quinta-feira, 11 de junho de 2009

AMÉRICA SERVIL

Mensagem do escritor Juarez Nogueira:



"Olá, Altino


Lamentável o episódio com o povo aguaruna. Mais lamentável é que um país com tradição de resistência, cujo símbolo é a bela flor de retama, ainda eleja político desse calibre, Alan Garcia, presidente honorário da Internacional Socialista. Imagine se não o fosse.

Muito impressiona o fato de ter sido eleito, visto ser tão impopular.
No Peru, são constantes as marchas e protestos contra seu governo, em todo o país.

Em 2007, em viagem ao Peru, fiquei "ilhado" em Puño, por três dias, por causa de um "paro" (greve) gigantesco com enterro simbólico de Garcia. A paralisação arrebanhou nativos de todas as províncias, cidadãos de todas as classes e colores.


Impressionado com tanta impopularidade e apesar disso terem-no eleito presidente, quis saber porque o elegeram e a resposta foi que o povo temia a volta do ex-presidente Alberto Fujimori.

Essa questão da concessão do petróleo é penumbrosa. Ano passado, primeiro-ministro e tantos outros do gabinete de Garcia renunciaram após denúncia de receberem propina para influenciar nas concessões das licitações de petróleo.

Mas nada ainda foi mais deprimente do que a situação miserável dos ese-eja, ou do que restou deles, às margens do rio Madre de Dios, achoçados nas barrancas, à mercê da ação das minerias: a convicção de que um dia foi um pueblo com sua pertença.

E hoje, na anarquia do provisório, subsistem, numa espécie de bastardia, na eterna ausência e distância da urbanidade, nas fronteiras da civilização, porque não são considerados cidadãos de primeira classe, não foram e, acredito, dificilmente serão assimilados à sociedade nacional como parte indistinguível dela, senão com muita luta.

Drama que, infelizmente, não solapa apenas a gentilidade destes hermanos, mas de toda a América servil. Tanto lá quanto cá, ainda mal votamos e votamos mal.

Desculpe, Altino, sigo muito, muito descrente.

Um abraço."

3 comentários:

Marcelo Jardim disse...

Infelizmente tbm recebi notícias nada animadoras da Europa. Tanto em níveis continetais quanto locais, houve uma esmagadora vitória de políticos conservadores, fascistas mesmo. Um retrocesso significativo e remeroso na composição dos representates políticos de lá, como me informou tia Dirce, q mora na Itália. Eita mundo infantilizado esse...

Anônimo disse...

ATENCÃO TRE E POLICIA FEDERAL

LA VEM DERRAME DE COMBUSTIVEL EM 2010.

O PODEROSO MACHADO DEVE TÁ COM ALGUM POBLEMA NA ESFERA FEDERAL. OLHA O APOIO ANTECIPADO.




Blog do CricaApoio aberto
09/06/2009 - 04:03
O empresário Eliazar Machado, o “Machado do Posto”, explicava ontem em uma roda de políticos, seu apoio ao senador Tião Viana (PT) para o governo: “é o mais preparado de todos os candidatos”. E, quando lhe apertaram lembrando que era da oposição, dá uma explicação convincente: “nenhum político da oposição pode reclamar de mim. Eu ajudei em todas as suas campanhas, e quando chegaram ao poder, boa parte do que compraram, não me pagaram”.

Anônimo disse...

Caminhando e cantando...Muito atual.