quinta-feira, 21 de maio de 2009

"DALAI LAMA DA FLORESTA"

Espanha prepara homenagem à luta de Davi Yanomami


O líder indígena Davi Kopenawa Yanomami receberá na Casa de América, no próximo dia 2 de junho, uma menção honorífica outorgada pelo jurado do prêmio Bartolomé de las Casas, como reconhecimento à sua destacada liderança em defesa dos direitos da sua etnia yanomami, bem como de outros povos indígenas brasileiros.

Davi Kopenawa, que é uma das lideranças indígenas mais famosas mundialmente, foi apelidado pela imprensa alemã de "Dalai Lama da floresta". Na sua primeira visita a Madri, o yanomami abordará questões relacionadas à mudança climática e ao uso insustentável dos recursos naturais.

- Escutamos o grito da terra pedindo socorro. A terra não tem preço. Não pode comprar nem vender ou trocar, porque não tem dinheiro para comprar. É muito importante para os brancos, os negros e os índios lutar juntos para salvar a vida da floresta e da terra. Se não lutamos juntos qual será o nosso futuro? Seus filhos precisam da terra e da natureza viva e em pé. Nós índios queremos respeito para nossos direitos. Vocês podem aprender junto com nós e nossos pajés. Isto é importante não só para nos yanomami, mas para o futuro de todo o mundo - afirmou Davi Yanomami ao pessoal da organização Survival International.

Chico Mendes

A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) apresentou um projeto declarando o acreano Chico Mendes Patrono do Meio Ambiente Brasileiro.

- Precisamos trazer à memória do povo brasileiro a luta atual de Chico Mendes em defesa da Amazônia, do desenvolvimento sustentável e da sobrevivência da humanidade - disse.


Leia mais no Blog da Amazônia.

2 comentários:

Unknown disse...

Por tratar-se de uma liderança famosa mundialmente torço pra que ele lembre também dos índios de Feijó, que vivem perambulando bêbados pelas ruas, numa total indigência e dos demais do nosso querido Acre.
Eles se transformam no “décor” das vitrines internacionais do “exótico” do “primitivo” depois mergulham no ostracismo e no ócio do processo natural da aculturação.

Ah Mario de Andrade! Veja o seu Macunaíma. Monteiro Lobato! Meu saudoso Darcy Ribeiro! “Que saudades que tenho da aurora da minha vida!”
O jeito é cantar Aquarela do Brasil “Brasil meu Brasil brasileiro meu mulato isoneiro vou cantar-te nos meus versos!” ( E por aí vai....!}

Unknown disse...

TO BE OR NOT TO BE, ITS THE QUESTION!
“Ser ou não ser” ÍNDIO “eis a questão!”