segunda-feira, 13 de novembro de 2006

DIABRURAS EM XAPURI

Elson Martins

Estive em Xapuri, no domingo, na companhia do cineasta Maurice Capovilla e do Zé Paulo Tezza, da produtora Trilha Ambiental. Nosso destino era o seringal Cachoeira. Mas, de passagem, fomos avisados da indignação dos xapurienses por conta de mais uma destemperada ação do prefeito Wanderley Viana. Fomos ver.

O sujeito "pelou" a Praça São Sebastião com uma poda excessiva de todas as árvores. O Santo ficou a descoberto, exposto a sol e chuva. Como o espaço é um local sagrado para a população e as árvores estavam viçosas, bonitas, não se justifica poda tão drástica.

Na verdade, tem mais coisa estranha acontecendo na terra de Chico Mendes: parece que o clima de agressão às pessoas de um modo geral, como acontecia nos tempos criminosos da família Darli Alves está voltando. Ouvimos falar muito em "medo", a cidade está tensa.

Nós mesmos comprovamos isso. Quando paramos o carro e saltamos, para registrar a praça pelada, aproximou-se um homem meio bêbado para fazer ameaças. Disse de cara que podia cortar também nosso carro. Não levamos a sério a ameaça, mas, quando eu estava clicando, ele gritou palavrões contra mim.

Em seguida, apareceu um carro do prefeito; não sei dizer se ele estava dentro porque tornou-se comum, nos dias de hoje, autoridades usarem vidro fumê em carros oficiais. Pode?

As ameaças voltaram quando paramos num restaurante para almoçar. Capovilla e Zé Paulo foram buscar duas cervejas num bar próximo e deram de cara com outro sujeito (bêbado) que deu um murro na mesa e os provocou.

Finalmente, à saida do restaurante, cruzamos de carro com o sujeito anterior, que nos mostrou a língua e fez o gesto característico dos pistoleiros: apontou pra gente com o dedo e sinalizou um disparo.

Soubemos, logo depois, que este tinha sido pistoleiro do Darli Alves. O prefeito também interrompeu a Estrada da Borracha - ramal que dá acesso a Xapuri, a partir da BR-317, - para construir um portal (!?). Colocou tapume na estrada e abriu um desvio.

Você já viu tapumes em estrada? Um morador da cidade disse ter ouvido o prefeito falar que, no alto do tapume, vai colocar um par de chifres imenso, porque em Xapuri só teria cornos.

Todo dia ele enlameia as ondas do rádio com seu linguar chulo. Mesmo assim, ouvimos pessoas comentarem que ele teria 60% de apoio da população para fazer suas diabruras. Para mim, pelo que já fez e ameaça fazer, ele não pode continuar exercendo a função de prefeito.

Elson Martins é jornalista acreano. Leia mais em Crime ambiental em Xapuri.

9 comentários:

Anônimo disse...

Esse prefeito deveria cumprir a promessa que fez de renunciar caso Binho ganhasse em Xapuri...assim abandonaria a política com honra.

Anônimo disse...

Só tem bêbado em Xapuri? Estão estimulando o Pró-Álcool lá? Derrubando árvores pra plantar cana? Huahuahauhua... Bêbados e dementes... só estes andam na rua, porque a população de boa fé fica encorajada em casa, sem poder disfrutar de ambiente salutar para o laser e a mercê da irresponsabilidade do prefeito e algumas "autoridades incompetentes"! Será que esse prefeito é do mesmo clube de Zila (Cruzeiro do Sul)? Espero que pelo menos São Sebastião esteja usando filtro solar!

Em relação a cidade dos cornos... eu discordo... a tempo é sabido que existe outro título. Após uma pesquisa, achei isso:

São Sebastião é comemorado no dia 20 de Janeiro. Ele é celebrado oficialmente como o patrono da cidade do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Igualmente, mesmo de forma informal, muitos homossexuais católicos consideram São Sebastião o santo Patrono dos gays, conforme o Dr. Luiz Mott, atropólogo e fundador do Grupo Gay da Bahia, a mais antiga organização pró-homossexual do Brasil.

Bom... com todo o respeito, acho que o único corno da cidade faria uma cirurgia pra colocar seu par de chifre em um lugar visível!

Abraços...

Anônimo disse...

É por tipos como esse "prefeitozinho" que as cidades acreanas passaram por um atraso de décadas, não sou partidário mas a turma do "PT local" deixou uma marca que é sinônimo de trabalho, progresso e desenvolvimento. Por causa desses fatores é que sujeitos como esse de Xapuri se tornam figuras tão gritantes, o contraste entre um gestor que trabalha e outro que só faz mer...(ops) besteiras doe nos olhos.
Que o povo de xapuri seja iluminado para que nas futuras eleições não elejam um cara tão despreparado como esse. Xapuri não merece mais esse tipo de coisa.

Anônimo disse...

Esse cabrito é mesmo muito doido !!!
Parece filho da união de primo com prima
ou de uma bôta com mapinguari.
Com vocês o CHAPOLIN DE XAPURI !

Anônimo disse...

O único modo de acabar com essa gangue de xapuri lidarada por Darli Alves é matando todas essas pessoas(se é q podem ser chamadas assim).

Anônimo disse...

Assassinos...
Vamos matá-los!

É assim que se se resolvem as coisas para você Fernando?

Anônimo disse...

Que brochona que é esse prefeitinho. A
imcompetência tem chifre e sabe como ninguem dar cotoco. É o clone do "demônio da Tazmânia".

Anônimo disse...

Havia um projeto de governo.
Havia um projeto do PT.
Acho que o Jorge deu mancada ao não absorver Xapuri, entendendo, erroneamente, que estava em boas mãos.
Mais um erro de bloqueio. Mais um erro do PT
E, como dizem os oportunitas todo lugar vazio tem, necessariamente, que ser ocupado!
É uma pena!
O homem do cotoco estava só esperando isso!
Binho, Binho, fique atento e tome tento!

Anônimo disse...

A turma do PT deve dar graças a Deus a morte de Chico, pois não fosse isso. Nunca MArina ia sair do seringal e coisa e tal....
Sao oportunistas usam o nome de Chico Mendes so nas campanhas eleitorais.