sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

PERDOA, SENHOR

Kemis Viana

Olá, Altino.

Escrevo porque acabei de ficar bestializado com uma aberração que assisti na TV. Apesar do clima de franca melhora no nível de nossa imprensa acreana, ainda nos deparamos com os maus exemplos.

Programa Gazeta Alerta, 11h30 de hoje. A matéria falava sobre a aeronave da Força Aérea Venezuelana, que pousou inesperadamente no Aeroporto de Rio Branco, na tarde de ontem.

A repórter Lenilda Cavalcante fazia um flash direto do aeroporto, repassando as "últimas informações" sobre o avião - um jatinho boliviano, aparentemente enviado por Evo Morales para prestar apoio aos venezuelanos, que àquela altura sequer tinham dinheiro para abastecer sua aeronave.

Foi quando ela soltou a pérola do dia:

- Ironicamente, o jatinho boliviano só chegou depois da decolagem do avião venezuelano. Ainda bem, pois se os dois se cruzassem no pátio do aeroporto de Rio Branco, o clima não ficaria nada ameno, já que bolivianos e venezuelanos mantém uma grande rivalidade entre si.

Ato contínuo, a voz retorna para o apresentador Edvaldo Souza, que sempre tão ácido em suas críticas, desta vez preferiu calar-se, embora tenha ficado visivelmente embasbacado com a barbaridade que acabara de ouvir.

Ora, os senhores Hugo Chavez e Evo Morales têm estabelecido uma dobradinha que vem abalando os alicerces da América Latina, e a nossa querida repórter, perdida no tempo e no espaço, cogita a possibilidade de uma onírica troca de tapas diplomática entre oficiais de ambos os países, no meio de um pátio de aeronaves.

Surrealismo, imaginação fértil demais ou tão somente desinformação mesmo?


Tenho visto com otimismo a nova safra de jornalistas que este estado vem formando nos últimos anos. Mas, infelizmente, ainda existe profissional desse porte por aqui. Perdoa, Senhor. Eles não sabem o que dizem.

Kemis Viana é estudante de economia. Escreve eventualmente no blog "Cronicamente inviável".

5 comentários:

Saudades do Acre disse...

Não é desinformação. Às vezes escorregamos porque somos traídos pelo desejos ocultos.

Anônimo disse...

Eu estava vendo o programa, acho que ela se confundiu com os atuais problemas diplomáticos entre Venezuela e Colômbia. Talvez tenha trocado Bolívia por Colômbia, apesar de achar improvável, mas deixa pra lá... =)

Unknown disse...

..ou confundiu o fato recente do apedrejamento de um avião venezuelano, em Riberalta, por bolivianos que fazem oposição a Morales. Existem, de fato, uma parte dos bolivianos que se crucam com venezuelanos, dá confusão, outra parte, é de correligionários.

Saramar disse...

Sem dúvida, a jornalista se confundiu pela ação anterior da oposiçõa a Moralez, que atacou o tal avião venezuelano.
Coisas que acontecem.

beijos

Cruzeirense disse...

São todos farinha do mesmo saco. Depois desse video da matança dos cachorros, o que desejo, é que eles sofram mais do que brasileiro no final do mês.