terça-feira, 30 de janeiro de 2007

UMA GOTA DE ESPERANÇA



Elson Martins

O coordenador de assuntos políticos Francisco Nepomuceno, o Carioca, confirmou no final da tarde de segunda-feira, na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais do Acre (Fetacre), em Rio Branco, que o governador Binho Marques (PT) anunciará seu primeiro escalão na sexta-feira.

Carioca compareceu à Fetacre representando o governador num encontro com lideranças sindicais do Vale do Acre e do Vale do Juruá. Na ocasião, os sindicalistas reconheceram que Jorge Viana fez bom governo, mas cobraram mais diálogo e atenção do novo governador.

Além de informar a data do anúncio do secretariado, Carioca falou das prioridades de Binho Marques: saúde, produção, gestão e participação popular. Disse que Binho Marques é descentralizador por excelência, por isso obteve êxito ao administrar 17 mil servidores da educação durante 12 anos de gestão, com avanço inquestionável do setor.

- Todo membro do governo que vai ter poder para resolver problemas terá que ouvir vocês. Vocês vão ter um espaço que nunca tiveram – prometeu.

No início de março, Binho Marques vai com toda equipe à Foz do Breu, no Alto Juruá, na fronteira com o Peru, para planejar ações junto aos povos da floresta. A comunidade poderá virar padrão de desenvolvimento sustentável.

- O Governo da Floresta não pode admitir secretário que nunca foi à floresta. A nova equipe começa experimentando ferroadas de pium na Foz do Breu. O pessoal que vai trabalhar com vocês tem que ser bom - disse Carioca.

Os sindicalistas criticaram membros do governo que trabalham com as comunidades produtoras agrícolas e florestais. Eles alertaram sobre a situação fundiária, que pode reacender antigos e graves conflitos no Estado.

Ficou acertado, entretanto, que, após a viagem à Foz do Breu, o governo promoverá uma ampla reunião com os sindicatos e associações para produção de um diagnóstico “que mudará o jogo na zona rural”.

A presidente da Fetacre, Maria Sebastiana Oliveira de Miranda, disse que Francisco Nepomuceno a deixou com “uma gota de esperança”.

Além do texto, a foto é de autoria do jornalista Elson Martins, "sócio" deste blog.

3 comentários:

Anônimo disse...

Altino,
Sobre a "Gota de Esperança" que a presidente da FETACRE sitou:

- Espero que o Governador Binho Marques olhe com uma atenção especial para a área de produção do Estado, pois tenho acompanhado de perto (alias, de bem perto!!!) o descaso com as comunidades rurais. Nos primeiros 4 anos de mandato do governo Jorge Viana sentimos que as coisas caminharam bem, as pessoas a frente das secretarias da área produtivas eram mais competentes e tinham humildade para lidar com o seu publico alvo - os pequenos produtores e seringueiros. Não sei por que (mas até que sei!!), no segundo mandato ouve um retrocesso nas políticas publicas para os produtores rurais. Pessoas sem experiencia (como o caso de Denise Garafiel, Resende, Mauro Ribeiro) foram colocados a frente de secretarias e esses fizeram do seu cargo um palanque de luxúria. A SEF virou um balcão de negócios florestais, a SEAP (infelismente)parecia um órgão daqueles dos tempos aureos de Romildo e Orleir, onde os funcionários (que não tem culpa) compareciam só para assinar o ponto e quando não voltavam para casa, ficavam jogando conversa fora. O Secretário Mauro Ribeiro (muito vaidoso) aparecia mais na imprensa local do que na própria secretaria, e assim o desmando estava feito.
E tinha o caso mais sério, o da Secretaria de Extrativismo e produção Familiar - SEPROF. A secretária dali, que perdoem a palavra, mas nunca conheci uma criatura mais "escrota". Sem humildade nenhuma, grossa e incompetente. A secretaria infelismente acabou perdendo o seu foco, converse com os produtores rurais, veja se algum aprova o nome de Denise Garafiel. Nossa!!! Aquela criatura atrasou em 8 anos a área de produção familiar do estado. Cheguei a acompanhar alguns produtores em reunião com ela, mas sempre que eu saia de lá a sensação era a mesma - De onde tiraram essa coisa???? - . Tratava o produtor mal, isso quando os atendia e ainda por cima humilhava os seus funcionários.

Espero que essa "gota de esperança" da companheira sebastiana, se transforme numa "Enchurrada de mudanças!!!"

Só para deixar claro, não conheço essas pessoas que sitei no campo pessoal, portanto minhas opiniões são meramente profissionais.

Comissão Pró-Índio de São Paulo disse...

Gostei muito da nova roupagem do blog. É bom mudar a Forma e continuar se preocupando com o Conteúdo. Um abraço santista (mas de uma sãopaulina!)

ALTINO MACHADO disse...

Bianca, você é uma das poucas pessoas que gostaram do novo visual. Gosto da lista de posto que fornece, mas acho demasiada a largura da coluna de texto. Michelle fez contato. Beijos pra voces.