sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

REDES SOCIAIS NO ACRE

Manual para cúpula do governo recomenda retuitar Tião Viana


O governo do Acre instituiu um manual entre os ocupantes de cargos de confiança em que estabelece regras sobre o uso de redes sociais na máquina pública estadual.

O Blog da Amazônia obteve uma cópia do documento intitulado “Orientação para uso institucional das redes sociais pelas Assessorias de Governo”, que é distribuído de maneira muito seletiva.

O documento, de quatro páginas e 42 itens, é assinado pela Secretaria de Estado de Comunicação. Após estabelecer que “unidade no discurso é fundamental”, o item 21 recomenda aos usuários de redes sociais: “Dê RT no @tiao_viana”, que é a conta no Twitter do governador do Acre, Tião Viana (PT).

O manual pede “bom senso ao seguir alguém no Twitter” e assinala que “ao seguir pessoas você evidencia suas relações”. Ele considera “necessário refletir unidades de respostas, comentários, notícias, posts etc”, para evitar a “fragmentação da comunicação”.

O manual também recomenda que o conteúdo disponibilizado nas redes sociais não poderá ter caráter político-partidário e de promoção pessoal, embora o governador e o secretário de comunicação, Leonildo Rosas, não respeitem essa premissa.

Durante a semana, por exemplo, Rosas usou o Twitter para anunciar que fez vasectomia, após Viana ter feito apelo nesse sentido aos homens acreanos durante lançamento de um programa de planejamento familiar.

Veja o documento na íntegra no Blog da Amazônia.

6 comentários:

Janu Schwab disse...

Hmmm... “ao seguir pessoas você evidencia suas relações” ou seja, se você tem cargo comissionado e segue o Altino Machado ou qualquer um desses subversivozinhos de meia cuia, tá errado. Ahaha!

Aquela máxima do "Pensar diferente, sim. Caminhar junto, sempre" já não serve mais para a turma. Ao que me parece, agora mais do que nunca, a coisa ficou num "Ou você finge que pensa igual ou tá fora". É de dar medo...

E assim, o'tristeza!, de melindre em melindre, vamos minando nossa capacidade de pensar por conta própria e produzir debates, dando espaço e abertura para a conversa de boca pequena, para o boato e os fuxicos.

Pra quê, né? A intelligentsia acreana está tão bem servida de diversidade, né?

Pietra Dolamita disse...

Deveria lançar uma cartilha de como serem honestos.
Agora, sentiram que as redes sociais não é assim, e o que eles publicam dizem o que são.
E devem terem ficados ressabiados com o encrenqueiro genial jornalista, e seus seguidores e leitores, que mata a cobra (num bom sentido) e mostra e divulga no Blog o pau e a cobra morta.

Editor disse...

Creio que tal atitude não é digna de qualquer vislumbre mais intenso, querem apenas unidades nas divulgações de ações das instituições e de seus gestores. Para ter acesso ao manual no original, podem acessar o site do governo, já publicaram por lá, não foi nada de tão secreto assim. O link é: http://www.agencia.ac.gov.br/images/stories/Orientaes_gerais_-_redes_sociais.pdf

Janu Schwab disse...

Manual é coisa básica. A iniciativa é válida, afinal, o rumo de uma gestão deve ser um só, ainda que se dê abertura para, no meio do caminho, encontrar outras formas de caminhar.

Não é o manual em si, tampouco a totalidade de seus itens. Mas as contradições que achamos aqui e ali, entre um item e outro, turvando o que é público e privado, coletivo e individual.

A discussão do que é isso e aquilo nas redes sociais dá pano pra manga em plenária da sociologia contemporânea, mas, em se tratando de Acre, não deixa de ser sintomático e curioso.

Se o manual estimula o uso para fins institucionais, o certo seria recomendar RT apenas de perfis institucionais do governo e não da pessoa que ocupa o cargo de governador, cargo esse que tem prazo de expiração. Quer dizer, ao menos é o que diz a Carta Magna do Brasil, né? ;-)

Mas não tem confusão. Tem só um pouco de vergonha alheia por instituirem como item de manual algo que deveria ser de livre e espontânea vontade de cada pessoa.

Bom, já posso esperar uma enxurrada de RTs do Tião Viana e, claro, RTs dele para cada um desses RTs, ou seja... Adeus diversidade na minha timeline! Aahaha!

Julio Cesar disse...

Vou dar um Rt no @tião_viana e pedi para ele cumprir a sumula vinculante n.º 13 do STF e demitir todos os parentes nomeados por ele, é uma pouca vergonha ver um MPE tão omisso nessa questão, afinal o MP é ou não é o fiscal da lei?

eliomar m. disse...

Nossa se este secretario fez vasectomia, eu vou fazer o inverso. Vou fazer ovosctomia: Ou seja vou pedir ao médico para colocar mais um testicúlo no meu saco, para vêr se eu aquento fazer mais ums três meninos, e também para eu aguentar estes corruptos do Ptzão.