domingo, 27 de setembro de 2009

AS DONAS DAS RECEITAS

Ribamar Bessa


Existem plantas cujas flores são comestíveis: brócolis e couve-flor, por exemplo. Agora, levanta a mão aí quem já comeu flor de pupunha? A época é essa, setembro, quando as pupunheiras começam a florir. É quando dona Maria Martins Lana, índia Kubeo do Alto Rio Negro (AM) coloca balaios embaixo das palmeiras para colher as flores que caem. Ela retira as pétalas, deixando-as descansar por três dias num paneiro, pra ficar “no ponto”. Depois disso, já pode preparar uma torta de flor de pupunha.

Nascida no rio Uaupés, dona Maria, 47 anos, dona de uma receita refinada de peixe com flor de pupunha, nos aconselha:

- No dia de preparar o peixe, lave as flores e coloque numa panela com água para cozinhar por uma hora. Depois de cozidas, deixe esfriar. Aí soque as flores no pilão. Leve a massa pilada ao fogo para cozinhar por mais uma hora. Não esqueça de temperar com sal e pimenta. Ao final, você terá uma pasta para temperar o peixe, mas que também pode ser comida pura.

Ora, direis, comer flores! E eu vos direi, no entanto, que para comê-las é preciso ir buscá-las entre dezenas de receitas do livro “Comidas Tradicionais Indígenas do Alto Rio Negro” (EDUA-FioCruz), lançado nessa quinta-feira, dia 24, no Museu do Índio, Rio de Janeiro, por duas pesquisadoras: a professora da Universidade Federal do Amazonas Luiza Garnelo, médica e antropóloga, e a índia baré Gilda Barreto, coordenadora da Wariró – Casa de Produtos Indígenas do Rio Negro. Fui até lá para conferir.

Leia mais no Blog da Amazônia.

3 comentários:

Rosa disse...

Gente, que maravilha de receita: Altino! estava, agora mesmo, na cozinha pensando num almoço de domingo: adoro peixe, mas aonde encontro flores de pupunha? Os pratos tipícos indígenas são realmente saborosos: conheço uma receita com peixe ou qualquer outra carne, feita com creme de milho verde e "mudumim" (assim os Kaxinawa chamam amendoin): comi em Terras Kaxinawa.
Que idéia realmente sustentável: o laçamento desse livros “Comidas Tradicionais Indígenas. Saudade da Comissão Pró- Indio aqui no Acre, era uma organização não-governamental que desenvolvia um trabalho muito promissor, não sei que fim levou essa ong...
Mudando de Assunto: eu gostaria de entender qual a relação do Brasil com Hoduras, para o Brasil está decidindo a situação da política interna de Honduras, acabei de ver no noticiário que Honduras está esperando o Brasil decidir sobre a situação do Precidente deposto Manuel Zalaya, pois para Lula ele(Manuel Zalaya) ainda é Presidente. Fico assustada, pois o Lula não consegue nem amenizar a "guerra nos morros" do Brasil! Se Alguém me esclarescer eu agradeço...

Anônimo disse...

Caro blogueiro do coração

Putz!
Legal!
DO caralho!

Onde é q a gente compra esse livro?

Mariah disse...

A mesma pergunta te faco...onde encontrar as flores de pupunha???
e muchas gracias pelas ideias,as receitas,a linda musica..e dedicatoria de amor a tua filha Jaen!!
teu blog ta assim do jeito que eu gosto...diversificado,eclético,mexido!!!!

saudaziones Madrileñas wapo!!!

P.s.' E o livro de receitas onde encontro?

besos