quarta-feira, 20 de setembro de 2006

DIREITO AUTORAL

O site Vermelho, do PC do B, e a Agência Amazônia se manifestaram a partir da reclamação que fiz hoje contra o desrespeito ao meu direito autoral. O Vermelho publicou integralmente reportagem do blog sobre o tombamento do Alto Santo como patrimônio histórico e cultural, mas atribuiu o crédito à Agência Amazônia.

O site chegou a aplicar, erroneamente, o título "Acre transforma Santo Daime em patrimônio histórico e cultual". O daime não foi tombado. A versão original, correta, está no post Alto Santo.

Quem foi tombado pelo governo do Acre e pela prefeitura de Rio Branco como patrimônio histórico e cultural foram alguns bens materiais do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal - Alto Santo. O texto foi retirado do site Vermelho.


A primeria manifestação partiu da Agência Amazônia:

"Caros amigos do Vermelho,

O objetivo deste e-mail é para pedir a correção do crédito da matéria do dia 7 de setembro. A matéria foi creditada para a Agência Amazônia.

O texto é de Altino Machado. A Agência Amazônia apenas distribuiu em sua Newslletter o texto. Aliás, no primeiro parágrafo está explícito que a matéria é do blog do jornalista Altino Machado.


Desde já agradeço pela devida correção.

Atenciosamente

Chico Araújo
Diretor da Agência Amazônia de Notícias"


O Vermelho enviou, posteriormente, a seguinte explicação:

"Caro Altino,

Não localizamos seu email, tampouco no "fale conosco", mas já podemos confirmar a você que o texto foi extraído da Agência Amazônia no dia 6 de setembro e foi reproduzido identicamente, por isso o crédito a eles.

De nossa parte, pedimos que envie o seu texto original, ou outro texto sobre o assunto, se preferir, para que republiquemos com o devido crédito. Mas perceba que o texto deve ter o formato jornalístico para que possamos reproduzi-lo.

Solicito que envie-o para vermelho@vermelho.org.br aos cuidados de Claudio Gonzalez.

Espero tenhamos solucionado essa contenda e possamos contar sempre com sua colaboração.

Saudações

Eliana Ada Gasparini
Secretária de Redação do Vermelho"

Enviei ao Vermelho o mesmo texto que havia sido copiado de meu blog pelo site. É preciso deixar registrado que a Agência Amazônia o publicou parcialmente, com o devido crédito, remetendo ao blog a leitura completa do texto.

Espero que o velho post usado pelo Vermelho seja considerado um texto com "formato jornalístico" e reproduzido com o crédito.

Reafirmo: A reprodução do conteúdo deste blog é livre, desde que seja preservado o contexto e mencionada a fonte.

Nenhum comentário: