A novelista Glória Perez está particularmente preocupada em estimular a tradição popular do grupo Marujos da Alegria, do navio Brig Esperança, que surgiu no Acre na década de 40, no município de Cruzeiro do Sul.O grupo será mostrado na minissérie que Glória Perez escreveu sobre a história do Acre, cujo título provisório é "Amazônia - de Galvez a Chico Mendes". Nos últimos anos, o grupo Marujos da Alegria, comandado por Aldenor Costa, abriu os carnavais em Rio Branco.
Mais de 50 marujos atravessam o rio Acre num batelão e desembarcam no Calçadão da Gameleira, centro histórico de Rio Branco, onde o cearense Netwtel Maia atracou pela primeira vez e deu origem à cidade.
O amazonense Oswaldo Galego foi o primeiro a organizar a marujada no Alto Juruá. Aldenor da Costa, Chico do Bruno e Francisco Ferreira, que foram parceiros de Oswaldo Galego, se esforçam para manter a tradição.A primeira pessoa com quem a novelista Glória Perez quis encontrar ontem foi com Aldenor Costa, 66, que é o comandante do Brig Esperança e um excelente contador de histórias. Assista em vídeo trechos da entrevista da novelista com o comandante do Brig Esperança.
2 comentários:
Altino, boa tarde.
Creio que este foi o único video que o meu pobr emicro conseguiu me mostrar sem pausas.
E foi muito gratificante porque este homem é uma fonte inesgotável, pelo que vi. Fantástico!
Obrigada por nos mostrar essas belezas.
Beijos
MEU BOM ALTINO,OLHA O NOSSO ACRE MOSTRANDO A CARA PRO BRASIL. E MUITO MAIS,A SUA GENTE, A SUA HISTÓRIA, AS SUAS GLÓRIAS, LENDAS E TRADIÇÕES,O SEU FOLCLORE VIA MARUJADA,QUE ESTAVA FADADA AO ESQUECIMENTO.BICHO,O BICHO VAI PEGAR!
MEU CARINHO E MEU APREÇO PRÁ GUERREIRA
GLÓRIA. SUCESSO PROCÊ E SEU BLOG.UM ABRAÇO AMAZÔNICO PRÁ ESSA GENTE BONITA
DAI.
O ACRE MERECE !!!
SERGIO SOUTO
Postar um comentário