
Quem disse que pau que nasce torto morre torto? Esse frondoso pé de jarina foi plantado no meado dos 1980, creio que durante a gestão do ex-governador Nabor Júnior, quando da inauguração do prédio da extinta Acredata.
Ele nasceu retinho, acreditem. Começou a ficar torto quando o prédio virou sede da Secretaria de Comunicação. Jamais produziu jarina, continua crescendo torto e ainda não morreu por causa da escora.
◙ Comentário do botânico Evandro Ferreira, do blog Ambiente Acreano, doutor em palmeiras:
"A jarina (Phytelephas macrocarpa) da Acredata nunca produziu frutos porque é uma planta macho. Veja as inflorescências masculinas pendendo entre as folhas (estrutura amarelada alongada).
Tecnicamente falando, a jarina é uma espécie dióica, com plantas masculinas e femininas se desenvolvendo separadamente (como é o caso do buriti). Resultado: jamais a jarina da Acredata vai produzir frutos.
Quanto ao pé da jarina crescer torto, obviamente que quem escorou o estipe (tronco) desta jarina deu uma voada monumental pois a espécie cresce com o tronco se desenvolvendo sob o solo e não sobre o solo. Com o tempo ele pode até dar as caras fora da terra, mas geralmente é subterrâneo.
A jarina é uma das poucas plantas que se diz que "andam". Isto porque o tronco vai empurrando a copa cada vez mais longe do local onde a planta germinou.
Mas não se espante. Existe na Colômbia, Equador e Peru uma jarina cujo tronco nasce reto e fica reto toda a vida. Seu nome: Phytelephas tenui-caulis".
7 comentários:
Muito bom à volta de suas fotos da natureza viva a natureza e o ecologista Altino srsrrsrsr.
Será que só eu entendeu o "espirito da jarina"?
Vai a dica:
1. "...Começou a ficar torto quando virou secretaria de comunicação..."
2. "...jamais produziu jarina..."
3. "...continua crescendo torto..."
4. "...ainda não morreu por causa da escora..."
Agora substitua as palavras "jarina" por RESULTADOS e escora por "DINHEIRO PUBLICO".
Abraços
Muito linda as fotos do seu blog, belos textos... Nossa amazonia no acre é bela. Gostei do seu blog, e estou recomendando no blog q sou editor, se tiveres interesse entra ai www.ncpam.com , é um blog do Núcleo de Cultura Política da Ufam.
falow t+
Não conheço o Acre, mas já me deu uma imensa vontade de conhecer por esta linda paisagem.
Tá lindo o blog, parabéns.
eu ia morrer sem saber que a palmeira ali era de jarina!
Pois é, ao menos para isso o blog serviu. Abraço Janu
Pois é...
Postar um comentário