quarta-feira, 24 de março de 2010

MPF DE OLHO NO 3G

Filipe Serrano

Para apurar problemas com a oferta de banda larga pela rede 3G das operadoras, o Ministério Público Federal abriu uma consulta pública para colher informações dos usuários da internet móvel no Brasil. O MPF quer saber quais os tipos de problemas pelos quais os usuários têm passado ao usar os modens 3G, como por exemplo falta de sinal, velocidade baixa e assistência técnica ruim.

A consulta pública faz parte de um inquérito civil aberto depois que a associação Proteste entrou com uma representação contra os serviços de internet oferecidos pelas operadoras de celular. O MPF pretende investigar qual o tipo de prejuízo gerado pela má prestação dos serviços.

O MPF vai receber as reclamações, sugestões ou contribuições por 60 dias (até as 16h do dia 18 de maio) pelo e-mail consultapublica_mssa@prsp.mpf.gov.br ou por cartas para o endereço Rua Peixoto Gomide, 768, São Paulo-SP, CEP 01409-904. No envelope deve estar escrito “consulta pública procedimento 1.34.001.004236/2009-18”.

Fonte: Link

3 comentários:

Rodrigo disse...

O 3G que a VIVO vende como "ILIMITADO" é na verdade uma grande forma de propaganda enganosa já que o Plano vendido é na verdade LIMITADO (e muito), senão vejamos: Quando fui a VIVO adquirir um plano de internet 3G me fizeram acreditar que no meu caso seria mais adequado o Plano Vivo 3G "ILIMITADO", pois como seria para acessar a internet constatemente não correria o risco de pagar excessos de dados. OK!

O problema é que na maioria das vezes, os clientes que contrataram o plano “Vivo 3G Ilimitado“, não foram informados de forma clara sobre a LIMITAÇÃO grosseira que há no plano.
E como descobri sobre a LIMITAÇÃO? certo dia, bem nos primeiros dias de uso recebi a Mesagem de texto informando "Voce usou mais de 2048MB de seu Vivo Internet e sua velocidade foi reduzida. Saiba mais em www.vivo.com.br/vivointernet3g"
Resolvi acessar o contrato disponível no site da Vivo onde diz:

4.3. Nos Pacotes ilimitados, a velocidade de acesso poderá ser reduzida quando atingido determinado volume de dados trafegados no ciclo vigente. A consulta sobre volume de dados e velocidades poderá ser realizada em www.vivo.com.br/vivointernet3g.

É muito interessante o significado das palavras ilimitado e limite retiradas do dicionário Aurélio, que valem uma breve reflexão:

Limite: 1 – Linha de demarcação, raia; 2 – Local onde se separam dois terrenos ou territórios contíguos; fronteira; 3-Parte ou ponto extremo, fim;

Ilimitado: sem limite, infinito, imenso;

Ou seja, o plano vendido como ILIMITADO é na verdade uma forma de atrair os consumidores para uma armadilha.
E o mais interessante é que os bacanas do órgão de defesa do consumidor nada fazem.

ac.brasil disse...

Gostaria que isso fosse feito também em relação ao serviço de Banda Lerda! ops Banda Larga da "OI"
acredito que muitas pessoas também estejam insatisfeitas, tanto com a empresa quanto com a telemon que presta serviço pra
"OI". são quedas constantes, velocidade duvidosa, duvidosa SIM! pois em testes que realizo em horários diferentes, minha
conexão apresenta 30kbps, 23kb/s, 18kb/s. sendo que minha internet é de 1mega. até chego a usar 1mega, mas volta a ocilar
sempre. Acho lamentável a forma desreipeitosa como essa empresa vem prestando um serviço que deixa a desejar. o que aliás não
é privilégio meu. O descaso no tratamento com seus clientes é de conhecimento de muitos clientes.
Espero que a "OI", mesmo provando que não está nem aí com seus clientes, pelo menos se preocupe com seu próprio bolso e
reveja sua posição, pois se todas as pessoas insatisfeitas com o serviço procurarem seus direitos, eles também terão muita dor de cabeça.

Francisco Cândido Dias disse...

Com o LULINHA na folha de pagamento da OI, eles sabem que tem quem os proteja la em cima, bandalheira, pilantragem são com eles.