quarta-feira, 10 de setembro de 2008

AÇAÍ BRANCO


Tenho quatro pés de açaí branco. Foram adquiridos há mais ou menos cinco anos, no herbário da Universidade Federal do Acre. É o "açaí de Cruzeiro do Sul", como costumam dizer os acreanos que o conhecem. Eles estão mais uma vez bastante carregados, atraindo a passarada, especialmente os sabiás que começam a reaparecer para a chegada de nosso inverno amazônico.

Meu amigo Evandro Ferreira, Ph.D. em botânica, especialista em palmeiras, dono do excelente blog Ambiente Acreano, visitou minha casa mais uma vez. Veio conferir os pés de açaí.

Leia o diagnóstico dele:


"Você definitivamente tem em casa pés de açaí branco, mas o nome científico do mesmo é Euterpe oleracea. Em outras palavras: seus pés de açaí são legítimos pés de açaí-de-touceira, que produzem frutos maduros de cor meio esverdeada e que resultam em um vinho de cor creme. E mais: esta variedade de açaí é encontrada até no mercado de Belém. Veja no blog Perfume de pequi que os frutos à venda em Belém correspondem aos frutos que vimos na sua casa.

Descartei a espécie E. catinga, que havia sugerido, porque ao consultar a literatura especializada verifiquei que ela possui frutos com endosperma homogêneo. Os frutos que vimos ontem têm endosperma ruminado, característica essa que corresponde aos frutos de E. oleraceae (açai-de-touceira).

Um panorama sobre as espécies de açai nativas do Acre:

Açai solteiro (Euterpe precatoria): amplamente distribuída por todo o Estado. A maior parte do vinho e do artesanato produzido localmente deriva de frutos extraídos dessa espécie. É a espécie de açai mais amplamente distribuída na Amazônia, mas está ausente do Pará, onde é substituída pelo açai-de-touceira (Euterpe oleracea).

Açai da campina (Euterpe catinga): espécie que ocorre na campina da BR-307, e outros lugares arenosos das cercanias de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. É uma espécie com porte menor que o açai-de-touceira, e frutos muito pequenos, que dificultam o aproveitamento dos mesmos. É uma espécie com distribuição restrita ao oeste da Amazônia brasileira e regiões adjacentes da Venezuela, Colômbia e Peru, sempre em áreas arenosas e úmidas.

Açai da serra (Euterpe longevaginata): no Acre só ocorre na Serra do Divisor e regiões adjacentes. É uma miniatura do açai solteiro que em alguns casos pode frutificar quando atinge 3 m de altura. Além de ter porte menor, sua folhas possuem pinas (segmentos foliares) que ficam em posição quase horizontal. No caso do açai solteiro e do açai-de-touceira (Pará), as pinas são pêndulas. A distribuição natural dessa espécie acompanha a face oriental dos Andes e chega até a América Central, onde é uma espécie bem comum".

15 comentários:

Reiko Miura disse...

Caro Altino,

Paulista que sou, desconheço milhares de coisas desse Brasil afora. Fiquei surpresa ao ver o açai branco no Ver-o-peso em Belém. Agora me dedico a um TCC de pós-graduação sobre o cupuaçu, tal é minha curiosidade com as frutas amazônicas. Voltei apaixonada pela diversidade que vi por lá. Ainda não tive o prazer de conhecer o Acre, mas não tenha dúvida, está na lista das próximas viagens.

Visite no meu blog, o Perfume de Pequi (que Evandro chamou de Perfume Daqui), o álbum de fotos que fiz em Belém.

um abraço

ALTINO MACHADO disse...

Andarilha, o erro foi meu e já foi corrigido. E o Acre vai esperar por sua andança. Um abraço

wandlobato disse...

Olá, Altino.

Sou de Belém e hoje vc me fez lembrar de minha infância quando morava na casa de meus pais no bairro do Jurunas, periferia da cidade. No quintal também tínhamos uma touceira de árvores de açai branco. Maduros, minha mãe apanhava os cachos e os colocava para amolecer em água quente. Depois de separar alguns para nós - os 08 filhos - ficarmos roendo com farinha, ela saia pra bater o fruto num pequeno comércio onde se vendia o açai preto.
Lembro que era o maior sucesso entre a vizinhança quando isso acontecia. Os cerca de 5/6 litros que rendiam eram distribuidos para os amigos. O almoço naqueles dias era especial. O gosto, uma delícia.
Até hoje quando compro açai branco procuro um pouco daquele sabor da minha infância.

abs

wand
E os seus? São de uso exclusivo dos sabiás?

ALTINO MACHADO disse...

Caro,

os sabiás que me perdoem, mas vou fazer umas gotinhas de vinho e tomar com a melhor farinha do mundo, produzida em Cruzeiro do Sul. Abraços

. disse...

Altino, aonde fica localizado esse herbario da UFAC?

Jalul disse...

Leandrius, te alui, meu irmão!
Tome um beijo meu, com pedido de perdão, viu, mozinho?
Amor e vinho ninguém joga fora. Ou sim?
Uma curiosidade: a Ufac tu sabes onde é, não?
Te adoro.
Leila

Unknown disse...

Os gestores do herbário da UFAC deveriam bem que poderiam executar algum projeto de distribuição ou de venda de mudas, ou até mesmo divulgar seus trabalho, as espécies que eles estudam e as que têm. Não sabia que existia essa espécie de açai, aliás, adoro açai. estava lendo um blog de uma estudante de intercâbio do Brasil na Alemanha, ela relatou que partiu das academicos de uma região um projeto de corredor verde, nas estradas que cortavam as grandes propriedades (agricultores e criadores) foram plantadas toda espécie de mudas ao longo das cercas, beirando as cercas e criando uma espécia de cerca-viva, de um lado e do outro da estrada, criando assim um corredor verde. Bem que o curso de engenharia florestal poderia apresentar resultados assim à nossa sociedade. Já quero uma muda dessas.

. disse...

Leilinha do meu coraçao, a Ufac eu sei sim, so que o herbario nao, por acaso seria dentro do parque zoobotanico ?

Evandro Ferreira disse...

Leandrius,
Acertou na mosca. Mas não é exatamente no Herbário que você pode adquirir mudas de espécies nativas.

Você pode ir direto ao viveiro de produção de mudas. Liga antes para 3229-1642 para saber o telefone do viveiro (eu esqueci, desculpe).

Melhor hora para visitar é pela manhã.

Evandro

. disse...

Evandro, obrigado pela informaçao... estou querendo fazer uma especie de reflorestamento (preferencialmente de frutas e arvores sombreiras no meu sitio) vc me indica algum profissional que possa me ajudar?

ALTINO MACHADO disse...

Perca tempo com isso nao, Leandrius. Reflorestar para que, rapaz? Derruba tudo, toca fogo. Planta capim, é mais lucrativo. Vai virar ambientalista agora? E quando voce quiser pegar um bronze, como vai ser com árvores sombreando seu corpo? Não dá pra voce criar gado confinado no sítio Isso é que da dinheiro, voce sabe disso. Vai perder temo e dinheiro plantando fruta e árvores sombreiras?

. disse...

Grande Altino, preciso das sombras e das fruteiras, pois estou preparando o sitio para ser o primeiro centro de reproduçao equina da regiao norte

Adan disse...

Olá! Fiquei com dúvida com relação a coloração do seu açaí? Euterpe oleracea também tem a polpa com coloração cor de vinho? Entao6por que o seu açaí produz coloração de polpa de cor creme?

regis disse...

alguien de voceis conhecen de algún lugar onde conseguir sementes de açai de touceira e de pataua en Rio Branco? agradeceria mucho

regis disse...

alguen conhece en Rio Branco onde conseguir sementes de acai de touceira e do patauá? agradeceria mucho