sábado, 7 de fevereiro de 2009

"SAUDADES DO NOSSO ACRE"


É um privilégio chegar em casa e encontrar como presente o mais novo álbum do compositor acreano João Donato, com uma meiga dedicatória:

- Altino, saudades do nosso Acre.

O álbum é "João Donato Sambolero Trio", que reúne João Donato (piano), Luiz Alves (baixo acústico) e Robertinho Silva (bateria), com participações especiais de Zeca Pagodinho, Sidinho e Ricardo Pontes.

- João Donato é daqueleas criaturas que passam pela vida deixando um rastro desconcertante de simplicidade. Sua música é a expressão literal da floresta, do rio, do mar e dos bichos, mas sem retumbâncias, como se estivese batendo um papo informal com Deus. E Ele parece ter assoprado mesmo a Donato as melodias mais encantadoras, a batida mais original e essa incrível capacidade de traduzir o seu lugar e a sua gente. Pensando bem, Donato parece uma grande árvore brasileira, que nos acolhe, abriga e depois dá frutos generosos, para se comer na sombra - registra com fidelidade o texto da contracapa.

No vídeo abaixo, novo arranjo para "Lugar comum", cuja melodia João Donato ouviu quando criança sendo assobiada por um canoeiro que descia o Rio Acre, no bairro XV, em Rio Branco. Muitos anos depois, no Rio de Janeiro, o compositor contou a história e Gilberto Gil fez a letra.

6 comentários:

Anônimo disse...

Oi Altino,
que gentileza e valoroso presente você recebeu.
O João é maravilhoso e merece todas a honras e posts em seu blog.
Aproveito e dou parabéns ao João pelo novo CD e por todo o conjunto de sua obra.
Que orgulho eu sinto de você grande compositor.
Saúde a todo!

Anônimo disse...

Que orgulho o seu Altino, e de todos nos acreanos pela belíssima obra de João Donato e companhia.
Com certeza está muito bom pelo pouquinho que pude ouvir, e você orgulhoso por receber o novo Álbum.
E nós ficamos feliz pelo seu trabalho que não quarda as belissimas obras que recebe só pra vc nós passar sempre em primeira mão através de seu Blog.
Bom domingo

Anônimo disse...

Tenho verdadeira paixão por pessoas com a sensibilidade aflorada...Parabéns pra vcs.

morenocris disse...

soberbo!

bom domingo.

beijinhos.

Anônimo disse...

Agora o compositor é 'acriano'.

Anônimo disse...

Anônimo das 8:25,o João Donato sempre foi acreano, acho que vc precisa conehcer melhor acopanha mais a cultura do estado até porque temos orgulho de em qualquer lugar que chegamos disse que somos acreanos.
vou ficar no anônimato como vc.