leia aqui.

2 comentários:

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caro Altino,

O jornal Pagina 20, na coluna Retratos do Juruá, também se esmera em dizer sandices. O colunista, baseado em seu patrão (dele), também crê que os peruanos podem estar utilizando suas sondas no sentido "horizontal" para roubar o nosso petróleo. o "verdão" disse isso ainda na palestra sobre prospecção de petróleo que houve em Cruzeiro. O colunista, iluminado também pelo mestre Paulo Coelho, diz que os pesquisadores não conhessem a região doJuruá e desdenha os conhecimentos científicos dando-lhes aparência de literatura de segunda, em relação a de Paulo Coelhao, e pouco importante.
O pior é dizer que já está no acre a inacreditáveis quatro anos e que faz dois programas de rádio diários. Veja o que somos obrigados a ouvir todos os dias! mas não precisa ter pena, o povo sabe exatamente a hora de desligar o rádio e tem inteligência suficiente para separar as coisas.
Por fim, só digo que essa gente tentar defender a exploração de petróleo sem argumentos técnicos e científico, os desqualifica e os torna apenas figuras folclóricas, perigosamente folclóricas.

Bom Trabalho.

Lindomar Padilha

Unknown disse...

altino,

morreu um acreano bom.

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL32252-5601,00.html