quarta-feira, 16 de agosto de 2006

AMAZÔNIA INTERNACIONALIZADA

A minissérie "Amazônia, de Galvez a Chico Mendes", da Rede Globo, vai revelar a história do Acre, escrita por Glória Perez, e já começa a ganhar destaque na mídia internacional, o que é um grande passo para a comercialização de mais um produto global.

Todos sabem que a Amazônia continua a despertar curiosidades e a minissérie sobre o Acre com certeza está sendo concebida como um grande projeto facilmente comercializável no exterior.

Isso talvez explique o porquê da convocação de 200 atores para as gravações, isto é, metade de todo o elenco da Globo, e, ainda, o investimento de pelo menos R$ 400 mil por cada um de seus 48 capítulos.

A Rede Globo, que tem comemorado o sucesso comercial das suas novelas no exterior, já deve estar festejando, com a devida discrição, claro, o que o jornal americano The New York Time, por exemplo, destacou anteontem: a floresta amazônica será a estrela de minissérie brasileira.

O jornal reproduziu uma declaração do diretor Marcos Schechtman, para quem "o Acre é símbolo da história e dos problemas da Amazônia". Segundo Schechtman, "a minissérie estimulará a discussão popular em torno deles".

- O Acre era a região remota e esquecida da Amazônia. Chico construiu um mundo mais consciente - afirma a acreana Glória Perez, que voltará para escrever os episódios da segunda parte da minissérie em sua terra.

Mais informações (vídeos, fotos e entrevistas com Glória Perez, Marcos Schechtman e equipe) estão disponíveis no arquivo de maio deste
blog.

Mensagens de duas amigas:

Não lembro exatamente quando tudo começou. Nossa amizade (minha e do meu marido João Donato) com o Altino. Só sei que, desde a primeira viagem que fiz com João a Rio Branco, creio que em 2002, a convite do governador Jorge Viana, para que João fizesse uma série de shows em sua terra natal, nunca mais perdi o contato com o Altino. Falamo-nos diariamente por e-mail ou pelo MSN. Por intermédio do blog do Altino, ficamos sabendo que a Glória Perez estava escrevendo uma minissérie, "Amazônia - de Galvez a Chico Mendes" - e entre tantas outras articulações, foi fundamental a ponte que o Altino fez entre o João Donato e a Glória Perez, que levou a autora a uma visita à nossa casa e ao compromisso do João Donato em produzir (ou reunir o que já estava pronto) temas sobre o Acre. Em primeira mão, então, para não desviar da tônica do blog do Altino: ontem, entregamos à Glória dois CDs carregados de novas músicas.

Ivone Belém - jornalista
Rio de Janeiro

Querido Altino, pouco tempo tenho para acessar a internet. Gostaria de sentar com calma para responder a cada comentário dedicado a mim. Como você sabe, venho acompanhando as notícias através do seu blog e fico muito honrada e feliz ao saber que a minissérie está sendo um sucesso antes mesmo de ir ao ar! Estarei escrevendo sempre. Um grande abraço!

Brendha Haddad - modelo e atriz
Rio Branco

Um comentário:

Anônimo disse...

Morei durante 6 anos no Acre e hoje fico feliz em saber que o Brasil todo passará a conhecer a partir de janeiro um grande marco da história desse Estado, que é o Acre. Parabéns à Glória Perez por esta iniciativa.
E viva a AMAZÔNIA!!!!!
Patrícia Dias
Nutricionista - Rio de Janeiro