segunda-feira, 14 de maio de 2007

A PM DO BINHO


Gerson Albuquerque

Prezado Altino!

Envio quatro imagens da manifestação que ocorreu em Rio Branco, no dia 25 de abril, quarta-feira. São imagens de momentos da manifestação que a imprensa acreana fez questão de não dar visibilidade.

Lamentavelmente essas cenas evidenciam o quanto nossa sociedade é anacrônica e arcaica. Basta uns grupos sociais se organizarem e saírem às ruas reivindicando seus direitos, inclusive o de não serem roubados em tarifas superfaturadas e extorsivas, e lá está a velha Polícia Militar reprimindo e ameaçando de forma covarde os manifestantes.

É vergonhoso para um Chefe de Estado, como o governador Binho Marques, que faz questão de publicizar um histórico de lutas, ter sob seu comando uma PM que usa pistolas automáticas e metralhadoras contra uma população que tem como única arma suas palavras e seus gestos.

Aliás, essa é uma questão social e a polícia jamais deveria ser acionada: tem que acionar a PM é para prender os empresários dos transportes coletivos e os responsáveis pelo extorsivo aumento da conta de energia elétrica.

Se puderes divulgar essas imagens em teu blog, os democratas e aqueles que, ainda, sonham e lutam por um Acre melhor agradecem.

Abraços fraternos.

Gerson Albuquerque é doutor em história, professor e coordenador do Centro de Documentaçao Histórica da Universidade Federal do Acre





3 comentários:

Cartunista Braga disse...

Gerson, esses corajosos oficiais podiam entrar para a Força Nacional e vir enfrentar a as quadrilhas de bandidos nos morros do Rio.

Dean disse...

Se a polícia não usar pistolas e metralhadoras, quem deve usá-las...os bandidos?

Cartunista Braga disse...

Muita calma nessa hora! Quem são os bandidos? Os ativistas que querem algo melhor para a sociedade, como transporte decente a preços acessíveis e têm seus dentes quebrados a coronhadas e calcanhares de coturnos?