quarta-feira, 9 de setembro de 2009

EM RIO BRANCO, 48°C


Enquanto nas regiões Sul e Sudeste as chuvas causam destruição e mortes, em Rio Branco (AC), no Norte do País, a população é obrigada a suportar calor em excesso.

Às 13h20 local (14h20, em Brasília), o termômetro registrava 48° C no centro da cidade.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, nesta tarde Rio Branco está sob 38ºC, com sensação térmica de 42ºC.

Sipam prevê clima mais ameno

Desde o fim-de-semana prolongado, as temperaturas têm sido altas, com máximas acima de 36ºC em todo o Acre.

Embora normal para o período, o calor incomoda e faz a população recorrer ao ar condicionado e à maior ingestão de líquidos.

A partir desta quinta-feira, frente fria que vem do sul do país deve amenizar o calor.

Chegando primeiro no sul do estado, o fenômeno trará chuva e reduzirá de quatro a seis graus as temperaturas máximas, de quinta para sexta.

-Na quinta não fará frio, mas sim menos calor. O frio mesmo virá só depois de sexta-feira e que durará até sábado - adianta o meteorologista Luiz Alves.

A previsão é de mínimas de 15°C em Rio Branco, Sena Madureira e Acrelândia e 14°C em Brasiléia, na sexta-feira.

Já Cruzeiro do Sul e Tarauacá terão menores temperaturas no sábado, com previsão de 16°C e 17°C, respectivamente. No domingo, os termômetros já voltam a subir.

Foto: Hermington Franco

18 comentários:

Anônimo disse...

Ou a terra subiu ou o inferno desceu!!!!!!!!!!
Vige Maria!

...vdj... disse...

Esse termômetro tem uma variação de 4° acima da tempetarura real... ja constatei isso. Então, se na foto mostra 48°, a real temperatura era de 44°, o que assusta também!

Como diz o Lulu Santos: "Na qual se crê que o inferno é aqui" !!!

.
.
.

Anônimo disse...

Momento ótimo para um delicioso tacacá ou um "cozidão" com bastante maxixe,repolho,quiabo e girimum.

Anônimo disse...

Esse termômetro esquentou tanto que já está fora do prumo.

Mesmo assim, imagino o calor que deve estar fazendo, pois se aqui em Manaus, com cerca de 40º já está insuportável...

Anônimo disse...

No cozidão faltou a batata...

Anônimo disse...

Ô povo mole. Em Mossoró dá isso aí de madrugada!

Anônimo disse...

Olá Altino! Sou jornalista e escrevo de Campinas, interior de São Paulo. Acabo de ler sua entrevista, feita por Eliane Brum, e conhecer seu blog. Fico feliz e orgulhosa por saber que existem jornalistas como você em nosso país. Parabéns! E obrigada.

Unknown disse...

O centro da cidade tem em média 3 graus a mais do que o Aeroporto, onde se mede a temperatura oficial da cidade, devemos ter chegado perto de 42 então no centro, o termomêtro embora com erro retrata o nosso suplício térmico. O que mais assusta no entanto não são os "picos" e sim a quantidade de horas com temperatura altíssimas no dia, resultado da massa de ar quente e baixa perda radiotiva, ou seja, com sol ou sem sol, um calor destruidor! Que venha esse pedacinho de friagem!

Ferraz disse...

Termômetro de rua nao marca temperatura certa durante o dia com sol, marca certo apenas em dias nublado ou a noite.

Temperatura hoje em Rio Branco:

Estação convencional do INMET, parece que fica na UFAC - 35,4°C.

Estação automática do INMET fica pra banda da Transacreana - 36,1°C.

Aeroporto - 38,3ºC.

Interior:
Cruzeiro do Sul - 33,9°C
Tarauacá - 33,8°
Parque Estadual Chandless - 36,5°C

Anônimo disse...

Altino, você que gosta de pegar no pé do povo q se diz jornalista dá só uma olhada lá no sie ac24horas. Segundo o informativo da Web em Rio Branco hoje não fez 48°C, para o site, na capital acreana fez quadragésimo oitavo não sei o que... isso mesmo! dá uma olhada lá e faça um print da página rsrsrs...

Anônimo disse...

"Na quinta não fará frio, mas sim menos calor. O frio mesmo virá só depois de sexta-feira e que durará até sábado - adianta o meteorologista Luiz Alves."

O frio vai ser de madrugada?

Anônimo disse...

Ué?

o Governo não vai "alardear" mais esse feito? Mais esse "recorde"? Afinal, nunca na história desse Estado os termômetros registraram temperaturas TÃO elevadas...aff!


(O pior cego é o q não quer ver)

Anônimo disse...

Este é um dos feitos dos mais de 10 anos de Governo petista, mais de 10 anos também de Prefeitura só de políticas públicas insustentáveis, nada ecológicas, nada criativas, nada de arborização, nada de nada! É cimento e ar-condicionado pra todo lado!!!

Anônimo disse...

Tem que pedir para o MPF mandar baixar o termometro!!

Anônimo disse...

DA SÉRIE: CONSPIRAÇÕES AMAZÔNICAS!

Acho que a turma do PT iniciou de forma secreta a produção de armas nucleares no Acre. A partir de um reator comprado na Venezuela e contrabandeado por Cobija, a tal fábrica está instalada nos subterrâneos da Praça da Revolução (Daí a explicação para aquela reforma tão demorada e da mundança do nome da referida praça). Dentre os efeitos deletérios de tais atividades, podemos relacionar as últimas ondas de calor e o defeito no funcionamento daquele termômetro próximo à praça.

Anônimo disse...

Cuidado que se depender no Acrebucho a culpa é do Governo ou da estrela!!!

Gabriel Heinrich disse...

Frio de um dia? Só? Não precisa nem fazer então. é melhor ficar no calor mesmo pra não desacostumar.

Gabi Ramos disse...

Risos, minha nossa, 48° C? Se fizer esse calor aqui no sul extingui-se os sulistas.... Aff!!! com todo esse clima quente só faltava um mar ai...
Gabi Ramoa
Cascavel - Pr