quinta-feira, 4 de novembro de 2010

POLÍCIA FEDERAL FAZ OPERAÇÃO TERRA CAÍDA

Caixa dois, compra de votos e abuso de poder econômico no Acre


A Polícia Federal (PF) no Acre deflagrou na manhã desta quinta-feira (4) a "Operação Terra Caída" e cumpriu mandados de busca e apreensão em seis endereços em Rio Branco (AC) e três no Estado de São Paulo.

O escritório do empreiteiro Sérgio Nakamura, ex-diretor do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), foi um dos locais onde a PF cumpriu mandado de busca e apreensão em Rio Branco.

Nakamura dirigiu o Deracre durante os dois mandatos do ex-governador do Acre, Jorge Viana (PT), senador eleito que está sendo investigado pela PF por suposta compra de votos.

Nakamura é um dos três assessores do ex-governador e quatro empreiteiros denunciados no ano passado pelo Ministério Público Federal à Justiça Federal por desvio de R$ 22,8 milhões destinados às obras de pavimentação e restauração de trechos da rodovia BR-364, que liga Rio Branco a Cruzeiro do Sul, na região do extremo-oeste do país.

A PF informou que a operação tem por objetivo investigar o financiamento irregular de campanha eleitoral disputada no Estado do Acre.

De acordo com a própria PF, empresas privadas, contratantes com o poder público, estariam doando recursos não declarados à Justiça Eleitoral.

"O dinheiro estaria sendo empregado a princípio na compra de votos e conseqüente abuso de poder econômico", informa a PF.

Os materiais recolhidos durante as buscas serão alvo de análise para posterior instrução do inquérito policial que corre em segredo de justiça.

Na execução dos trabalhos nenhuma pessoa foi presa, por não haver representação por prisão cautelar dos investigados. Segundo a PF, após concluído, o inquérito será remetido à Justiça Eleitoral no Acre para continuidade da persecução penal.

Nome da operação
A operação faz menção ao romance Terra Caída, do cearense José Potyguara, um dos livros que inspiraram a minissérie Amazônia: de Galvez a Chico Mendes, da novelista acreana Glória Perez. Potyguara descreve a saga dos seringueiros que protagonizaram o ciclo da borracha.

Em Terra Caída, a condição desigual das personagens encontra um destino comum na destruição: todos serão vítimas da floresta impiedosa (com seus animais ferozes e dilúvios devastadores) e da perversidade que emaranha pais e filhos em disputas sexuais, transforma mulheres em mercadoria e envolve compadres e camaradas em rivalidades homicidas.

6 comentários:

EXERCÍCIO FÍSICO É SAÚDE - CASTRO PERSONAL TRAINER disse...

É A POLÍCIA FEDERAL TEM QUE ABRIR OS OLHOS E ENTREGAR ESSE POVO, QUE FINGE SER SANTO, MAS TODOS SABEM O QUE ELS FIZERAM NO VERÃO PASSADO.

Avoz disse...

É realmente um belo romance!!!

Fátima Almeida disse...

Esse Nakamura, quem é, de onde veio e por que?

Marcelo disse...

Fátima, santo de casa que vive em casa não faz milagres!!!

Antonia do Acre disse...

Jorge Viana tanto fez para levar seu companeiro Edvaldo Magalhaes à Brasília..., ele está quase, quase conseguindo!

O que Jorge Viana só nao esperava, é que Edvaldo Magalhaes ficasse na vaga que deve ser deixada por ele. Tomara que o desejo de "Sao Jorge" seja cumprido.

Quero assistir de camarote a queda do "Rei da Floresta"

Andarilho disse...

Demorou pra acontecer isso.