quarta-feira, 23 de agosto de 2006

FUMAÇA INVADE A CIDADE



O satélite NOAA-12/AVHRR registrou ontem mais focos de queima no Acre (15), Amazonas (23), Mato Grosso (167) e Rondônia (65). Segundo o pesquisador Evandro Ferreira, do Inpa e do Herbário da Universidade Federal do Acre, as chuvas, a crise econômica e a pressão das autoridades, têm contribuído para que até agora não se apresente o quadro desastroso de 2005.

Naquele ano, quando a situação ficou descontrolada, o governo decidiu proibir as queimadas. Após a proibição, aumentou a quantidade de queimadas. Neste ano, a ordem veio antes da temporada de queimadas.

- O "teste" da ordem estatal deste ano vai ser daqui a duas semanas, quando iniciar o mês de setembro. É entre 1 e 15 de setembro que os "acreanos da gema" tradicionalmente queimam. Vamos esperar para conferir, mas não vamos esperar sentados. Devemos estar vigilantes e denunciar derrubadas e queimadas ilegais - assinala Ferreira.

Na foto acima, vista parcial de Rio Branco tomada pela fumaça, às 8h15 desta manhã - 10h15 em Brasília. Clique sobre a foto para visualizá-la melhor.

3 comentários:

Anônimo disse...

Altino, só para constar: não existe acreano "da gema", isso é coisa de carioca. O verdadeiro acreano é "do pé rachado"!

Anônimo disse...

Raquel, vou avisar pao Evandro, que também tem os pés tão rachados quanto os meus.

Anônimo disse...

Amigo visconde, BÔa noite! Da gema, do pé rachado, daquilo rôxo, é apenas um pequeno detalhe, diante da grandiosidade que é
simplesmente ser ACREANO.
Quem discordar que me perdôe. Não basta
só atitude. É preciso tambem, acritude.