segunda-feira, 12 de maio de 2008

"EM QUANTO" ISSO, NA UFAC


Além de muito fofinho, o professor de educação física João Petropolitano, assessor de comunicação da Universidade Federal do Acre (Ufac), continua sendo um péssimo redator.

A Ufac, que realiza vestibular com as temidas provas de redação e forma anualmente jornalistas, é a mesma instituição que publica em seu website (leia aqui) coisas como a patética nota acima.

Aliás, é no mínimo estranho que o reitor Jonas Filho tenha exigido que vice-reitor, pró-reitores e assessores entreguem os cargos "em quanto" durar o processo eleitoral da instituição.

Que processo eleitoral é este cujas regras sequer foram estabelecidas pelo Conselho Universitário? Aí tem.

Enquanto isso, surge esse "em quanto".

Mensagem do João Petrolitano:

"Prezado Altino:

Confesso que nunca havia visitado o seu blog. Gostei. Parabéns.
Em respeito ao blog e a democracia, não poderia deixar de levar minhas considerações.

Efetivada a devida correção do " em quanto ", agradecemos pela contribuição que além do reparo possibilitou o exercício escrito da democracia. Isso nos tranquiliza. Não estamos sozinhos. A nossa página é acessada por atentos leitores.

Quero aproveitar para informar a Leila que, na qualidade de acreano do pé rachado nascido lá na 6 de agosto, não sei apenas "conquanto" paus se faz uma canoa, mas também "conquantos" pedaços de cumaru se faz uma cangalha e quanto dói uma dúzia de bolo de palmatória furada no meio e que respeito tudo que escreveu. A carapuça não cabe na minha cabeça. Por fim Altino, um favor: não permita que adulterem, nem adultere o meu nome. O correto é Petrolitano e não Petropolitano (somente o Campos Pereira assim me chamava), a norma culta também não aceita esses erros ou estes erros? Deixa pra lá.

Porf.Ms. João Petrolitano Gonçalves de Assis
Assessor de Comunicação da Ufac"

36 comentários:

Anônimo disse...

Ainda tem mais caro Altino, parte do texto contido na nota foi plageado de um documento da Universidade Federal do Pará.

Jalul disse...

Eita, melhor do que esse "emquanto" , só perguntando para o Petró, "conquantos" paus se faz uma canoa!!!

Rapaz, tem um texto meu, já antigo, "adadonde" falo desse "atractivo" que o Acre tem para acobertar, endeusar e perpetuar uns tipos de competência extremamente duvidosa. Alguns, acredite, são proprietários de uma polivalência tão desmedida que, em momentos de bondade, até o diabo duvida!
Antes que alguém questione os meus sentimentos menores, já esclareço:
não os tenho.

A Universidade Federal do Acre, em toda sua existência, é uma seara formada de gente de todo o Brasil e até do exterior. E assim deve ser e deverá continuar sendo. Então, não sou "chenófoba", certo?

Agora, raciocine comigo: num ambiente de conhecimento abrangente, cabe, ainda com toda a proteção dos deuses, um professor de Educação Física ser contemplado com uma função comissionada de assessor de comunicação? Pode um jornalista, ou um professor de Filologia Românica assumir uma cadeira de Ergonometria, ou até treinar a seleção universitária de futebol de salão? Até que poderia, mas, para que isso aconteça, exige-se um tal de "notário" saber.

Mas é isso, meu caro. O Acre e a Ufac teimam em continuar valorizando figuras, algumas até de passado duvidoso nas administrações pública e privada, negando o direito do conhecimento e as chances de abertura para jovens competentes, egressos dos seus cursos e de outras instituições privadas, acreanos, ou não.
TEM MUITA GENTE BOA POR AÍ ESPERANDO A VEZ.

Anônimo disse...

Se formos nos prender a ortografia do texto, deixaremos de lado o conteúdo...
Como em toda e qualquer eleição, todos os candidatos têm que se afastar dos cargos que ocupam para evitar "favorecimentos", na Ufac não poderia se agir de maneira contrária...
Sobre o "Que processo eleitoral é este cujas regras sequer foram estabelecidas pelo Conselho Universitário?", acredito que o reitor está agindo "antecipadamente"... A imprensa acreana começou, cedo, a divulgar informações sobre a eleição, o que "forçou", de certo modo, a aparecer candidatos antes mesmo do início de todo o processo eleitoral. Sendo assim, esse pedido do reitor está coerente, e lembrando que o reitor é o presidente do Conselho Universitário, e por isso é autorizado a publicar medidas "ad referendum" (que serão aprovadas ou revogadas posteriormente pelo próprio Conselho Universitário) para manter o bom funcionamento da universidade.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ele(João Petropolitano) estuda no IESACRE

Thays França. disse...

Francamente...
hahaah

Anônimo disse...

É, de fato, absolutamente estranha tal atitude para um reitor que posa e diz que a UFAC nunca viveu tempos de tanta democracia como em sua gestão! A julgar então por alguns de seus assessores se justifica (.....)!!!!!!!!!

Lucas Silva disse...

Ta bonito de se ver!

Anônimo disse...

E o que dizer da construção de algo, estacionamento pelo que parece, da educação física praticamente às vésperas da eleição? Para não dizer da repentina reforma do Anfiteatro da UFAC que estava sucateado há mais de dez anos e que, misteriosamente, entrou em reforma de um instante para o outro, com num passe de mágica...
Bem, há também o "tapa-buracos" do asfaltamento, reforminhas "daqui e dali" e outras tantas coisas. Está parecendo campanha para Presidência da República, cujo "governante-mor" e seus aceclas deixam para gastar as verbas "entrevadas" há anos nas fundações e outros esconderijos, visando "angariar" votos... Pode? E a produção do conhecimento qué é ótimo....

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk

Isso é o Acre!!

A terra dos cargos de confiança! Só eu que não tenho "nenhumzinho"!!!!

Anônimo disse...

É joão, isso é pra nós aprender com os letrados. Afinal de contas hoje as coisas são assim. Vamos estudar por que em breve eles vão assumir toda forma de poder. Aquele poder!
Acho até que o lula corre sérios problemas por não ser letrado. É problemas ou Polblemas?
Caramba! eu não sei escrever.

Anônimo disse...

e as vrigula pelamordedeusu o homi si isqueceu-si das vrígula...

Anônimo disse...

- Se o Anonimo se identificasse, perguntaria a ele em qual parte do documento está o plágio?
- A Assessoria de Comunicação apesar de ser um "órgão de imprensa", não deixa de ser um setor administrativo. Se formos pensar na lógica de quem merece ter qual cargo, seria melhor um professor de Administração ser Reitor da universidade, ou ser prefeito, governador, etc.
Vimos, recentemente, a ex-deputada Naluh Gouveia ser empossada como conselheira do TCE-AC, não vi uma só nota de repúdio da imprensa acreana dizendo que sua profissão não condizia com o cargo que pleiteava.
- Por último, a Assessoria de Comunicação da Ufac tem no seu quadro de funcionários, um Jornalista, e estagiários do curso de Jornalismo, que poderiam muito bem terem escrito a referida nota, ao invés do próprio assessor.

Anônimo disse...

O antecessor do Petropop deve estar regozijado ou até mesmo vingado com este "em quanto"

Anônimo disse...

Depois desse "em quanto" é preciso sugerir à IESACRE curso de recuperação para alguns

Anônimo disse...

O Reitor leu a nota do "em quanto" antes de assinar?

Anônimo disse...

Por que este estardalhaço sobre o "em quanto" do João? Alguém lembra das falas iniciais (qd o 1° Ministro o deixava falar) do Magnifico Reitor qd assumiu há 8 anos atrás? Hoje melhorou..., já fala mais um pouco..., mas era de lascar!!!

Anônimo disse...

Deixa ver se eu entendi a questão:
- Quer dizer que não tem ainda processo eleitoral deflagrado e nem comissão eleitoral constituída e ja começa o processo de caça!?Por que será? Acho que tem coisa por trás disso!!
A propósito do assessor de comunicação: Bem feito pois a UFAC tem em seus quadros profissionais da área da comunicação/jornalismo (haja vista de mantém uma graduação nessa área). Não bastasse, existem alguns bons professores de língua portuguêsa, exímios conhecedores da norma culta da língua (escrita e falada)!
Fica aqui minha sugestão ao assessor de imprensa da UFAC: antes de escrever qualquer nota pública "pede auxílio aos universitários" ou "pede para sair" (rs,rs, rs,rs).

Anônimo disse...

Rapaz, o Daniel Faria Esteves não consegue se formar em Jornalismo e ainda assim dá razão pra ter um desviado desses como asssessor de comunicação do Órgão Público onde ele trabalha?
Vai trabalhar Daniel, deixa de usar o computador da UFAC pra babar o ovo dos teus chefes rapaz!

Anônimo disse...

Caro Altino....'em quanto' o vexame aumenta........corrigiram o texto.
É a vitória da norma culta ou da democracia? KKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

Não, o Reitor só leu depois de assinar a tal nota do 'em quanto'.
Para nosso total encanto.....corrigiram a dita nota que agora se apresenta garbosa e democrática, obedecendo aos padrões da norma culta.

Anônimo disse...

MANDEI OS PERITOS DO CSI-RIO BRANCO INVESTIGAREM A PROCEDÊNCIA DO "EM QUANTO".

ELES CHEGARAM A SEGUINTE CONLUSÃO:

LEVANDO EM CONTA QUE O "N" TÁ PERTO DO "M", O ASSESSOR PODERIA ALEGAR ERRO DE DIGITAÇÃO, MAS LEVANDO EM CONTA ONDE A FIGURA ESTUDA, NÃO DEU OUTRA, É CULPADO(RISOS)

AGORA, NO MOMENTO EM QUE ELE DEIXA UM ESPAÇO ENTRE O "EM" E O "QUANTO", O MESMO ALEGARIA MAIS UMA VEZ ERRO DE DIGITAÇÃO, MAS O PERITO DO CSI RIO BRANCO NÃO LEVOU EM CONTA ESSA TESE E EXCLAMOU: CULPADO!

Anônimo disse...

Adilson, eu te conheço? Por vc me conhecer tão bem assim, perdoe minha ignorância, contudo não sei se vc teria o direito de me criticar dessa maneira...

Não estou dando razão para ninguém, aliás, estou é reparando o estardalhaço que a imprensa (acreana e nacional) faz com qualquer besteira... Porque o "excelentíssimo" blog não apresenta diariamente os erros de português dos veículos de comunicação de Rio Branco? A quantidade de "asneira" vista nos jornais locais é de bater qualquer professor de EF - Ascom... E eles são jornalistas? Sim, infelizmente, porque têm o registro do MT, porque nem são formados na área.

Não tenho que dar satisfação nenhuma a respeito da minha formação, se tenho dificuldade ou não em ter um curso superior. Não sou obrigado a começar um curso e terminá-lo. A questão não é "conseguir ou não"... Pelo seu amplo grau de conhecimento de minha vida pessoal, suspeito de que estude no curso da Ufac, e sabe como andam as coisas por lá... Se não sabe, deveria saber, e vc verá que não tenho nenhum motivo pra "babar ovo" pra chefe nenhum...

Aliás, não estou "babando ovo" de nenhum chefe... Eu expus meu ponto de vista a respeito de algo que foi postado aqui, se vc classifica como "babação de ovo", é pq deve estar acostumado...

Caso tenha notado o horário das postagens, veria que não estou usando de meu expediente para postar coisas por aqui...

Antes de questionar os meus atos, analise o seu ponto de vista, pq já que a "liberdade de expressão" está ecoando tanto pela mídia atualmente (inclusive em prol das propagandas de cerveja), respeite o que eu digo, e acima de tudo, me respeite!

Anônimo disse...

'em quanto' isso na nota do assessor outra pérola se apresenta: o'exercício escrito da democracia'.
Como será o exercício falado? Será que o exercício a que se refere é o físico?
Eu heimmmmmm!!!!!

Anônimo disse...

DEPOIS DESSA LIÇÃO DE MORAL, ES UMA FRASE DA BIBLIA SAGRADA DA ECOLOGIA:

"NEM SÓ DO GADO VIVERÁ O HOMEM, MAS DA FLORESTA TAMBÉM."

CHICO MENDES

Jalul disse...

Sr. João Petropolitano (nascido em Petrópolis) ou Senhor João Petrolitano, nascido na 6 de Agosto!!!! Hum...
O Senhor pode ser master science em qualquer coisa. Não me bate a passarinha! Sou perita do bom senso. Temos diferença, não? Acho que sim.
Tenho certeza que sim.

A Ufac tem privilegiado, nos últimos anos, não o mérito de saber bem, mas, infelizmente, o mérito dos que sabem ajoelhar aos pés da cruz e dizer: Aleluia, meu Senhor, estou aqui para servir, por trinta moedas, estou aqui para servir. Basta mandar!
Senhor João Petrolinopolitano, de minha parte, só posso dizer: jamais receitaria um comprimido de AAS (ácido acetilsalicílico), não fosse eu médica. Ainda que em troca de 80 patacas de ouro. Jamais
ousaria perdoar um desviado do caminho e da palavra, não fosse eu ordenada para tanto. Em tempo algum construiria uma ponte, não fosse eu engenheira especializada em cálculo estrutural.

Nos descaminhos e na fome de comer poder, respirar poder, rastejar o poder e se angustiar com os restos do poder, tudo é possível, inclusive pensar que é poderoso, mesmo estando numa disfunção administrativa.
Estou vendo isso, não obstante o respeito que tenho pelas pessoas humildes e que possam ter nascido no Rabo do Besta, na 6 de agosto ou na Cadeia Velha.

É ruim, desastroso, improdutivo, desleal e imoral, assumir funções para as quais não se está preparado, às vezes retirando o direito de quem sabe bem do mister, surrupiado pelos nojentos rastejadores de quem os indica.

Ms João Petropoquelquerchose, o senhor não é correto nem política nem quelquerchosamente falando.

Desculpe o mal jeito!

Anônimo disse...

lkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Altino, essa Leila é fogo!Não alisa ninguém rsrsrsrsrs

LEILA FOREVER!

continue assim!

Jalul disse...

Marcos Venicius, meu filho, você ainda não me viu duas horas da manhã, com fome e com desilusão de ter nascido gente.
Bem que eu poderia ter nascido borboleta, não? Pelo menos não saberia comentar blog, né mesmo?

Anônimo disse...

João fofinho sou o anônimo que se referiu ao plagio, irei pessoalmente ti mostar onde está o documento, enquanto isso, vou ti receitar 30 voltas em torno da Ufac, ao meio dia é claro, 180 agachamentos, uma marcha do pato também em torno da Ufac e 580 polichinelos. Quando estiveres seguindo a receita aproveita para refletir sobre o cargo que tu ocupas ao invés de ficar tentanto uma caça as bruxas.

Anônimo disse...

Caro João Loló (ou LôlÔ?):A receita dos exercícios é muito boa. Pena que isto não mude os princípios de muitos aqui na UFAC que não têm ética alguma.
Deixa isso pra lá. Não vejo como você se defender de sua CD. Aliás gorda CD. Eu não tenho CD, mas durmo tranqüilo e minha filha nunca vai ter o desprazer de ver meu nome neste blog que você por ser desinformado, como já está claro,disse não conhecer. O que você faz como acessor? O primeiro ministro, apesar de controlar até o papel de limpar toba na Universidade, acredito que não fica olhando as matérias na imprensa à respeito da UFAC. E tempo para as peladas e os deleites do poder?
Olha caro fofinho, vai dar aula de condicionamento físico, mesmo ficando sentado como tu sempre fez tuas aulas lá no curso de Educação Física.
Para finalizar, como vão os deleites do interior? Isso é que facilidade! Tu tens uma CD, goza dos benefícios do poder como tu tanto falas, consegue ser admirador do primeiro ministro e ainda pode se ausentar por meses para ficar no interior, "em quanto" o tempo vai passando e os quintos vão somando no teu salário.
Isso é que é vida!
Agora tenho dar uma aula na Pedagogia. Vou comentar o blog! E não adianta pedir para não fazê-lo.
Outra idéia: Quando vocês tiverem que divulgar algo sobre a UFAC,vão até a radio difusora acreana e falem. Talvez a rica CD não fique comprometida. Mas não vale falar nóis vai, entonces, poblema, ponhar e tantas outras pérolas, comprometendo o vosso vocabulário.
Ia me esquecendo da pós no Paraguai. Tu já terminastes? Porque se é assim tu já pode tentar o cargo dos magníficos. Mas isso não vai ser fácil! Tem gente mais esperta querendo o cargo.
Tu ainda queres a CD? Então vota com o primeiro ministro!

Anônimo disse...

Salve Dona Leila!
Que precisão de argumentos!
Que grande contribuição pública vc está dando para revelar só um pouquinho mais da ilustre peça chamada Sr. João Petrolitano! Que lástima, dizem até que o nome do sujeito é uma alusão a uma das datas muito importantes para a história do nosso Acre.
Vai caçar o que fazer João Petrolitano haja vista que competência profissional é algo que vc ainda não adquiriu, apesar de já ser entrado nos anos, ou melhor, alguém com uma idade cuja a melhor forma está há tempos em declínio.

Anônimo disse...

Caro Altino,
Parabens! Acho que vc nem imaginava o grande serviço que estaria fazendo à comunidade universitária ao expor "pérolas" do sr. João (assessor não sei de que!!!) pois dizem que o sujeito tem horário para malhar, viajar para ministrar aulas no interior em pleno período letivo, enganar que ensina no curso de educação física, assessorar um certo reitor (que também não lida muito bem com a oratória), estar nos diferentes eventos da cidade (até parece arroz de festa), posar ao lado de sua senhora, tramar, puxar saco. Isso tudo, só poderia resultar em coisa errada mesmo.!!!!!

Anônimo disse...

Sr João!!!!
Lembre-se: estamos em período de campanha para sucessão na Reitoria! Tomara que seu candidato seja flagorosamente derrotado para não termos mais pessoas do seu naipe assessorando alguma coisa!
É verdade que seu investimento na pós-graduação paraguaia foi para o espaço!??? Tente um bom curso no Brasil se tiveres competência para tanto! Lembrei, não vai dá, as seleções na pós-graduação brasileira são seríssimas e não é para "qualquer João"!

Anônimo disse...

Leila, apesar do petropolitano, afirmar que sabe 'com quantos paus se faz uma canoa', voce é quem tem a receita da dita. Embarca o homem na canoa e manda ele fazer remo no rio acre pois da parte física ele entende, ou deveria entender,já que o seu diploma é de 'professor de educação física'.

Anônimo disse...

Joãozão, depois da Ufac, volta pro Sesc. Lá tem um Santana VW novinho te esperando. Mas há um problema: a justiça tá na tua cola e muita gente já sabe das tuas habilidades gerais.

Anônimo disse...

O cabra aida se faz de rogado tentando esconder que não sabia da existência do blog mais lido do Acre. Por que não ti calas petro? Por que não procuras Ducélia ou Batistinha, estão aposentados mais são peritos em desarnar bicho da tua espécie.

Anônimo disse...

Rapaz, os erros cometidos por João Petro deixou ele tão famoso que, com cabo eleitoral, vai acabar elegendo a Pr. Olinda para reitora e ela com certeza vai pedir que ele faça a prova de redação da Ufac. Quem tem um cabo eleitoral como esse não caminha nas trevas.