terça-feira, 17 de janeiro de 2006

OS INIMIGOS DOS ÍNDIOS

Terri Aquino (*)

Altino, não me causa nenhum espanto as declarações do atual presidente da Funai, Mércio Gomes, de que é preciso impor limites às reivindicações indígenas pelo reconhecimento oficial de suas terras, alegando que os índios já possuem 12,5% do território nacional. A bem da verdade, as terras indígenas são de propriedade da União.

Acho, sinceramente, que ele está sendo muito coerente com as orientações que está impondo na Funai há mais de dois anos.

Em 2005, quando o governador Jorge Viana manifestou a sua vontade de regularizar todas as terras indígenas no Estado até o final de seu mandato, disse-lhe claramente que respeitava muito a sua posição política e que eu também gostaria que isso ocorresse aqui no Acre.

Mas ponderei que isso não iria acontecer porque os atuais dirigentes da Funai (Mércio Gomes e o seu diretor de Assuntos Fundiários, o Artur Nobre Mendes) paralisaram os processos de regularização de terras indígenas no país desde fins de 2003, quando assumiram a direção do órgão indigenista federal.

Sou testemunha disso, porque eu estava lá e ouvi muitas vezes o Mércio afirmar que não iria fazer nenhuma revisão de terras indígenas no país, enquanto fosse presidente da Funai. Agora, esse Mércio é tão inconsequente que vai acabar negando o que afirmou.

Ele entrou na Funai indicado pela cota do PPS, que depois abandonou a base de sustentação do governo, mas ele continuou na Funai porque, de fato, é um grande oportunista e inconsequente político.

Não voto mais nesse governo Lula, porque os povos indígenas do Brasil, tendo o Mércio como presidente da Funai, não precisam mais de seus tradicionais inimigos, como fazendeiros, garimpeiros, invasores de suas terras etc.

Fico pensando aqui com meus botões: será que o Mércio recebeu orientações sigilosas do governo federal pra agir da forma como vem agindo na Funai há mais de dois anos? Que vergonha que isso esteja acontecendo justamente com um governo que a gente ajudou a eleger.

Também ouvi muitas vezes, o Mércio dizer ao sertanista Sidney Possuelo e a mim próprio:
- Não tenho de medo de ninguém aqui dentro da Funai.

Numa delas ainda falei:
- Calma aí Mércio que a esperança venceu o medo.

Com o passar do tempo, convenci-me (eu e a torcida do Flamengo) que estava equivocado. Pelo menos na Funai, a arrogância do Mércio é quem tinha vencido nesse governo.

Fora Mércio! Fora Lula!


Com um grande abraço do Txai Terri

(*) O antropólogo Txai Terri Vale de Aquino fundou a Comissão Pró-Índio do Acre e dedicou os últimos 35 anos de sua vida à organização dos povos indígenas do Estado na luta por demarcação de terras e resgate das tradições. Para saber mais a respeito dele, clique em "Viva Txai Terri". As declarações de Mércio Gomes e outros protestos foram publicados no jornal O Estado de S. Paulo. Leia a reprodução no Jornal da Ciência.

5 comentários:

Anônimo disse...

Caro Txai Terri, pelo que dizes, talvez tenhas razão quanto a esse Mércio. Agora quanto a Lula acho que estás equivocado. Ao dizer fora Lula, pense em quem estás chamando.

Anônimo disse...

Grande surpresa, Altino, a sua visita aO Malfazejo. Uma honra, também. Este ano fiz meio diferente. Já que não podia desejar bom ano a todas as pessoas que admiro e gosto, preferi não dedsejar a ninguém. Rs...

Mas desejei, aqui, comigo mesmo, tudo de bom para meus amigos. E você é um. Ainda não esqueci a promessa de me receeber quando for aí por Rio Branco. Vá separando o banquinho, a farinha e o peixe...

Gosto muito desse tema indígena, uma briga que pouca gente quer comprar, como você (ou mais precisamente o Txai) e o Besasa Freire, do Taqui pra Ti. O governo Lula decepcionou muita gente, é verdade. Mas a mim, não. Ainda não sei se feliz ou infelizmente. Não vou mentir, eu não esperava muita coisa, não.

Um grande abraço amazonense, Altino.

Anônimo disse...

Parabens Altino por sempre dar um espaco aos comentarios e publicacoes por nos indigenas. Infelizmente esse Mercio e essa Funai estao nos atrasando a vida, nossas terras, nossas lutas, nossas mudancas e vontades, infelizmente temos gente assim, que trata indio como objeto exotico, da mata, que anda nu por que pensa nao existir roupas...infelizmente o governo Federal nao olha pra o Estatuto, infelizmente muitas liderancas ainda tem que morrer por que um monte de fazendeiro e garimpeiro filhos da mae deles sao gananciosos, landroes e miseraveis...a terra pertence a uniao, mas quem nasceu e vive ate hoje, quem foi massacrado e quase totalmente extinto e infectados por doencas nao foi a uniao, olhemos pra o lado pratico e certo da coisa, sem indio nao existe funai e muito menos emprego pro Mercio...Entao Txai e mais que correta sua declaracao. mas infelizmente esse e o mundo injusto que vivemos, com politicos que gostam de mensalao, com um governo que nao sabemos seu real objetivo e ainda pior, sem terra, educacao, saude, e outras coisinhas basicas que um ser humano decente precisa e necessita...Edna Yawanawa
Hoje lutamos pela revisao de nossa terra, imagina ate com Ratos teremos quen lutar quanto mais com politicos...

Anônimo disse...

Minhas saudacoes cordiais aos blogueiros do Altino,

Sou meio polemico, ainda mais quando o teclado do meu computador, ta meio maluco e nao poe os acentos.
Eu diria o seguinte, o governo da floresta fez mais do que podia fazer.
O governo Lula nao fez quase nada pelos povos indigenas. Mim deixou muito a desejar um governo que se dizia sinsivel com a causa social dos menos assistidos, infelizmente nao vimos isso acontecer na pratica.
Como penso localmente e globalmente eu diria o seguinte:
Lula...... E um sonho, sonhado, viver e realiza-lo e nao somente naquele discurso evasivo e chato que ninguem aguentar mais.
Teria tanta coisa para me dizer, que ja tinha digitado, mais Laura chegou aqui e me fez apagar um monte de palavras que tinha digitado... Como amo a minha familia e nao ao governo Lula prefiro nao digitar novamente.
Abracos a todos desde o Rio Gregorio

Tashka Yawanawa

Anônimo disse...

O Terri tem razão. Durante o tempo em que fiquei no Acre, no contato que tive com alguns indígenas, dada a insatisfação manifesta, deu para perceber que a atuação do governo petista faz crer que FHC era melhor inimigo... Quanto a se decepcionar com Lula, basta ver o que o Brasil elegeu junto com ele. É o óbio ululante, infelizmente.