quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

LOGO DA "AMAZÔNIA"



De Gean Cabral para Marcos Schechtman, diretor da minissérie "Amazônia":


- Olá, parabéns por todo o trabalho em prol não só da nossa hitória (acreana), mas da história do Brasil. Sou designer e trabalho há 20 anos como chargista, diagramador e desenhista publicitário. Certa vez criei uma logomarca que continha essa figura da seringueira, algo parecido com o Amazônia de vocês e prontamente fui advertido por um grande conhecedor da floresta amazônica, que hoje inclusive é um dos mais próximos da ministra do Meio Ambiente, senadora Marina Silva, não sei bem, mas, talvez o secretário nacional de florestas. Enfim, ele me explicou que esse corte dos dois lados na seringueira simbolizava o 'corte assassino' da árvore, a maneira mais irracional de exploração do látex. Aí tive que mudar o desenho fazendo em somente um dos lados. Aqui no Acre não usamos esse desenho do jeito que taí. Vocês devem ter visto alguma foto de seringueira e realmente aparece cortada assim em forma de 'V' ou a parte interna do 'M'. Mas isso acontece depois de muito tempo. Nunca é feito o corte dos dois lados.´Esse ano corta-se de um lado e ano que vem corta-se do outro, por exemplo. Bem, espero ter contribuído para que vocês não apresentem o corte assassino da seringueira. Um execelente trabalho.


Resposta de Marcos Schechtman:

- Gean, obrigado pelo seu email. Nossa história inicia-se no final do século XIX, quando usava-se a machadinha, e não a faca, no corte da seringa. O 'arrocho' era muito comum e esta correta consciência sobre o corte só apareceu depois. Grande abraço.

4 comentários:

Anônimo disse...

Onde estavam os consultores da Globo e os que foram disponiblizados pelo Governo da Floresta? Parabéns ao Sr. Gean pelo questionamento muito pertinente. Vê-se que o diretor reconhece a falha, mas não demonstra disposição para mudar.

Unknown disse...

Altino, sou Carlos Zamarian, atualmente trabalhando em outra área, mas, durante vários anos, comentarista esportivo.
Estou produzindo um piloto para apresentar para a TVD (emissora de minha cidade - Mococa) e gostaria de entrevistar Marcos Schechtman. Você tem o contato da assessoria dele? Obrigado
Carlos Zamarian

Unknown disse...

Altino, sou Carlos Zamarian
carloszamarian@bol.com.br
Fui comentarista esportivo por um tempo, e agora em outra área, estou produzindo um piloto para apresentar à emissora de minha cidade.
Gostaria de entrevistar Marcos Schechtman.
Você pode me passar o contato da assessoria dele?
Obrigado
Carlos Zamarian

ALTINO MACHADO disse...

Não tenho