Admiro a dedicação do pesquisador americano Irvin Foster Brown, do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre.
Doutor em geoquímica, desenvolve estudos nas áreas de dinâmica do uso da terra e florestas, gerenciamento e educação relacionados a recursos naturais e mudanças globais.
Na semana passada, estávamos todos preocupados com a fumaça, o calor e baixa umidade na região. Na quinta-feira, esse blog publicou o alerta dele sobre incêndios e a previsão de que poderia chover no domingo na região. Choveu.
Foster Brown é um incansável pesquisador, que trabalha nos domingos e feriados em defesa de nossas florestas. Veja o boletim que enviou hoje:
"Caiu chuva durante a madrugada até às 9 horas em Rio Branco. O capitão Batista reportou 20 mm de chuva no pluviômetro da Defesa Civil do Acre até às 6 horas da manhã - o total vai ser mais. Também informou que há noticias de chuva em todo o leste do Acre.
A previsão de tempo para Rio Branco do CPTEC indica possíveis chuvas no próximos dias com nuvens e alta úmidade relativa.
Houve um erro ontem. A cota do Rio Acre no dia 9 de setembro mudou de 2,00 m a 1,98 m e baixou até 1,94 m, à tarde. Hoje pela manhã, a cota esteve a 2,10 m. A cota mínima de 1,94 m já coloca o mês de setembro com a segunda menor cota em 36 anos de observaçoes - a menor foi a de 2005.
Isso signfica que há pouca água no subsolo e estamos numa seca séria, apesar das chuvas.
Quando a cota está tão baixa, a área transversal do rio está muito menor do que em condições normais. Consequentemente, um pouco aumento de vazão produz um aumento consideravel da cota.

Notáveis são as altas concentrações na região de Tarauacá e Feijó, no Acre. Baseado nas setas de vento do modelo, a poluição de fumaça no dia 9 setembro, no leste do Acre, está vindo do oeste e do norte, além de geração local.
Os focos de calor, de 9 a 10 de setembro, até às 7 horas, foram:
Pando...........................................83
Acre...........................................239
(Tarauaca/Feijo/Bujari/Sena Madureira)
Madre de Dios...................................71
Tambopata.......................................44
Tahuamanu.......................................27
(Nota: concentrações perto de Iñapari e Iberia)
Ucayali..........................................?
Puerto Inca.....................................38
Quando tentei combinar os dados, parece que há inconsistências. Porém, há muitos focos perto de Pucallpa.
As fronteiras Iñapari, Assis Brasil, Cobija - Brasiléia, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Capixaba - Santa Rosa do Abunã têm altas concentrações de focos de calor.
Notem que Madre de Dios e Ucayali agora estão tendo altas concentrações de focos.
Foster Brown"
Nenhum comentário:
Postar um comentário