A Força Nacional de Segurança (FNS) já pode ser convocada pelo Ibama para combater crimes ambientais nos estados sem pedir a autorização dos governadores. O ministro Tarso Genro, da Justiça, assinou ontem a portaria alterando a legislação anterior pela qual a tropa de elite só poderia ser convocada mediante um pedido formal dos governos estaduais.
O ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, disse que houve casos em que ficou impedido de convocar a Força Nacional. Ele lembrou do que ocorreu em Paragominas (PA), no fim do ano passado, quando uma ação promovida por madeireiros resultou no incêndio de carros e da sede local do Ibama.
- Também jogaram coquetéis molotov no hotel em que estavam os agentes do Ibama, mas nós não tínhamos poder para pedir a convocação da Força Nacional - assinalou Minc. Ele disse que é necessário desafiar os criminosos ambientais.
- No fundo, são os mesmos que, há 20 anos, assassinaram Chico Mendes - e que continuam com a arma da impunidade ambiental na mão.
Um comentário:
A FNS deve ter algo muito mais importante e util para fazer, do que fazer plateia as imbecilidades e pirotecnias folcloricas desse ministro que so conhece Amazonia de gabinete e de atlas
Postar um comentário