quinta-feira, 15 de maio de 2008

"FRÁGIL GUERREIRA"

Do assessor de imprensa Sizan Luis Esbreci:

"Prezado Altino:

Não tenho como deixar de enviar a nota da deputada Janete Capiberibe a você, referência de leitura na região Amazônica. Presidenta da Comissão da Amazônia, a deputada trata da saída da ministra Marina Silva do Ministério do Meio Ambiente.

Eis a nota:

A frágil guerreira Marina Silva resistiu por muito tempo, enquanto dava respaldo nacional e internacional à uma política ambiental inconsistente, de um governo que prioriza o agronegócio e o desenvolvimento predatório e considera pouco as populações tradicionais e as gerações futuras. Foi, durante cinco anos, um escudo das políticas ambientais pálidas do Governo Federal.

Isolada no Governo Federal, a demissão da ministra Marina Silva torna pública a forte pressão sobre este Ministério para o afrouxamento das normas ambientais como forma de acomodar os interesses econômicos imediatistas em prejuízos Amazônia e às populações tradicionais da região.

Sem dúvida, as pressões foram internas e externas.

Provas disso são a importação de pneus usados, a liberação dos transgênicos – contrabandeados e ilegais, a ampliação das áreas desmatadas para cultivo, o esgarçamento da legislação ambiental para acolher projetos danosos à natureza e às populações, a transposição do Rio São Francisco, a ausência de políticas de desenvolvimento sócio-ambiental sustentável, dentre outras, como o congelamento do PAS desde 2003.

Tudo isso contradiz a história e a militância da amazônida Marina Silva.

O Governo Federal está obrigado a repensar sua política ambiental, reavaliar seus compromissos políticos e dar, finalmente, um rumo ao desenvolvimento, principalmente na região Amazônica. Do contrário, a saída da ministra Marina Silva representará tão somente a vitória do desenvolvimento predatório, que avançará, agora sem qualquer obstáculo institucional, principalmente na Amazônia".

2 comentários:

Anônimo disse...

Como qualificar a Marina de frágil guerreira??? Frágil guerreira é a vovozinha...

Jalul disse...

Saiu "em quanto" é tempo. Vamos dar tempo ao tempo!...
Saiu forte e dona da vergonha que seu pai lhe deu.
Como disse o Toinho Alves e os filósofos de barranco, "quem for tatu que cave, quem for macaco que se atrepe".
E temos dito!