sexta-feira, 8 de setembro de 2006

PARA SEMPRE NESI



A Associação para a Conservação da Bacia Amazônica, do Peru, distribuiu mensagem em homenagem à pesquisadora portuguesa Vanessa Sequeira. Segue a nota que traduzi livremente do espanhol:

"Vanessa Sequeira se integra à família de ACCA em 1999 como diretora em campo do Projeto Conservando Castanhais. É neste projeto onde ela assume grandes responsabilidades em torno da implementação de um programa de manejo sustentável da castanha como uma alternativa econômica e ecológica que permita assegurar a conservação da Amazônia peruana. Nesi, como carinhosamente a chamávamos, esteve presente no processo inicial do desenvolvimento institucional e graças ao seu trabalho, se consolidam uma grande série de êxitos para a ACCA.

Desde sua chegada, Nesi (ou "La Inge", como também a chamavam nossos companheiros castanheiros) ganhou o carinho, a simpatia e o respeito de todos aqueles que tiveram a oportunidade de trabalhar com ela.

Lamentavelmente, no dia 3 de setembro, aos 36 anos de idade, Vanessa morre no Brasil, lugar onde realizava uma pesquisa para sua tese de doutorado para o Centro de Altos Estudos e Pesquisa de Agricultura Tropical da Costa Rica. O objetivo de sua pesquisa se concentrava em promover programas de manejo sustentado afim de ajudar às populações da região amazônica a cultivar suas terras sem necessidade de derrubar as florestas. Meta que marca tanto sua carreira professional e seu desenvolvimento pessoal.

O legado de Vanessa na conservação do Peru foi enorme. Ela assentou as bases para desenvolver o manejo dos castanhais, levando a ACCA a ser pioneira neste campo a nível mundial. Estamos profundamente agradecidos a ela pelos avanços que agora estamos apresentando. Ela permanece no coração de todos os castanheiros do Peru, do movimento ambientalista e de todos os que tivemos o privilégio de haver trabalhado junto com ela.

Nesi nos deixa uma valiosa herança científica, professional e humana, cheia de sensibilidade e nobreza. Por tudo isso e muito mais, para a família da ACCA, ela estará sempre presente entre nós.

Para sempre Nesi..."

Nenhum comentário: