segunda-feira, 12 de junho de 2006

FORÇA O CASO

Meus colegas Andreia Fanzeres, do Rio, e Aldem Bourscheit, de Brasília, deduzem em reportagem no site O Eco, que o governo teve a intenção de abafar a Operação Novo Empate, que desarticulou uma quadrilha de comércio ilegal de madeira, formada por servidores públicos, lobistas, atravessadores e madeireiros, que atuava também em Mato Grosso, Amazonas e São Paulo.

Embora Flávio Montiel, diretor de Proteção Ambiental do Ibama, tenha dito ser "infeliz coincidência" a data da operação coincidir com o início da Copa do Mundo, a reportagem considera "estranho que na semana do Meio Ambiente, o governo tenha escolhido os 45 minutos do segundo tempo para divulgar crimes florestais no estado da ministra Marina Silva e onde o PT diz existir o Governo da Floresta”.

O viés da reportagem é tão forçado quanto a expressão "desbaratar uma quadrilha". Estou de volta ao Acre após acompanhar um festival de cinema e vídeo, que necessita de visibilidade, mas foi planejado para acontecer, em Goiás, durante a semana de abertura da Copa do Mundo.

Essa coisa de fazer reportagem basicamente por meio de internet e telefone é uma desgraça para o jornalismo. Basta conferir a lista de patrocinadores do site para constatar que...

Clique aqui para ler a reportagem "Abafa o caso".

Nenhum comentário: