quarta-feira, 12 de março de 2008

CAMPEÕES DO DESMATAMENTO

Eles já tinham problemas com a justiça

Filippo Cecilio

No dia 05 de março, foi publicado no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa n°1, de 29 de fevereiro de 2008, que se apresenta como importante ação para coibir o desmatamento ilegal no Brasil. Essa norma, definida pelo MMA (Ministério do Meio Ambiente), formaliza as regras para o embargo de áreas desmatadas, especialmente na região amazônica, para regulamentar os procedimentos administrativos das entidades vinculadas ao MMA que impliquem em desmatamento ou degradação florestal.

O ministério também preparou uma lista com os 150 maiores desmatadores da floresta. Autuados pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), eles são acusados de derrubar juntos mais de 50,4 mil hectares de floresta amazônica ilegalmente. A revista Carta Capital obteve acesso aos dez primeiros nomes dessa lista e o site Amazônia repercute a seguir a informação.

Passado condenável
Dentre esses dez primeiros nomes listados, apontados como os "campeões" do desmatamento, ao menos cinco apresentam histórico de problemas na justiça relativo a questões ambientais ou têm interesse no desmatamento por serem proprietários de frigoríficos ou de rebanhos de gado. A primeira da lista, Rosana Sorge Xavier, responsável pela devastação de 9,4 mil hectares no estado do Mato Grosso, pertence a uma família que possui o frigorífico Quatro Marcos, com sete unidades em Goiás e Mato Grosso. Outro dos listados, João Manoel Vicentini, teve sua prisão temporária decretada por crimes ambientais e de exploração ilícita de florestas. Vicentini desmatou 4,3 mil hectares de floresta no Mato Grosso.

A quinta do ranking, a empresa Agropecuária Jarinã S/A está brigando na justiça para se livrar das duas denúncias que pesam sobre ela (veja as denúncias contra a agropecuária: denúncia 1 e 2). A empresa também desmatou uma região com extensão de 4,3 mil hectares no Mato Grosso. Fernando Sampaio Novais, que ocupa o sétimo posto na lista elaborada pelo MMA, é proprietário da Montana Farm, de Botucatu, no interior de São Paulo, desmatou 3,5 mil hectares no Mato Grosso. Consta ainda do Top 10 dos inimigos da floresta o nome de Jair Roberto Simonato, que teve sua prisão temporária decretada por grilagem de terras, esbulho, manejo fraudulento de florestas e corrupção. Simonato foi responsável pelo corte de 3,4 mil hectares no Mato Grosso.

Além deles, Fernando Conrado e Silva, político mineiro que devastou 3,3 mil hectares de floresta no Pará. A assessoria de comunicação do Ministério do Meio Ambiente disse que deixará disponível nos próximos dias a lista completa com os nomes dos maiores desmatadores da Amazônia.

Filippo Cecilio é da redação do site Amazônia.

3 comentários:

. disse...

Gostaria que fosse feito o levantamento dos investimentos e dos empregados gerados por estes 10 empreendedores... e tambem quanto que eles geram de imposto a naçao... que depoìs e dado aos indios e ao bolsa esmola.

morenocris disse...

Não é a palavra "Campeões" ? rsrs

Bom dia. Bom trabalho.

Beijos.

ALTINO MACHADO disse...

Realmente, Cris. Quase sai "capões". Já está corrigido. Grato. Beijos