segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

KAOS E LIBERDADE NA COMUNICAÇÃO

É necessário reconhecer que a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Acre (Sinjac), presidido pelo fotógrafo Marcos Vicentti, tem dado passos importantes no ambiente de maior liberdade para a imprensa desde a posse de Binho Marques (PT) como governador do Acre.

Jornalistas de renome, como André Mugiatti, Daniel Andrade e Luciano Martins já confirmaram presença na Semana de Comunicação, evento organizado pelo Sinjac a partir do dia 10 de dezembro, antes do Prêmio de Jornalismo José Chalub Leite.

A Semana de Comunicação promete: no primeiro dia, uma palestra lítero-musical do filósofo Jorge Mautner, juntamente com o maestro Nelson Jacobina, em decorrência da parceria entre o Sinjac e o Projeto Sempre um Papo Especial. História, filosofia, poesia e canções, tudo misturado na “Aula do Kaos”.

No dia 11, o Sinjac dará seqüência às palestras com a juíza de direito Solange Facundes, que abordará o novo Código de Ética dos Jornalistas, além do mestre em comunicação social Francisco Dandão. Ele fará uma “Reflexão sobre a televisão no século XXI”. No dia 12, palestras dos jornalista e professores universitários Adaílson Oliveira e Wagner Costa.

No dia 13 de dezembro, o jornalista André Mugiatti, que atua no Greenpeace, vai falar sobre o ativismo no jornalismo ambiental. Em seguida, será a vez de o repórter de imagem de Rede Globo, Daniel Andrade, expor o que pensa sobre TV digital.

No dia 14, a Semana de Comunicação será encerrada com a palestra “Jornalismo e Sustentabilidade”, ministrada pelo jornalista Luciano Martins Costa, do Observatório da Imprensa.

- Essa é uma proposta diferente de qualificação, que vai proporcionar uma troca de experiência entre os palestrantes e o público, fazendo com que este ano o Prêmio de Jornalismo José Chalub Leite inaugure um diferencial - explica a jornalista Andréa Zílio, coordenadora do evento.

Marcos Vicentti disse que a Semana de Comunicação demonstra a preocupação que a nova diretoria do Sinjac tem com a qualificação dos profissionais e dos acadêmicos que estão em fase de conclusão, prestes a serem inseridos no mercado de trabalho.

São parceiros do evento, assim como do prêmio, o Governo do Estado do Acre e Brasil Telecom. Entraram como apoiadores da iniciativa o Banco do Brasil, o Banco da Amazônia, a Fecomércio, a Fieac, a Prefeitura de Rio Branco, o Instituto de Ensino Superior do Acre (Iesacre), Rico e a agência Manaim Turismo. O Sempre Um Papo que abre a Semana de Comunicação, também tem apoio da Uninorte, Casa Shopping e Nilcestur.

Sucesso aos organizadores e apoiadores dessa iniciativa que certamente contribuirá para ampliar a liberdade e a qualificação profissional da imprensa no Acre.

Para obter mais informações no Sinjac: 68 3223-7418 ou e-mail.

Um comentário:

. disse...

Altino, faltou voce colocar como podemos nos informar no sinjac;... telefone.. endereço alguma coisa