terça-feira, 14 de julho de 2009

APAGÃO EM RIO BRANCO

Cidade ficará seis horas sem energia elétrica no domingo

A companhia Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) anunciou nesta terça-feira que Rio Branco, no domingo, permanecerá sem energia durante seis horas. No período de 6 às 12 horas, serão realizadas manobras para possibilitar a conexão da subestação Derivação, que atenderá ao canteiro de obras da usina hidrelétrica de Jirau, no Rio Madeira, em Rondônia.

A operação técnica da Eletronorte se dará a 90 quilômetros de Porto Velho (RO), sendo necessário o desligamento do linhão, que interliga o sistema elétrico Acre-Rondônia.

- Com o desligamento, haverá interrupção no fornecimento de energia elétrica na cidade de Rio Branco e nos municípios interligados por causa das manobras de desconexão e conexão da linha - disse o engenheiro José Guilherme Corrêa Nonato, gerente da Divisão de Transmissão da Eletronorte no Acre.

O Ministério Público Federal analisa um pedido do presidente do Sindicato dos Urbanitários, Marcelo Jucá, e da deputada federal Perpétua Almeida (PC do B,) para que a Eletronorte seja impedida judicialmente de realizar a transferência das turbinas de Rio Branco.

Existe pressão política para que as duas turbinas termelétricas de Rio Branco desejam transferidas para o interior do Amazonas e do Amapá. Segundo os Urbanitários, se isso acontecer, Rio Branco e os municípios interligados ficarão totalmente dependentes do linhão e qualquer pane deixaria as cidades mais vezes sem energia.

A desativação do parque termelétrico será tema de reunião nesta quarta-feira (15), convocada pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Ricardo Gralha Massia, com a participação de diretores da Eletronorte, representantes da Aneel e do Sindicato dos Urbanitários.

4 comentários:

Anônimo disse...

Depois tem gente que faz beicinho quando o Ivo Cassol fala algumas verdades sobre o Acre.

Anônimo disse...

Não acredito! em pleno domingo de descanso, 6 horas sem energia elétrica! tem coisas que não tem nem o que dizer, isso é um verdadeiro absurdo. Não acredito que a Eletroacre ou Eletronorte façam o que fazem e fica tudo por isso mesmo, nunca vi um serviço tão ruim quanto o dessas empreas. Cadê a Aneel nessas horas? na verdade pra que serve mesmo essa agência?.

Anônimo disse...

AQUI É A TERRA DO "TUDO É PERMITIDO", SÓ NÃO VALE SER HONESTO E RESPEITAR TRABALHADOR.

Anônimo disse...

Altino,

Bem espero que até 2010 quando o Acre será o melhor lugar para se viver não haja apagões.