sexta-feira, 9 de novembro de 2007

A FILHA INVISÍVEL DO MEIRELLES

Paula Meirelles


Altino,

Adorei a homenagem que a Assembléia Legislativa fez ao meu pai, quando lhe concedeu o título de Cidadão Acreano. Ele é um acreano espetacular, daqueles que arriscam a vida para proteger os que sequer lhe apertam a mão em agradecimento, pois vivem isolados na floresta assombrosa.

Aproveitando a linguagem do autor da homenagem, o deputado Moisés Diniz, quando fala dos homens invisíveis, também me senti invisível lá na Assembléia. Os jornais me viram como a filha do José Carlos dos Reis Meirelles, o que é uma honra.

Mas eu queria ser vista também como a chefe do Posto da Foz D’Ouro, onde procuramos proteger os homens e as mulheres invisíveis de lá. Eles estão vivendo do seu jeito, com a sua língua, costumes, sofrimentos e alegrias.

Entre lagos, igarapés, clareiras e cipoais, eles tentam resistir à maldade do homem branco, que não consegue olhar a vida sem antes querer arrancar dela algo que dê dinheiro.

Viver no D’Ouro, entre o fogo líquido do dia e a lentidão da noite, com seus sussurros e piados tristes, faz minha alma ficar mais leve, mais próxima do horizonte e mais livre. O D’Ouro é o meu Rio Jordão, a Canaã dos meus sonhos, a terra sem males.

Por isso, Altino, fico feliz quando o D’Ouro toca o coração dos homens e mulheres da cidade. A solidariedade deles prorroga a vida dos homens e mulheres invisíveis do D’Ouro e do Envira.

Um beijo.

11 comentários:

Anônimo disse...

Paula, acho você a mulher mais guerreira que ja conheci, eu mesmo nao teria tanta coragem de me socar nos confins desse mundo, acho seu lamento bom, pois as pessoas tem que saber que vc nao é só um rostinho bonito, mas sim uma mulher de fibra e que sabe o que quer. Eu a parabenizo. Alias você é linda.

Anônimo disse...

Paula
Larga o mato e vem prá cidade grande. Prometo, amor, casa, comida e roupa lavada...

Anônimo disse...

Pelas fotos que tenho visto, em breve esta menina aparecerá também na Playboy.Aguardem.

Anônimo disse...

Esse anônimo das 4:27 parece bobo: imagina se precsia vir. É só aceitar que se vá para lá, sô! Lá ia querer de cidade. Simplesmente iria viver o sonho dessa menina em qualquer que fosse o lugar.

Longa vida, Paula e sucesso na proteção dos homens e mulheres da floresta.

Anônimo disse...

Paulinha... cuidado com o PIANKO

Anônimo disse...

olha moça, fique aonde estás.Por essas bandas de cá das cidades a vida pertuba a mente e empalidece as almas.Aqui somos todos invisíveis também, mesmo vendo-nos a todos.Fique em sua mata, rodeada de verdes gentes e fecundas raízes.Continue enamorada dos rios e, quando a solidão lhe acoçar,segura o choro não, verta as lágrimas lembrando-se dos de cá, das cidades sem gentes e sem verde, solitárias criaturas sem raízes e sem rios.Quando isso te ocorrer, tu vais rir de nós, um tanto com dó, um tanto de rir mesmo, da cidades sem rios de cá.

Anônimo disse...

Afora o comentário das 7:49 e o das 0:04, os demais são puro machismo. A beleza da moça está justamente no trabalho que faz, e pelo jeito já tem casa, comida e roupa lavada.

Anônimo disse...

Mulher inteligente, decidida, batalhadora, guerreira e corajosa, o pouco tempo que tive o prazer de estar em sua presença deu para ter uma pequena idéia do ótimo ser humano que ela é, estou aos poucos conhecendo seu trabalho e sua pessoa, seu pai deve se orgulhar muito, e em breve será ela a homenageada.

Anônimo disse...

Calma ai...

Já tá começando errado. Tá buscando promoção é isso? O reconhecimento vem automático. Já não vai dar certo. Quem tá nessa vida, é por uma causa e não por uma causa própria.

Não puxou ao Pai não. Infelizmente.

Anônimo disse...

A Paula apenas pede que nós da cidade sejamos solidários. Agora, o anônimo 9:36 parece que está ressentido! Talvez ele não seja anônimo para a Paula. Quem será ele, Altinô?

Anônimo disse...

Paula, gostaria de parabenizar vc, são poucas ou nenhuma garota que tem essa cporagem que vc tem, ficar longe da cidade, familia, enfim, de todos que vc ama, e lutar por uma causa que poucos conhecem, sinto o que vc senti, seu desabafo é que vc nao quer so ser admirada pela beleza e sim, pela profissão, esquanta nao garota, sabemos do teu potencial e qual grandes eis. Continue firme na luta camarada. Bjos grande de um admirador companheiro.