
Era mesmo falácia quando o governo do Acre dizia, nos últimos dois ou três anos, que nesta época de verão amazônico estávamos a respirar fumaça decorrente das queimadas na Bolívia e nos estados de Rondônia e Mato Grosso.
Apesar dos quase 40 graus e da baixa umidade relativa (45%) com que temos sido castigados, ainda enxergamos em pleno agosto o céu azul, enquanto sobressai uma tênue cortina de fumaça na linha do horizonte. É fato que estamos queimando pouco em relação aos demais anos.
No Diário Oficial continuam sendo publicadas autorizações para queimadas, mas a maioria da população parece decidida a não tocar fogo em pastagens e florestas de qualquer jeito.
A grande prova será nos primeiros dias de setembro. Enquanto isso, na Bolívia, Rondônia e Mato Grosso o fogo não pára. Veja aqui.
4 comentários:
Que bom! Mas nem tudo são flores. É importante que os orgãos competentes atentem para as queimadas urbanas. A minha secretária que reside no Taquari informa que todos os dias os bombeiros correm para aquela área para imperdir que algo pior aconte
ça. O povo mete o fogo mesmo nos quintais. Isso indica que é necessário uma campanha de conscientização, ou até mesmo uma legislação que multe o infrator...Outra questão que vc deveria levantar é qt ao Rio Acre, tem de tudo: fusca, geladeira, bicicleta, sucatas, menos peixe. Um verdadeiro ferro velho daqui a dez anos ou até menos. Dizem que até os piranambus levantaram acampamento. Saudades das melancias...
Cadê os criticos?
Falta dizer que a velocidade do vento também é culpa do PT.
Me poupe.
As queimadas são um método arcaico... sem essa de dizer que é cultura local pratica-la que isso já é papo furado... nossa legislação ambiental está anos atrasada merecendo uma revisão para 6 anos atrás... são duas legislações que não funcionam... a ambiental e a de trânsito...
Quanto ao Rio Acre, o MAIOR culpado é a população, que degrada, transforma-o em lixão e depois vem reclamar das mazelas ocasionadas pelas atividades antrópicas que ela mesma realiza.
Fica a lição, para vermos o quanto a informação ainda é manipulada descaradamente. Imaginemos do q o Bush é capaz...
Postar um comentário