quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

A SERVENTIA DA JUSTIÇA


Causa asco as condições do prédio Pe. André Ficareli, no centro de Rio Branco, onde funciona a Serventia de Registro de Imóveis, mantida pelo Tribunal de Justiça do Acre.

O prédio de dois andares, construído há 47 anos, pertenceu ao desembargador aposentado Jersey Pacheco Nunes. Está alugado ou cedido ao Judiciário desde quando Pacheco presidia o Tribunal. Saiba mais a respeito do desembargador na revista Época.

As condições do imóvel provam que as instituições públicas são tão infratoras quanto a sociedade que financia as mesmas instituições com o pagamento de impostos.

O prédio com certeza já teria sido embargado caso pertencesse a alguém de pouca influência, visto que não resistiria à vistoria da Defesa Civil ou do Corpo de Bombeiros, porque não dispõe de qualquer estrutura que contribua para proteger vidas em caso de acidente.

As paredes estão carcomidas pela umidade decorrente das infiltrações, servidores convivem com a infestação de ratos e baratas e, sob um calor infernal de 40 graus, usam papelão para tapar os buracos que se formam no piso enquanto dão conta de atender diariamente centenas de pessoas.

A maioria dos documentos e livros antigos, onde estão assentados registros dos imóveis de Rio Branco, está amontoada no chão. É preciso ter noções de alpinismo para transpor a montanhosa bagunça e conferir algum papel. Além de ratos e baratas, o ambiente é dominado por infiltrações nas paredes e goteiras.

Há pelo menos vinte anos não entrava naquele prédio, mas tive que acompanhar minha irmã, que foi receber uma certidão de registro de imóvel pela qual pagou quase R$ 500,00. A sociedade paga caro por um serviço cuja serventia da arrecadação é a de inflar as contas de alguns privilegiados.

Na verdade existe no Acre uma verdadeira "indústria" de locação de prédios particulares para o serviço público. Até o prédio onde funciona provisoriamente a sede do Judiciário pertence a outro desembargador, ex-presidente do Tribunal de Justiça.

A serventia do blog é mostrar as fotos abaixo. Clique nas imagens para visualizá-las ampliadas.







3 comentários:

. disse...

Realmente Altino essa industria de aluguel é muito lucrativa, o predio aonde funciona a administraçao do TJ/AC é do desembargador Praça, o ex-deputado Bestene, quando serviu a FPA para atrapalhar a campanha de Marcio Bitar, alugou seu predio para a prefeitura de Rio Branco (18 mil por mes) e de quebra ainda é chefe do Deas... se Deus me der a oportunidade vou construir um predio e alugar para o poder publico, alguem topa ser meu socio?

Thalyta França disse...

lamentável hein.

Valeu pelo príncipio da reciclagem o uso de materias... e tals hehehe.
=x
[na primeira foto]

Pablo disse...

Bonitas fotos!

Há coisa mais antiga nesta cidade do que o padre André (legendário), com todo respeito!!! Meresse nossa homenagens! rsrsrs
Lembro ainda, Altino, que o referido prédio, estima-se, que fora utilizado pelo Dr. Mario de Oliveira, nobre advogado e professor ...,
Essa é a realidade das instituições
do nosso país!

Abraços,

Pablo.