terça-feira, 14 de novembro de 2006

GLÓRIA NO ALTO SANTO

A novelista Glória Perez foi recebida na tarde de hoje, no Alto Santo, por Peregrina Gomes Serra, viúva do mestre Raimundo Irineu Serra, fundador do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal, local onde se originou a doutrina do Daime. A autora de "Amazônia - De Galvez a Chico Mendes", conversou durante quatro horas com a dignitária do centro, para aprofundar sua pesquisa e receber autorização para contar uma parte da vida do mestre Irineu Serra, que será interpretado na minissérie pelo ator Cristóvão Neto.

Dona Peregrina Serra presenteou Glória Perez com um exemplar do livro "O Cruzeiro", o mais instrutivo da doutrina, que reúne os hinos de inspiração divina recebidos pelo mestre Irineu.

- Na infância e adolescência, que vivi no Acre, conheci o mestre Irineu. Era uma figura que impressionava a gente: guardo, até hoje, a impressão de nunca ter visto ninguém tão alto. Mestre Irineu levou a aiahuasca para Rio Branco, ainda no tempo dos meus avós. Tomava-se a mistura em rituais religiosos. A bebida era considerada sagrada pelos incas, que a usavam desde antes da época da conquista. As tribos da região do Acre também a usavam (usam) de modo ritualístico. Mais tarde, o próprio mestre Irineu rebatizou-a com o nome de Daime. Depois de sua morte, a viúva, madrinha Peregrina, continuou a tomar conta do culto, e tem se mostrado sempre atenta para que a utilização do Daime não venha a ser distorcida nem descaracterizada - contou Glória Perez no blog dela.

Para saber mais a respeito da doutrina original do Daime, leia os posts Alto Santo e Manifesto do Alto Santo.

Nenhum comentário: