sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

SAI ANÍBAL, ENTRA ANÍBAL

A agência estatal de notícias do Acre vende hoje gato por lebre ao anunciar (leia) que o governador Binho Marques (PT) "decidiu promover importantes mudanças" na estrutura de comunicação social, com o objetivo de fazer da agência a "principal e mais completa fonte de informação sobre o Estado".

O jornalista Aníbal Diniz, que controlou formalmente a mídia durante oito anos da gestão Jorge Viana, reassume a Secretaria de Comunicação no lugar de Jorge Henrique, que vai dirigir o futuro Instituto Social de Comunicação. E o jornalista Itaan Arruda deixa o cargo de assessor de imprensa de Binho Marques para assumir a direção de jornalismo da estatal TV Aldeia.

Pura potoca anunciar como sendo "importantes mudanças" o que na verdade se configura como manejo sustentado de cargos e salários envolvendo uma confraria. Aníbal Diniz jamais deixou de dar as cartas no setor, sempre de acordo com as orientações que recebe de Jorge Viana e de Tião Viana, de quem é primeiro suplente no Senado.

Especialmente nos últimos dois anos, nada foi feito na comunicação social do Estado sem a anuência dele e da primeira-dama Simmony D'Avila, mantida formalmente afastada do setor para evitar crítica de nepotismo, embora isso não deixe-a menos poderosa que o marido governador na hora de decidir. Feliz de quem se afina com com eles. Jorge Henrique, Itaan Arruda e outros que o digam. Quem não se afina, está finado.

Bem, o sistema público de comunicação no Acre sempre esteve e continuará a serviço da política e cada vez mais distante da cidadania. Basta conferir o noticiário bajulador que impera na agência estatal de notícias e que é reverberado integralmente nos veículos privados de comunicação custeados pelo erário.


Digamos que o sistema é tão eficiente que censura até aqueles que imploram e cobram para ser censurados. Coitado de quem sonha em ser jornalista no Acre. O que se vê é o tal sistema amestrando-os para servirem ao governo Jorge Viana, ao governo Binho Marques e mais adiante a qualquer governo.

Dois fatos (poderia relatar dezenas) expressam em parte como o governo petista da floresta lida com a mídia.

Dia 19 de junho de 2003. O telefone toca e sou convocado para entrevistar (leia) para o Página 20 o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, no gabinete do então governador Jorge Viana, onde ambos almoçaram naquela tarde.

Ao término da entrevista, meu agradecimento de praxe. O governador e o ministro me acompanham até a porta. Na despedida, Jorge Viana reforça minha apresentação a Dulci:

- Ministro, o Altino Machado é um puta jornalista. O único defeito dele é gostar de dar más notícias de vez em quando.

- Ministro, aprendi com ele. No começo, quando Jorge Viana era um ilustre desconhecido, eu trabalhava no Estadão. Ele pedia-me para dar más notícias sobre as mazelas da política no Acre.

E sorrimos os três sem a menor graça.


Dezembro de 2007. Dois ou três dias antes de se despedir do cargo, o então governador Jorge Viana convidou a imprensa para almoçar num hotel da cidade. Após a extravagância, os jornalistas foram todos embora.

E lá ficamos Oli Duarte, Aníbal Diniz, Jorge Viana, Binho Marques e eu. Animado, Diniz pegou o laptop dele e acessou a web. Disse que iria conferir o que havia de novo neste blog.

Encontrou um post a respeito da promessa do governador eleito de que jamais ira telefonar para pedir favores ou censurar veículos de comunicação. Como de costume, Aníbal aplicou uma ou duas caçuletas na própria orelha e deixou escapar uma pérola:


- O Binho diz que não fará isso porque sabe que existe gente pra fazer por ele.

Não foi reconduzido ao cargo, mas continuou mandando. Como daqui a dois anos teremos eleição...

12 comentários:

Paulo Henrique disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Altino,

Como sempre você continua como um dos grandes jornalistas desta região....mais venho elogiar a suja reportagem relacionado....Altino não lembro bem qual!!!! pelo fato de ter bebido algumas, mais suas reportagens são massas....abração camarada....e nunca se ache o CARA. Vc é talentoso.

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caro Altino,

O que nos entristece ainda mais é saber da influência que uma "notícia" tem sobre a maioria da população. Veja o caso da exploração de petróleo e gás natural. Durante semanas a imprensa acreana divulgou "notícias" que valorizavam a exploração e colocava o Acre e os "inventores" do projeto bem próximos do céu. Iniciamos este ano com a divulgação de "notícias" de que a iniciativa mais correta para as comunidades mais afastadas, e a salvação do Acre, está na exploração do biocombustível extraído da mandioca. Jornais se apressaram em divulgar a "notícia" da salvação atribuindo-a ao deputado Fernando Melo, um dos mais aguerridos defensores do petróleo para impulsionar o desenvolvimento do centro-sul do país.

Enquanto isso, os pesquisadores veem suas pesquisas sendo utilizadas para politicas menores no meso instante em que lhes é tirado o mérito dos resultados. Pior, continuam sem apoio e sem as condições de trabalho. Isso de um lado, porque de outro, a imprensa se cala diante do avanço dos trabalhos referentes à prospecção de petróleo que transformará o Acre em uma Nigéria dos trópicos.

Só aproveitando o momento: O campus da Universidade da Floresta em Cruzeiro do Sul não tem um pé de pau plantado. Tá tudo no asfalto, que não foi feito da mandioca.

A responsabilidade da imprensa é tão grande quanto a sua irresponsabilidade.

Bom trabalho

Lindomar Padilha

walmir.AC.lopes disse...

É apenas um pequeno giro no carrossel. Os cavalinhos mudam de posição, mas não sai cavalinho, nem entra cavalinho novo.

. disse...

O Anibal é uma boa pessoa, escreve bem, competente, so acho que ser primeiro suplente de senador é demais, mas com certeza é melhor que o Sibá

Fátima Almeida disse...

estou com o comentário do Walmir. Sempre que esse tipo de assunto aconte e a imagem que me vem é de um carrocel. Engraçado isso não é? Algum psicologo freudiano poderá explicar...

Fátima Almeida disse...

como o Walmir sempre que esse assunto acontece a imagem que me vem é a de um carrocel. UM psicologo freudiano explicaria?

Unknown disse...

As moscas se revesam, mas feze é mesma

morenocris disse...

penso que o ar será o mesmo que se respira. administrativamente não é recomendável, até por questões de mudanças de ideias. mas, cada governo sabe onde onde está o calo(nem quero falar em sapato).

beijos.
bom final de semana.

*ponto para a sua audácia profissional, mais uma vez.

Alexandre Lima disse...

Altino, isto é o que chamamos de "pérola" da imprensa. Vou guardar esse artigo por muito tempo. Pena que não tenha prêmio para esse tipo de comentário. Você escreveu a realidade nua e crua sobre o que se passa na imprensa acreana.
Muito bom!

Diadora Annos Xhamá disse...

Sr Lindomar,
Graças a Deus que no campus da Floresta em Cruzeiro do Sul,tem asfalto imagine se estivesse nas mesmas condições da cidade de Cruzeiro do Sul...E o senhor ainda me vem com essa patusca de plantar árvore ?Só pode ser pilhéria !!

Unknown disse...

A vida é um carrossel, Fátima. Ou seria uma gangorra? Até esse assunto de macaxeira, é antigo, do tempo do Guiomard Santos. No mais, tudo azul com bolinhas da mesma cor. Beijos Edson