
A Bíblia narra (Juízes 4-22) como Deus humilhou Jabin, rei de Canaã, diante dos israelitas. O exército de Jabin era chefiado por Sísera, que tinha 900 carros de ferro e oprimia duramente os filhos de Israel já fazia 20 anos.
Naquela época, a profetisa Débora era juíza em Israel. Ela mandou chamar Barac para ordena-lo, em nome do Senhor, que arregimentasse 10 mil homens para enfrentar Sísera com seus carros e tropas.
Barac exige a companhia de Débora. Ela aceita, mas profetisa que a glória da expedição não será dele, porque o Senhor entregará Sísera nas mãos de uma mulher.
Sísera com todos os seus carros e todo o seu exército caíram ao fio da espada, sem escapar um só homem, diante de Barac. Sísera, saltando do seu carro, fugiu a pé e chegou à tenda de Jael, mulher de Heber.
Jael, saindo ao encontro de Sísera, disse-lhe:
- Entra, meu senhor, em minha casa, e não temas.
Ele entrou na tenda e ela o ocultou sob um manto. Ele disse à mulher:
- Peço-te que me dês um pouco de água, porque tenho sede.
Jael abriu um odre de leite, deu-lhe de beber e recobriu-o. Sísera disse-lhe ainda:
- Põe-te à entrada da tenda, e se qualquer pessoa te perguntar se há alguém aqui, responderás que não.
Jael tomou um prego da tenda juntamente com um martelo. Aproximando-se devagarinho, enterrou o prego na fonte de Sísera, pregando-o assim na terra enquanto ele dormia profundamente por causa da fadiga. O opressor morreu.
A Bíblia registra ainda (Juízes 5-32) o cântico, de Débora e Barac, onde Jael é enaltecida como bendita entre as mulheres.
A história de Jael fascinou-me, bem como à Kátia, em meados dos 1980, também pela sonoridade do nome, quando estava para nascer nossa primogênita. E ficamos acertados que se chamaria Jael, mas inventei de consultar meus amigos kaxinawá sobre nomes que também fossem curtos e sonoros.
Siã sugeriu, entre outros, "bimi", que significa o broto que se converte em flor e fruto, tudo aquilo que medra. Estava formada a confusão em casa por causa do nome. O jeito foi decidirmos que se chamaria Jael Bimi Jaccoud Machado.
Parabéns filha, mulher do Beto, mãe do neto Samuel, nascida no dia dos aniversários do avô materno e da cidade que originou este pai coruja que vos escreve.
Te amo, sempre.

16 comentários:
Felizidade, Jael!
Jael, fui testemunha do quanto esse homem brabo morre de carinho e emoção quando fala dos filhos e neto. Seu pai e sua mãe devem sentir orgulho. Não é para menos.
Felicidades!!!
Leila Jalul
Altino,
Feliz nova volta
ao redor do Sol
para a Jael!
(Nós não estamos ficando velhos...
A Jael que cresceu rápido!... risos ...)
Grande abraço!
Conheço a Jael já faz alguns anos, sempre fui apaixonado por essa mulher, e ao saber da historia de seu nome, fico cada vez mais maravilhado e vejo que o nome realmente influenciou em sua personalidade.
Anonimo apaixonado.
Doutora Jael, Parabéns!!!
Sucesso em sua vida, e muita felicidade pra vc e nossa família!
beijo no Samuzinho!
Dan Jaccoud
Linda, linda e linda.....
jael,
aguardo seu convite para comermos uma PEIXA...no mais, uma vida boa para voce e toda a sua familia!
beijos
Com um sorriso desses não há coração de um ser humano, que não brote adimiração.
Parabéns!
CIDADÃO DO NORTE
Jael,
Nossa fiquei emocionada com a declaração do PAPAI ALTINO babão...
Parabéns linda!!!!!!!!!
bjs
Parabéns, Altino! Você tem uma família muito especial: com duas mulheres lindas assim, você só pode ser um homem muito feliz mesmo, por isso faz tanto sucesso: segue um trecho da música do Padre Zezinho, "Oração pela Família" para complementar sua inspiração bíblica:
Que nenhuma família termine por falta de amor.
Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente,
E que nada no mundo separe um casal sonhador.
Que eles vivam do ontem, do hoje e em função de um depois.
Que a família comece e termine sabendo onde vai,
E que o homem carregue nos ombros a graça de um pai.
Que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor,
E que os filhos conheçam a força que brota do amor.
Abençoa, senhor, as famílias! amém! abençoa, senhor, a minha também.
Felicidades a vocês!
Altino,que lindo Pai eres,
que lindo Homem eres...
como jornalista eres um grande profissional,mas essa forma linda de poetar sobre tua filha Jael e sua família isso tem méritos e a Bencao do grande Mestre..porque o Amor,esse cheio de detalhes vem de Deus!
Estou encantada e feliz pela familia,
tanto a tua,como a minha e a de todos que presam a familia!!
Enhorabuena!
felicidades pra sua família!
Namasté!
E ainda por cima, faz delícias na cozinha -o Beto é um sortudo e todos nós pegamos uma beirinha de vez em quando.
Marcos, ela tinha que crescer rápido pra ser minha comadre e nos diferençarmos, assim, da geração dos velhos como Altino.
Saúde e paz, cumadinha!
Realmente, Altino, tua filha é linda e tem muita sensibilidade musical, tive o prazer de conhecê-la juntamente com seu marido no Point do Pato. Mas, quanto a neto eu também tenho um, e o meu é mais lindo (vem para a liça mano!). Di boa , Altino!Abraços e que DEUS abençoe sua família, assim como peço que ELE abençoe a minha, também.
Filhos bem cuidados e bem amados
formam também famílias felizes,
e uma descendência saudavel.
Parabéns por ser um bom pai,
seu melhor prêmio é ficar na
memoria da descendência.
Pode babar à vontade. Esse amor é que faz toda a diferença.
bjs.
Filha, mensagem da Silene Bussons:
"Oi Altono! Forte abraço! Estou tentando postar minhas felicitações para a Jael e não estou conseguindo, então resolví mandar através de seu e-mail. Transmita a ela meus sinceros parabéns, desejo que ela seja muito feliz e que Deus a ilumine sempre! Ela é especial! Mamàe quer saber se você está bem com o tratamento. Vou para lá dia 2. Vou ver se antes dou uma passada aí na sua casa onde me sinto muito bem. Beijo a todos."
Postar um comentário