sexta-feira, 11 de novembro de 2005

GUERRA BIOLÓGICA

Deu asas à minha imaginação, o fecho da poética nota "Às asas", do cronista Toinho Alves, no blog O Espírito da Coisa, a respeito da "tempestade de borboletas no Acre":

- Não sei se foi notícia no jornal ou na TV, não sei se algum especialista tentou explicar o fenômeno. Não sei se os deputados debateram o assunto no plenário, se é culpa do governo ou da oposição. Sei que são milhões e multiplicam sinfonias silenciosas. E sei que algumas delas, antes de criarem asas, eram lagartas e comeram boa parte da plantação de milho. Deviam ter atacado o capim. Agora vão ser comida de passarinho. Imagine se chegam bandos de andorinhas atrás de filés de borboleta... E depois delas, o que virá?

Na seção Linha de Frente da edição 367 da evista Carta Capital existe o artigo Nova Ameaça Amazônica, de Walter Fanganiello Maierovitc, no qual ele adverte que o Brasil deve ficar atento ao projeto de guerra biológica que tramita no Senado dos EUA, para eliminar a coca na Colômbia.

- Pelos estudos encomendados por Uribe, a lagarta Elória vira mariposa, pronta a voar e depositar ovos nas folhas de coca. Dos ovos nascem as lagartas esfomeadas e devoradoras de folhas e sementes de coca - afirma Maierovitc.

Ele acrescenta:

- Sucede que o ciclo não se fecha com o fim dos arbustos de coca. A Elória não é lagarta de cardápio único. Há todo o verde da selva amazônica para lhe servir de alimento. Como frisaram os ecologistas, a Elória só é boazinha nos filmes de Disney.

Comentário do engenheiro agrônomo Mauro Ribeiro, Secretário de Agropecuária do Acre:

- Os Lepidopteros (borboletas e mariposas) agrupam mais de 150.000 espécies - o maior número dentre os insetos-pragas da agricultura. Quando adultos, não causam nenhum dano, não se alimentam e vivem pouquíssimos dias. Na fase larval, são fitófagos agressivos, não desprezando nenhum tipo ou parte de planta. O que pode ter ocorrido para uma explosão populacional das borboletas? Acho que foi a combinação de altas temperaturas com elevada umidade do ar, favorecendo e encurtando o desenvolvimento embrionário. O problema, Altino, é que cada inseto adulto realiza a postura de dezenas a milhares de ovos, daí que, no ano que vem, quando as condições forem novamente favoráveis, corram com o alface!!

5 comentários:

Anônimo disse...

Quer dizer então que antes dessas borboletas invadirem nossa cidade eram largatas doidonas que comia folha e sementes de coca todos os dias? todas essas borboletas devem sair do quintal de Eudo Lustosa!

Anônimo disse...

Caramba nunca vi tanta borboleta... eu já estava entrando em crise.
Fiquei feliz quando acabou...

Anônimo disse...

Shirlei, só se foi aí na sua rua que acabou. Durante a manhã vi milhares delas de bubuia no ar, trôpegas, indo e vindo.

Anônimo disse...

Então que façam logo, antes que os homens acabem de vez com a floresta amazônica.

Anônimo disse...

Os Lepidopteros (borboletas e mariposas) agrupam mais de 150.000 espécies, o maior número dentre os insetos-pragas da agricultura. Quando adultos, não causam nenhum dano, não se alimentam e vivem pouquíssimos dias; na fase larval, são fitófagos agressivos, não desprezando nenhum tipo ou parte de planta. O que pode ter ocorrido para uma explosão populacional das borboletas? Acho que foi a combinação de altas temperaturas com elevada umidade do ar, favorecendo e encurtando o desenvolvimento embrionário. O problema, Altino, é que cada inseto adulto realiza a postura de dezenas a milhares de ovos... daí que, no ano que vem, quando as condições forem novamente favoráveis... corram com o Alface!!