segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

DECLARAÇÕES FALSAS

Jornais do Acre inflam as tiragens

Fossem as leis do país criadas pra valer, os proprietários de seis jornais do Acre poderiam estar a cumprir pena de reclusão, de um a cinco anos, além de multa, por infração do artigo 299 do Código Penal.


A Secretaria de Comunicação Social criou um banco de dados com as informações comerciais básicas de jornais e rádios, necessárias para facilitar o trabalho das agências de propaganda na pré-seleção de veículos em planos de mídia das campanhas do Governo Federal.

Embora nenhum dos jornais do Acre tenha tiragem superior a 1.500 exemplares, sendo que alguns tiram menos de 500 exemplares, consta no levantamento a seguinte tabela:

O Estado - 15 mil
O Rio Branco - 8 mil
A Tribuna - 7 mil
Página 20 - 7 mil
A Gazeta - 4 mil
O Alto Acre - 2,5 mil

O site da Presidência da República adverte que as informações enviadas (leia aqui) são de responsabilidade do informante, sob pena de infração do Artigo 299 do Código Penal, e afirma que o Núcleo de Mídia faz verificações para confirmar os dados, antes de serem incluídas no banco de dados.

Segundo o artigo 299, é crime "omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante".

Veja as declarações no site da Presidência da República. De acordo com elas, a tiragem dos jornais acreanos supera a tiragem dos jornais de Santa Catarina. Com uma assessoria dessa, da próxima vez dá para acreditar quando o Lula disser que não sabia de nada.

2 comentários:

Alan Assad disse...

essa estatistica tá muito furada, a gazeta que 4 mil e o estado 15 mil?
tiram não passam de 500 mesmo, esses numeros aí não é nem acessos via internet, internat, é no maximo 4 mil page-views.

esse MIDIA BRASIL deve ter feito o levantamento fazendo entrevista por telefone com os proprietarios dos jornais.

Anônimo disse...

Isso é a tiragem mensal. Mesmo assim ainda acho muito.