domingo, 20 de agosto de 2006

O QUE É?



Para quem já está com água na boca: além do nome, dicas e sugestões são bem-vindas.

14 comentários:

Anônimo disse...

Suco de carambola??? Hahaha Tucupi? ai ai o que será. Hummm suco de maracujá? Estou aqui com água na boca.
Um abraço.

Anônimo disse...

Hummmmm...que delícia!
Deve ser suco de maracujá.

beijos

Anônimo disse...

Tucupi. Coloque na garrafa, com uma mistura de pimenta: malagueta, murupi, de cheiro...

Anônimo disse...

Isso é tucupi, o que eu mais gosto no tacacá. Mas se vc me der o rabo posso preparar uma deliciosa rabada no tucupi. Esses pigmentos escuros na parte de cima do saco são chicórias picadinhas. Esse aí já tá temperado, faltando só fever e 'apurar'. Parece polpa de Maracujá, mas não é. Senão isso que parece uma borra estaria no fundo do saco. Pelo jeito o almoço na casa do Altino foi especial.

Anônimo disse...

Isso aí é uma banca do mercado!! Se fosse da casa do Altino, ele chamava a gente pra ajudá-lo a comer, porque, pelos meus cálculos, aí tem:
- mais de 15 l de tucupi temperado;
- 3,6 de molho de pimenta;
- 500g de camarão pra vatapá, e;
- 1 kg de camarão pra tacacá! Só tem um problema: com tudo isso junto, a gente não faz qualquer comida....

Anônimo disse...

para completar...

retirado da net:

O preparo do tucupi segue um ritual inspirado na tradição indígena. A mandioca é descascada e ralada e essa massa é depositada em um instrumento cilíndrico chamado tipiti, que fica pendurado para que todo o líquido escorra para um recipiente. O líquido esbranquiçado é colocado para descansar por mais ou menos um dia. A parte mais pesada da solução "senta" no fundo da panela. Em cima da massa branca resultante da fusão fica um "soro" amarelado que é fervido: eis o tucupi. A massa que fica ao fundo é retirada para fazer a tapioca. Mas e a massa que fica dentro do tipiti? Essa vira a farinha de mandioca.

abrs.

Anônimo disse...

O Gean acertou:é tucupi temperado. É só ferver e jogar dentro o pato assado,a rabada ou o porco guisados (pode ser peixe também) e, claro, uns três maços de folha de jambu. Tem três ou quatro bancas que vendem esse tucupi temperado na Feira do Terminal de ônibus. A foto é de uma delas. Eu compro de vez em quando e acrescento mais temperos: sal,
pimenta de cheiro (doce), chicória...

Anônimo disse...

Ei Altino, onde fica esse reduto de iguarias???
Quero ir lá... =*

Anônimo disse...

Essa foto me deixou com mais vontade de beber um tacacá....hummmmmmmmm saudades,mas quarta - feira dia da minha folga,vou ao Rio,no coisas do Norte e me deliciar com um delicioso tacacá.....mas Altino Machado,como sempre mandando ver...é isso aí meu querido amigo....sucesso,paz e tranquilidade sempre!bjossssssssss

Anônimo disse...

estou tentando postar e tá difícil...vc é um cara muito especial...lembro-me das lindas poesias que vc escrevia pra mim ao saímos da escola rarararararara!lembras? um cheiro amigo e bom tacaca!

Anônimo disse...

Pois é. Sempre fui um bom rapaz. Escreva-me: altinoma@uol.com.br. Abraço

Anônimo disse...

Ah!Isso foi maldade!
Como competir com esses acreanos sabidos?
Que inveja!!!! Eu quero aprender tudo isso para fazer aqui em Goiás.
Altino, será que fica tão bom quanto aí?
E essa cor maravilhosa? As mandiocas aqui tão brancas.

Beijos invejosos.

Anônimo disse...

E sabe o que comi e servi aos meus amigos nos meus 50 anos? PERNIL AO TUCUPI e como sobremesa CREME DE CUPUAÇU. Pois é, meus caros, isso em plena cidade de Campinas, estado de São Paulo. Onde arrumei o tucupi? Quando não vem daí, eu mesma faço (no liqudificador, é lógico!). Aqui ninguém sabe o que é tucupi, quanto mais tipiti. E todos adoram!!! Até os acreanos que estão fora do Acre (na saudade, até o tucupi da Núbia é bom). Mas como não sou boba, vou deixá-los aqui com o gostinho do meu e vou correndo tomar um bem fresquinho... Huuuuuuuuuum!!!!!!

Mariah disse...

Amigo!to aqui na Espanha-Madrid
o outono vai ficando gelando é a prenúncia de que o inverno vem com força total..e Eu me ocupando de deixar a minha mente e o meu corpo preparado para passar mais um inverno na europa..aiiiiiiii que coisa..por aqui os dias sao ensolarados e as noites ainda frias porem gostosas de caminhar,tomar um bom vinho e charlar com os amigos intelectuais e loucos dessas bandas! muita força,paz e luz para todos os queridos acreanos pés rachados!
um super beijo e sempre..bom trabalho!suerte siempre olée

Mariah Flor